NOVA AURORA

PARANÁ

Estado e Meta levam a jovens do CEP debate sobre tecnologia e economia criativa

Publicado em

Como os jovens podem transformar suas habilidades com tecnologias em negócios. Esse foi o tema do debate do qual dois representantes do Governo do Paraná participaram nesta quarta-feira (30) na Mostra MC.Metaverso-Territórios Brasileiros no Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba. O evento, organizado pela gigante da tecnologia Meta, dona do Instagram e Facebook, e pelo Movimento Cidade, marca capixaba de criatividade, sustentabilidade e diversidade, teve a participação do secretário estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, e do diretor de Tecnologia da Informação da Secretaria da Educação, Cláudio Oliveira.

Barros e Oliveira falaram das perspectivas da economia criativa como porta de entrada dos jovens para o empreendedorismo. Outro tema abordado no painel foi a importância da capacitação para se acompanhar as constantes mudanças que a tecnologia vem gerando no mercado de trabalho.

Ricardo Barros destacou que o setor de economia criativa – negócios que envolvem atividades ou produtos desenvolvidos a partir do conhecimento e da criatividade, como moda, desenvolvimento de jogos eletrônicos, artesanato, serviços de tecnologia e empresariais, entre outros –, já é responsável por 7% do total da força de trabalho. De acordo com levantamento divulgado em maio pelo Observatório Itaú Cultural relativo ao ano de 2020, o segmento emprega 7,5 milhões de pessoas no País, entre vagas formais e informais de trabalho, ultrapassando a indústria automotiva.

“O Estado do Paraná está investindo na formação de programadores, em robótica, em levar mais tecnologias aos estudantes, porque acompanhar os avanços da tecnologia é um desafio, inclusive, para quem já está no mercado de trabalho”, destacou Barros.

Leia Também:  Assistência que alia teoria e prática capacita produtores de morango na Grande Curitiba

“As tecnologias não vão acabar com os empregos, porque a força de trabalho não vai ser substituída, mas as tarefas, sim. Por isso que vocês, jovens, terão que se preparar ao longo de toda vida profissional, já que o avanço da tecnologia é exponencial. Cada tecnologia que surge cria novas oportunidades, porque cada nova ferramenta gera mais tecnologias e, consequentemente, mais oportunidades”, enfatizou.

Desde 2019, a gestão estadual implantou uma série de inovações na Educação, incluindo adoção de novas tecnologias, fator que contribuiu para que o Estado alcançasse no Ensino Médio o primeiro lugar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre as ações está o programa Edutech, com cursos de programação, games e animação ofertados a estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio.

Outra ação que ganhou destaque nas escolas paranaenses é o reconhecimento facial nos registros de presença, dispensando a necessidade de o professor fazer chamada em sala de aula. Essa tecnologia foi ser apresentada à Escola Internacional de Lisboa na missão internacional do Governo a Portugal em maio, quando foi firmada uma parceria que levará a inovação para o pais europeu.

“Hoje toda empresa usa soluções tecnológicas. Portanto, todas profissões precisam usar a tecnologia. Por isso, no Paraná temos duas grades no ensino, de pensamento computacional e robótica, para desenvolver o pensamento lógico para que quando nossos alunos forem ao mercado de trabalho consigam se adaptar às mudanças constantes que a tecnologia vem exigindo”, destacou Cláudio Oliveira.

Leia Também:  IDR-Paraná lança cultivar de feijão carioca que possibilita maior tempo de armazenamento

“A tecnologia já faz parte do universo do jovem e quanto mais ela avança na área educacional, mais atrativo fica o processo de aprendizagem. O uso de plataformas como apoio pedagógico é uma maneira de oferecer acessos a materiais complementares a fim de otimizar o ensino. Conversar com os estudantes sobre isso sempre é gratificante”, enfatizou o diretor de TI da Secretaria da Educação.

GOVERNO DIGITAL O secretário Ricardo Barros também afirmou que o Governo do Paraná vem se adaptando para atender com cada vez mais agilidade o cidadão. Hoje já são mais de 500 tarefas que o Governo atende de forma digital, como protocolos e processos, entre outros, que dão agilidade às respostas,  sem que o cidadão precise ir até uma repartição pública para ser atendido.

Barros citou, ainda, uma medida que vai impactar diretamente os empreendedores da economia criativa, que é o Decreto de Baixo Risco, que deverá ser publicado nas próximas semanas. Ele vai acabar com a necessidade de uma série de licenças para se abrir uma empresa no Paraná, gerando mais agilidade ao empreendedor.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Assistência que alia teoria e prática capacita produtores de morango na Grande Curitiba

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Governo e prefeitura vão investir R$ 119,5 milhões em duas novas trincheiras na Linha Verde

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA