NOVA AURORA

PARANÁ

Estado e União discutem aumento de voos para a região dos Campos Gerais após visitas

Publicado em

Os governos estadual e federal vão atuar em conjunto para trazer novos voos para a região dos Campos Gerais. A informação é do ministro do Turismo, Celso Sabino, que nesta segunda-feira (11) conheceu importantes atrativos turísticos da região, acompanhado de representantes da Secretaria do Turismo e da Fomento Paraná. Sabino visitou o Parque Estadual de Vila Velha, o Buraco do Padre, o Museu de Ciências Naturais da UEPG e o Parque Histórico de Carambeí.

“Essa é uma região turística fantástica e para fomentar ainda mais a visitação precisamos atacar o principal gargalo, que é a conectividade. Por isso, o governo federal e o Governo do Paraná estão imbuídos em melhorar o acesso de todo o País à região dos Campos Gerais, especialmente Ponta Grossa, em parceria com as companhias aéreas. Vamos tentar novos voos nacionais e uma rota aérea direta da Argentina para Ponta Grossa”, disse.

A ampliação do Aeroporto de Ponta Grossa está contemplada dentro do Programa de Aceleração do Crescimento. O projeto prevê um novo terminal de passageiros e modernização da área de taxiway. Outro ponto destacado pelo ministro foi o novo programa de concessão de rodovias, que prevê grandes obras para a região. “São duplicações e terceiras faixas que vão ajudar também a fomentar o turismo”, reforçou. “Nós queremos reativar as Parcerias Público-Privadas (PPPs) e teremos oportunidades em Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, e no Paraná de maneira geral”.

“Estamos lançando novas campanhas de divulgação do Paraná para atrair mais turistas do Brasil e a parceria com o Ministério e a Embratur é fundamental nesse sentido. O ministro demonstrou muito interesse em colaborar nessa divulgação”, acrescentou o diretor-presidente da Viaje Paraná, Irapuan Cortes. 

PROGRAMAS – Sabino está no Paraná para promover o MTur Itinerante, iniciativa que leva a todo o País ações e programas do Ministério, como o Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que proporciona o acesso a financiamentos com condições diferenciadas a empreendimentos turísticos privados, e o Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), que estimula o ordenamento e a formalização de atividades do setor.

Leia Também:  Governo propõe criação de fundo para alavancar investimentos em infraestrutura

Após visitar os atrativos da região, o ministro e sua comitiva se reuniram com empresários na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). Nesta terça-feira (12), o MTur Itinerante estará na Colônia Mergulhão, em São José dos Pinhais, a partir das 9h50. 

“É muito importante a participação das empresas do segmento nestes programas para aumentar a profissionalização do setor”, disse a diretora-geral da Secretaria do Turismo, Camila Aragão. “Aqui no Paraná estamos fazendo nossa parte. Temos divulgado o Cadastur e, recentemente, os técnicos da Setu-PR elaboraram um guia de orientação para a obtenção de financiamentos e captação de recursos, detalhando o Fungetur, suas alíquotas e carências e quais instituições financeiras operam o fundo”.  

Além disso, a partir desta terça-feira, a Caravana Crédito Fomento Turismo começa a percorrer 31 cidades paranaenses para levar às empresas informações sobre possibilidades de financiamento. O presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, aproveitou a visita do ministro para reforçar algumas reivindicações do setor. “O Paraná demanda mais recursos do Fungetur, e sugerimos a criação de um Fungetur para os municípios. Também propusemos a inserção de serviço de táxi como atividade turística, para que tenham acesso às linhas para a renovação da frota”, disse.

ATRATIVOS – Os locais visitados pela comitiva do Ministério do Turismo atraem visitantes de todo o Brasil e do Exterior. O Parque de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra (IAT), à Soul Vila Velha. A apenas uma hora de Curitiba, o local reúne três atrativos naturais – Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada –, diversas opções gastronômicas e atrações de aventura como tirolesa, arvorismo e cicloturismo.

Leia Também:  MON promove encontro para educadores com a artista Leila Pugnaloni

O Parque Buraco do Padre, com sua cachoeira de cerca de 30 metros de altura, é outro dos atrativos naturais mais procurados da região – este, porém, é uma área privada. Desde 2015 vem passando por um projeto de reestruturação, com criação de infraestrutura para garantir a acessibilidade, segurança e um passeio de qualidade. Além da paisagem natural, o local conta com trilhas de caminhada, tirolesa de 630 metros de extensão, mirantes, Poço Encantado, furna com banho de cachoeira, lanchonete e loja de souvenirs.

Já o Museu de Ciências Naturais da UEPG tem em seu acervo aves empalhadas, cabeças de cervos, nó de pinheiro, conchas encontradas na região, e um Jardim Geológico do Paraná ao ar livre composto por peças cedidas pela Fundação João José Bigarella (Funabi).

Por fim, o Parque Histórico de Carambeí, considerado o maior museu a céu aberto do Brasil, com mais de 100 mil m², reproduz a vila fundada pelos primeiros imigrantes holandeses na região. Os espaços reproduzem a dinâmica do estilo de vida do colono no início do século XX, com amplos jardins, Casa de Memória, anfiteatro e um Koffiehuis – confeitaria e restaurante, que oferece um cardápio com culinária típica e tradicional. O acervo é composto por doações da comunidade de imigrantes e conta com uma infinidade de itens, desde utensílios domésticos a livros.

PRESENÇAS – Acompanharam as visitas técnicas os deputados federais Aliel Machado e Nelson Padovani; a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt; a prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso; o diretor de Operações da Viaje Paraná, Marcelo Martini; e o diretor de Promoção, Inovação e Inteligência Turística da Secretaria de Turismo, Fabio Skraba.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Governo lança aplicativo que permite acompanhar todos os Jogos Oficiais do Paraná

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Atrativos turísticos do Paraná são destaque de feira internacional em Foz do Iguaçu

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA