PARANÁ
Estado lança na próxima semana revista voltada para inovação e IA na gestão pública
Publicado em
29 de agosto de 2024por
Itajuba Tadeu
O Governo do Estado lança na próxima quarta-feira (4) a primeira edição da “Revista Inovação, Inteligência Artificial e Gestão Pública”, voltada ao incentivo e divulgação de pesquisas e estudos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. A publicação é fruto de um trabalho da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária e o Instituto Paranaense de Direito Administrativo (Ipda).
O lançamento oficial será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR), localizado no bairro Ahú, em Curitiba, durante o XXV Congresso Paranaense de Direito Administrativo. A Secretaria da Inovação oferecerá inscrições-cortesia para o congresso, destinado a servidores estaduais. As cortesias são limitadas e serão distribuídas por ordem de inscrição. Os servidores que tiverem interesse deverão encaminhar um e-mail para a Diretoria de Relações Institucionais da SEI (relacoesinstitucionais@inova.pr.gov.br) com nome, e-mail para contato, RG, CPF e órgão de atuação.
A primeira edição da revista tem como tema “Inovação nas Compras Públicas” e irá explorar as iniciativas e políticas públicas adotadas pelo Estado do Paraná no âmbito da modernização da administração pública. O periódico traz discussões acerca das conquistas e dos desafios por meio de artigos e relatos práticos de servidores públicos estaduais e municipais, bem como pesquisadores da área, professores da rede de ensino superior e representantes do setor privado. A versão digital vai ficar disponível de forma gratuita no site da editora Íthala após o lançamento.
O secretário da Inovação, Alex Canziani, explica que o Estado tem investido na capacitação de servidores públicos em pesquisas e compras públicas voltadas à inovação, através de oficinas práticas e agora com a nova publicação. “Nosso objetivo é estimular gestores públicos e a sociedade a se integrarem a essas novas modalidades de aquisição previstas pela Lei de Inovação, trazendo artigos que incentivem essa prática”, afirma.
A ideia é que a revista contribua para um debate edificante e inspirador, além de favorecer o crescimento do ecossistema local e servir de exemplo para criação de novas ações e soluções inovadoras. A periodicidade da publicação será semestral, com duas edições por ano. O próximo lançamento está previsto para dezembro.
Segundo o diretor de relações institucionais da SEI, Diego de Oliveira Nogueira, a revista pretende impactar principalmente os integrantes da tríplice hélice do ecossistema de inovação do Estado, composto pelo setor acadêmico com as universidades, a sociedade civil organizada, as startups e as administração pública e seus servidores. “O objetivo primordial é trazer uma reflexão sobre os impactos da inteligência artificial na inovação da gestão pública e também um relato sobre as primeiras experimentações da utilização do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação”, completa.
ESTRUTURA E CONTEÚDOS – A revista é organizada em quatro seções e apresenta 308 páginas com 22 artigos, escritos por 34 autores, incluindo o governador Carlos Massa Ratinho Junior e secretários estaduais. A primeira seção conta com a entrevista realizada pelo Comitê Científico da Revista com André Rauen, economista, doutor em Política Científica e Tecnológica e assessor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), para abordar novos instrumentos jurídicos para modernização do serviço público.
A segunda seção, de caráter mais técnico, traz artigos científicos que contribuem para a temática e abordam conteúdos como o uso da inteligência artificial na gestão pública, fomento à ciência, tecnologia e inovação e contratações públicas. Trazendo artigos de opinião, a terceira sessão fala do ponto de vista dos gestores quanto ao uso da inteligência artificial e a modernização da administração pública.
Finalizando a revista, a quarta seção apresenta uma série de relatos de casos que detalham experiências com os instrumentos estabelecidos pelo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como outras práticas que contribuíram para o avanço do setor público. A seção também inclui análises sobre a implementação de políticas públicas inovadoras, destacando como essas iniciativas promovem maior eficiência e economicidade para o Estado.
CONGRESSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO – Realizado pelo IPDA, o XXV CPDA acontece entre os dias 3 e 6 de setembro, no Tribunal de Justiça e na sede da OAB-PR. O evento tem como foco discussões sobre a atualização dos institutos do Direito Administrativo frente às novas demandas e reformas legislativas, além de discutir a inovação na gestão pública. Ao todo serão 25 horas de palestras com os principais especialistas na área, além de conferências, painéis, mesas redondas e 3 TEDs, abordando decisões judiciais e administrativas e os temas mais relevantes do cenário jurídico atual.
Serviço:
Lançamento da Revista Inovação, Inteligência Artificial e Gestão Pública
Data: Quarta-feira (4)
Horário: 13h30
Local: Auditório sede da OAB-PR – R. Cel. Brasilino Moura, 253 – Ahú, Curitiba – PR
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
Desembargador José Antônio Vidal Coelho

3ª Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se! no Paraná promove acesso à cidadania

Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça6 dias ago
TJPR dá início à 3ª Semana Nacional do Registro Civil – “Registre-se!”
-
Justiça6 dias ago
Estudantes de Direito e Economia da UEPG e TJPR atendem superendividados
-
Justiça6 dias ago
Seminário no TJPR aborda a prevenção ao assédio e à discriminação e as boas relações de trabalho
-
Justiça6 dias ago
Ejud-PR promove Roda de Conversa “Advocacia, Ministério Público e Magistratura: o que podemos melhorar nesta relação”