NOVA AURORA

PARANÁ

Estado inicia obras de pavimentação de 26 quilômetros entre Ramilândia e Santa Helena

Publicado em

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está iniciando as obras de pavimentação de uma estrada ligando Ramilândia a São Roque, distrito de Santa Helena, na região Oeste. Serão 26,23 quilômetros de pista com duas faixas de rolamento, cruzando também o território de Diamante D’Oeste e de Missal.

O investimento é de R$ 20.075.135,20, prevendo ainda a implantação de dispositivos de drenagem de água, sinalização horizontal e vertical, e serviços complementares. O prazo de execução é de 630 dias.

A obra é resultado da parceria do Governo do Paraná com a Itaipu Binacional, sendo realizada com recursos da hidrelétrica e com os serviços administrados pelo DER/PR. Após a sua conclusão, ela será mantida pelas prefeituras municipais.

“A construção de um sonho, a pavimentação da estrada que liga Ramilândia a São Roque, em Santa Helena, mas que atinge toda a região Oeste”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, em evento de lançamento dos serviços da obra, nesta quarta-feira (26) em Ramilândia.

Leia Também:  Com novos leitos, Hospital Regional de Guarapuava ofertará cirurgias especializadas

Nesta etapa usuários encontrarão o maquinário fazendo a limpeza da camada vegetal no trecho, que será seguida pela terraplenagem para executar a plataforma da estrada. Ao longo da duração da obra estará disponível sinalização provisória para alertar e orientar os condutores, que devem seguir com cautela redobrada.

A estrada atual conta com segmentos em calçamento, em cascalho, em leito natural e asfaltados. Atualmente ela é utilizada por moradores lindeiros e para o transporte da produção agrícola local, mas após a pavimentação também será uma alternativa para o tráfego entre municípios da região sem utilizar a BR-277.

A obra foi licitada na modalidade contratação integrada, que prevê a elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia, e na sequência a execução dos serviços, dentro de um mesmo contrato. Ela teve como base um anteprojeto, doado ao DER/PR pela Lar Cooperativa Agroindustrial.

Fonte: Governo PR

Leia Também:  Segue interdição da PR-151 em Jaguariaíva; DER-PR indica rotas alternativas

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Primeira-dama reforça campanha paranaense de ajuda ao Rio Grande do Sul

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Evento discute implementação do Programa Mais Acesso à Especialistas no Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA