NOVA AURORA

PARANÁ

Estado formaliza ampliação de plataforma para integração e gestão de dados do SUS

Publicado em

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), realizou nesta segunda-feira (9), em Curitiba, uma reunião técnica com o objetivo de avançar no plano de trabalho conjunto para implantação de ferramentas que visam integrar informações referentes a indicadores essenciais. Os dados serão utilizados para subsidiar a tomada de decisões e aprimoramento das respostas às demandas de saúde pública no Paraná.

Inicialmente voltada para a integração de dados sobre arboviroses (dengue e chikungunya), o Paraná foi pioneiro no desenvolvimento da ferramenta Geoconass. A partir da formalização com a Sesa, nesta segunda-feira, o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS (Cieges) desenvolverá um software para qualificar também a área materno-infantil, permitindo o monitoramento de indicadores de mortalidade.

“Esta reunião marca a formalização da implantação pelo Cieges Estadual que agregará informações de diferentes plataformas. Nosso objetivo é aumentar a precisão e agilidade na governança e nas decisões estratégicas para o SUS. Este é mais um passo crucial para a evolução da saúde digital na Secretaria de Estado da Saúde do Paraná”, destacou o secretário de Saúde, César Neves.

Leia Também:  MAC-PR terá 1º Festival de Audiovisualidades com mostra de acervo e prêmio para artistas

O Cieges tem atuado como facilitador no desenvolvimento de plataformas de gestão de informações em saúde, utilizando metodologias inovadoras para identificar padrões e tendências em grandes volumes de dados. Isso gera insights importantes, permitindo decisões rápidas e estratégicas em diversas áreas da gestão.

“Essas novas ferramentas vêm somar às tecnologias já implementadas pela Sesa, como a plataforma Paraná Saúde Digital. O objetivo é integrar essas ferramentas em um grande painel de gestão em saúde, oferecendo suporte aos 399 municípios do Paraná para aprimorar suas gestões e melhorar ainda mais a oferta de serviços à população”, explicou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

O gerente do Cieges, Sandro Terabe, ressaltou o papel de destaque do Paraná na criação da ferramenta. “O Paraná foi o pioneiro a aderir e ajudou a desenvolver essa plataforma que serviu de base para a incorporação em outros oito estados brasileiros. Essa implantação e ampliação da plataforma no Paraná é muito importante, pois a partir dela é possível dar um suporte e uma visão muito mais abrangente para a tomada de decisões existentes no dia a dia dos gestores de saúde”, disse.

Leia Também:  Pavimentação em concreto da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia começa neste mês

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

PlanificaSUS: novo encontro fortalece integração dos profissionais de saúde pública

Published

on

By

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) iniciou nesta terça-feira (8) o 16º Encontro de Formação dos Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná – Saúde Mental na APS. A capacitação segue até quinta-feira (10) e reúne tutores da Atenção Primária à Saúde (APS), da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e representantes da Vigilância em Saúde das 22 Regionais de Saúde.

Com participação estimada de 150 profissionais, o evento tem como objetivo fortalecer a integração entre os diferentes níveis de atenção e qualificando os processos de trabalho nos serviços da APS, CAPS e ambulatorial com ênfase na saúde mental e nas ações de vigilância e atenção nos territórios. Esta edição mobiliza equipes técnicas das áreas de Atenção, Promoção e Vigilância em Saúde da Sesa.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, destacou a importância da iniciativa como parte da política de educação permanente da Sesa.

“Seguimos discutindo a integração entre Atenção e Vigilância em Saúde e o fortalecimento da nossa rede de atenção. A presença conjunta de equipes da atenção e da vigilância reforça nosso compromisso com o avanço do SUS no Paraná. O PlanificaSUS é a metodologia escolhida pelo Governo do Estado para conduzir o processo de educação permanente das nossas equipes em todo o território paranaense”, afirmou.

Leia Também:  Forças de segurança estaduais e Polícia Federal apreendem 20 mil pacotes de cigarros em Guaíra

A formação dos tutores regionais é um dos pilares da implementação do PlanificaSUS Paraná, metodologia que promove a melhoria contínua da organização dos serviços de saúde por meio da adoção e do fortalecimento de processos e ferramentas de gestão e cuidado. No Paraná, essa formação será replicada nas 22 Regionais por meio de workshops e oficinas, envolvendo profissionais de 1.009 Unidades de Saúde, 34 ambulatórios e 38 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), pactuado a adesão de no mínimo 400 novas UBS neste semestre.

Durante o encontro, estão sendo debatidos temas como segurança do paciente na APS e na AAE, ampliação da cobertura vacinal, integração entre equipes de Atenção e Vigilância em Saúde, combate às arboviroses, saúde do trabalhador, emergências em saúde pública e saúde mental.

PLANIFICASUS – O Paraná é o primeiro estado a expandir a metodologia do PlanificaSUS para 100% do território estadual. As ações são conduzidas pelo Grupo Condutor Estadual, que reúne representantes das diretorias da Sesa, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/PR), da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e do Conselho Estadual de Saúde (CES/PR).

Leia Também:  Paraná é uma máquina de gerar empregos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA