10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Estado e Opas capacitam Regionais de Saúde para verificação da situação vacinal

    Publicado em

    A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), iniciou nesta terça-feira (2) a Oficina de Monitoramento Rápido de Vacinação (MRV). A iniciativa faz parte da estratégia que busca ampliar a cobertura vacinal em todo o Paraná.

    O objetivo é capacitar as equipes das Regionais de Saúde para multiplicar a metodologia focando uma ação externa de verificação e busca, em campo, da situação vacinal da população, preconizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).

    A oficina de monitoramento é uma das etapas do Microplanejamento para Vacinação de Alta Qualidade (MVAQ), do Ministério da Saúde, que vem ocorrendo em todo o Estado desde o ano passado.

    “Essa atividade faz parte de um movimento contínuo em prol de toda população, visando qualificar e habilitar ainda mais os profissionais da saúde, em especial os que atuam na imunização, em todo Paraná”, explica o diretor-geral da Sesa, César Neves. “Estamos trabalhando muito para que possamos manter as altas coberturas vacinais e, dessa forma, proteger e aumentar a imunidade dos paranaenses”.

    O Paraná é o quarto estado a passar pelo treinamento, que já foi realizado no Distrito Federal, Roraima e Santa Catarina. A verificação in loco da situação vacinal e imunização será realizada nos meses de junho e julho, em todo País, seguindo as orientações do PNI. Além disso, essa conduta deve ser aplicada após as ações de vacinação desenvolvidas pelo Paraná no primeiro semestre deste ano.

    Leia Também:  Perguntas e respostas: veja como vai funcionar a nova campanha de vacinação contra a Covid-19

    “O principal objetivo é buscar as pessoas que não estão vacinadas para completar ou iniciar o esquema vacinal. Isso deve ocorrer após as campanhas de vacinação nas escolas e de influenza, para dessa forma, avaliar se a população-alvo realmente está toda vacinada”, explicou a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

    “Com essa avaliação no território, casa a casa, teremos retorno sobre a cobertura, se a meta de 90% ou 95%, preconizada pelo Ministério da Saúde para esse público foi atingida, e, caso não tenha sido efetiva, avaliar e verificar quais outras estratégias podem ser adotadas para aquele determinado local”, completou a diretora.

    MICROPLANEJAMENTO – O Microplanejamento para Vacinação de Alta Qualidade (MVAQ) é uma iniciativa do Ministério da Saúde que busca ampliar a cobertura vacinal e capacitar os municípios para definição de estratégias específicas para uma determinada população, detecção de problemas e outras questões relacionadas ao esquema vacinal.

    A qualificação ocorre com aplicação de metodologia para mapeamento de risco e identificação de territórios suscetíveis à reintrodução de doenças que podem ser prevenidas por meio da imunização.

    O objetivo é formar multiplicadores da metodologia, capacitando as Regionais de Saúde e os municípios, que são os executores das ações. Elas contam com incentivo e repasse financeiro de R$ 6 milhões, por meio da Portaria GM/MS Nº 3.288, de 8 de março de 2024. 

    Leia Também:  Ponte de Guaratuba e outras obras vão levar Litoral do Paraná a outro patamar, diz governador

    RESULTADOS  Após uma série de oficinas realizadas no último ano para promover a ampliação da cobertura vacinal no Paraná, o Estado superou todos os índices nacionais de imunização em 2023, reforçando a imunidade de bebês, adultos e idosos.

    Um dos exemplos se dá pela cobertura da BCG, imunizante que protege contra a tuberculose, especialmente em formas mais graves. No cenário nacional, a vacina registrou uma cobertura de 72%. Já no Paraná, este índice foi de 89%.

    Outro exemplo de êxito é a vacina pentavalente, um imunizante pediátrico aplicado aos dois, quatro e seis meses, e que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus. A cobertura foi de 84,8% em 2022 e 88,8% em 2023.

    Os dados do último ano também mostram as seguintes coberturas vacinais: Hepatite B com 89%, Febre Amarela com 81%, Poliomelite com 89% e Rotavírus com 90%. Com relação à vacina contra o HPV, em números absolutos de doses aplicadas, o aumento entre 2022 (318.352) e 2023 (397.774) foi de 25%.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Mutirão de estágios tem mais de 1,4 mil atendimentos e 362 estudantes pré-aprovados

    Published

    on

    By

    Curitiba sediou nesta quarta-feira (9) o primeiro Mutirão de Estágios – Aluno de Sucesso, promovido pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda. A ação ofereceu mais de 1.300 oportunidades de estágio e jovem aprendiz para estudantes a partir de 16 anos, matriculados nos ensinos médio, técnico ou superior.

    De acordo com a Agência do Trabalhador de Curitiba, foram entregues 660 senhas de atendimento e registradas 1.471 participações nos processos seletivos — muitos candidatos aproveitaram para participar de mais de uma seleção. No total, 362 estudantes saíram pré-aprovados ou já contratados.

    “O mutirão foi um grande sucesso. Tivemos quase 1,5 atendimentos e centenas de jovens já saíram daqui contratados. Quero agradecer às 18 empresas que participaram e saíram muito satisfeitas, e agradecer também a presença de todos os estudantes que confiaram na ação”, afirmou o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.

    Leia Também:  Centro Juvenil de Artes Plásticas retoma oficinas educativas para crianças e adolescentes

    O evento foi realizado na Agência do Trabalhador Central. Sem exigência de experiência prévia, o mutirão se consolidou como uma excelente oportunidade para quem busca o primeiro emprego e deseja iniciar sua trajetória profissional.

    O gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael Santos, destacou a importância da ação. “As empresas tiveram atendimento online, cadastro na hora e encaminhamentos. Muitos estudantes já saíram com a relação de documentos necessários para as próximas etapas. Nossos jovens souberam aproveitar a oportunidade. Essa é uma ação da secretaria que realmente faz a diferença”, disse.

    A iniciativa faz parte dos esforços do Governo do Estado para ampliar o acesso dos estudantes paranaenses ao mercado de trabalho, contribuindo para sua formação prática e desenvolvimento profissional.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA