NOVA AURORA

PARANÁ

Estado incentiva doações ao Hospital Pequeno Príncipe durante o Verão Maior Paraná

Publicado em

Os milhares de turistas que estão frequentando as arenas esportivas do Verão Maior Paraná montadas pelo Governo do Estado nas praias de Guaratuba e Matinhos estão sendo incentivados a contribuir com o Hospital Pequeno Príncipe (HPP). Além de servirem como palco de apresentações artísticas, esportivas e recreativas, os telões das estruturas montadas nas areias das duas cidades incentivam a realização de doações para o HPP, que é o maior e mais completo hospital pediátrico do Brasil.

A divulgação é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o HPP, que foi responsável pela produção do conteúdo. As doações estão sendo concentradas pela chave PIX doacoes@hpp.org.br, que é recorrentemente divulgada nos telões via QR Code que facilitam o acesso por meio do celular.

Além de incentivar o envio de doações de qualquer valor, o site da campanha apresenta uma série de orientações aos pais e responsáveis sobre os cuidados com as crianças na praia. Também estão disponíveis 12 vídeos explicativos feitos pela equipe médica sobre como prevenir e tratar os problemas de saúde mais comuns destes ambientes, como viroses, queimadores, desidratação e afogamentos.

Quatro dos vídeos, que foram produzidos especificamente para esta temporada, também estão sendo veiculados ao longo do dia nos telões das arenas do Verão Maior Paraná. Eles abordam a importância do uso correto do filtro solar e de repelentes, as viroses mais comuns nesta época e como evitá-las; dicas de alimentação para este período mais quente; e a importância do vínculo familiar e a oportunidade da prática de esportes para reforçá-la.

Leia Também:  Polícia Penal recebe mais uma unidade móvel; veículo será usado no Verão Maior Paraná

Além da conscientização dos veranistas, a iniciativa também visa promover o trabalho do Pequeno Príncipe, que está entre os principais hospitais pediátricos do mundo. “É uma honra e um orgulho muito grande firmar essa parceria para dar visibilidade ao trabalho incrível que é feito pelo Pequeno Príncipe, que é um hospital de grande importância não apenas para o nosso Estado, mas é uma referência internacional no atendimento de crianças e adolescentes”, afirmou a primeira-dama Luciana Saito Massa durante a oficialização da parceria, que aconteceu em 19 de dezembro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

“O Verão Maior tem um alcance muito bom, reúne as famílias no nosso Litoral e tem também grandes atrações nacionais. E essa parceria com o Pequeno Príncipe vem para complementar e levar esse olhar social, empático e solidário. Além de promover diversão, cultura e turismo, agora vamos levar também esse lado social ao Verão Maior Paraná”, ressaltou a primeira-dama.

Na mesma oportunidade, a diretora Executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Forte Carneiro, explicou que o objetivo é atingir principalmente as crianças e as famílias para não deixarem a saúde de lado mesmo nos momentos de diversão. “Vamos falar sobre cuidados com a saúde, cuidados preventivos, alimentação, hidratação, hábitos de vida saudável e, principalmente, como aproveitar esse momento sem telinha, ao ar livre, na natureza, para a família poder ter ótimos momentos de troca”, disse.

Leia Também:  Rodovia de Dois Vizinhos recebe serviços de conservação

PEQUENO PRÍNCIPE – Com sede em Curitiba, o Pequeno Príncipe é referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há 105 anos para crianças e adolescentes de todo o Brasil.

Com 369 leitos, sendo 76 de UTI, o Pequeno Príncipe atende em 47 especialidades e áreas da pediatria, que contemplam diagnóstico e tratamento, com equipes multiprofissionais. No total, 60% dos atendimentos são feitos via Sistema Único de Saúde (SUS).

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Visitas às Unidades de Conservação administradas pelo Estado crescem 9,2% em 2024

Published

on

By

O turismo das Unidades de Conservação (UCs) do Paraná administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT) cresceu 9,2% em 2024. Foram 595.905 visitantes ante 545.460 frequentadores em 2023. O destaque, novamente, foi o Parque Estadual da Ilha do Mel, em Paranaguá, que recebeu 203.877 pessoas, cerca de 37% do total – 32.744 apenas em dezembro, com o início da temporada de verão.

O levantamento leva em consideração 26 unidades abertas à visitação e o Aquário de Paranaguá – os Parques Estaduais Pau Oco (Morretes), Mata dos Godoy (Londrina) e Ilha das Cobras (Paranaguá) estão fechados para reforma.

Em números absolutos, além da Ilha do Mel, tiveram destaque também o Parque Estadual da Serra da Baitaca, entre os municípios de Piraquara e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, com 73.488 visitantes; Vila Velha, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, com 69.542; Monge, na Lapa, também na região da Capital, com 42.288; e Guartelá, em Tibagi, Campos Gerais, com 21.886. Já o complexo ambiental do Aquário de Paranaguá, no Litoral, atraiu 31.873 turistas.

Percentualmente, contudo, os principais incrementos no número de visitantes ocorrem nas UCs de Ibicatu, em Centenário do Sul, na região Norte (100%); Salto São Francisco da Esperança, entre Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, na região Central do Estado (98,4%); Vila Rica do Espírito Santo, em Fênix, no Centro-Oeste (94,4%); Vitório Piassa, em Pato Branco, no Sudoeste; e Ibiporã, em Ibiporã, no Norte (57,1%).

Leia Também:  Estado abre inscrições para residência técnica em Gestão Cultural

Para o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, a consolidação do projeto Parques Paraná, implementado pelo Governo do Estado em 2019, ajuda a explicar a relevância que passaram a ter os atrativos naturais do Estado. A iniciativa é dividida em quatro linhas: Uso Público e Turismo, Paraná Aventura, Parque Escola e Voluntariado.

O objetivo da proposta é a integração com a população e a modernização das formas de gestão, gerando um convívio consciente com o meio ambiente e promovendo a conservação e a educação ambiental de forma ativa.

“O projeto propicia a qualificação e a promoção das Unidades de Conservação abertas à visitação no Paraná, além da ampla divulgação destes destinos”, afirmou.

Gerente de Áreas Protegidas do IAT, Jean Alex dos Santos cita o exemplo do caso da Serra da Baitaca, que teve um acréscimo de público de 15,3% entre 2023 e 2024.

“Há uma parceria muito forte com o município de Quatro Barras. Estamos finalizando o processo de gestão compartilhada justamente para receber o visitante de uma forma mais confortável. Por isso acredito que a visitação a essa UC vai seguir crescendo nos próximos anos, o que vai impactar positivamente na economia de toda a cidade”, destacou.

ÁREA VERDE – O Paraná possui atualmente 73 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT. Esse montante compreende a mais de 26,3 km² de áreas protegidas por legislação, formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferência humana ou àquelas com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais, como os parques abertos à visitação pública.

Leia Também:  Após desligamentos, Copel dá dicas para evitar acidentes com drones na rede elétrica

Essas áreas de proteção são divididas em UCs estaduais de Uso Sustentável, com 10.470,74 km²; UCs estaduais de Proteção Integral (756,44 km²); Áreas Especiais de Uso Regulamentado (Aresur), 152,25 km²; e Áreas Especiais e Interesse Turístico (AEIT), com 670,35 km², todas com administração do Governo do Estado.

O cenário se completa com as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as chamadas RPPNs, que somam atualmente 553,83 km²; terras indígenas, com 846,87 km²; e Unidades Federais, de 8.840,39 km², sendo o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, a área mais simbólica; e Unidades Municipais (3.959,55 km²), como o Parque Barigui, em Curitiba.

Mais informações sobre os parques estaduais estão disponíveis no site do IAT (https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Unidades-de-Conservacao-UCs-e-suas-categorias-de-manejo).

Unidades de Conservação mais visitadas do Paraná em 2024:

1º – Ilha do Mel – 203.877 pessoas

2º – Serra da Baitaca – 73.488 pessoas

3º – Vila Velha – 69.542 pessoas

4º – Monge – 42.288 pessoas

5º – Guartelá – 21.886 pessoas

Parques do Estado com maior aumento no número de visitantes entre 2023 e 2024:

1º – Ibicatu – 100%

2º – Salto São Francisco da Esperança – 98%

3º – Vila Rica do Espírito Santo – 94%

4º – Vitório Piassa – 66%

5º – Ibiporã – 57%

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA