NOVA AURORA

PARANÁ

Estado credencia 188 ambientes promotores de inovação em todo Paraná

Publicado em

O Governo do Estado divulgou nesta quarta-feira (11) os nomes dos 188 ambientes promotores de inovação credenciados pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec). Os ambientes credenciados estão em 42 cidades paranaenses, sendo a maioria em Curitiba (29), Londrina (20), Maringá (16) e Guarapuava (11). Nos próximos meses, será publicado um novo edital indicando os recursos financeiros e incentivos fiscais para o fomento desses ecossistemas.

Lançada no mês passado, essa ação de credenciamento contemplou todas as regiões do território estadual, com a maior parte das propostas aprovadas na Região Metropolitana de Curitiba e no Norte do Paraná, somando 38 ambientes credenciados em cada. Na sequência, as regiões Oeste e Noroeste totalizaram 22 espaços credenciados cada. Antes dessa chamada pública, somente os parques tecnológicos eram credenciados pelo Separtec.

Segundo a Lei Estadual de Inovação do Paraná (20.541/2021), os ambientes de inovação são espaços públicos e privados que favorecem ações de empreendedorismo, inovação e pesquisa científica e tecnológica. No credenciamento do Separtec, os ecossistemas são qualificados em 10 categorias: aceleradoras; agências de inovação; centros de inovação; espaços maker; hubs de Inovação; incubadoras; pré-incubadoras; e parques tecnológicos em operação, em implantação e em planejamento.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destaca a importância dos ambientes de inovação para alavancar o crescimento socioeconômico. “Os ambientes de inovação oferecem infraestrutura para incentivar o desenvolvimento de projetos que criam novos produtos, serviços e negócios para o mercado, aproximando os segmentos produtivos acadêmico e empresarial, com impacto direto na ampliação e no fortalecimento da competitividade local e regional”, afirma.

Leia Também:  Ferramenta digital Enem Paraná vai auxiliar preparo de mais de 100 mil alunos da rede estadual

CREDENCIAMENTO ACADÊMICO – No Paraná, a exemplo de outros estados, as instituições públicas de ensino superior lideram a disponibilidade desses espaços, somando 71 credenciamentos nesse edital do Separtec. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) obteve nove credenciamentos em seis cidades. Na sequência, as universidades estaduais do Norte do Paraná (UENP) e do Oeste do Paraná (Unioeste) conquistaram sete e cinco credenciamentos, respectivamente, em quatro municípios.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) credenciou quatro ambientes em duas cidades; seguida pelas universidades estaduais de Londrina (UEL) e de Maringá (UEM) com três credenciamentos. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) credenciou um ambiente de inovação.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conta com 26 ambientes inovadores em 12 cidades, seguida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com sete ambientes de inovação credenciados em quatro municípios. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) obteve seis credenciamentos em quatro cidades.

SAÚDE – Referência na produção de medicamentos biológicos, vacinas e kits de diagnóstico para uso animal e humano, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) conquistou dois credenciamentos: Parque Tecnológico da Saúde e Incubadora Tecnológica (Intec), ambos localizados na Capital.

Leia Também:  Lote 3 prevê novos contornos de 42 km em Ponta Grossa e viadutos na BR-376

No parque estão instalados o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), que desenvolve soluções de saúde e bem-estar social; o Instituto Carlos Chagas (ICC), unidade técnico-científica regional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Paraná; e a Intec, que abriga empresas inovadoras de base tecnológica da área da saúde, para inserir no mercado novos produtos e serviços para procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes.

PREFEITURAS – Ao todo, 25 prefeituras foram contempladas com o credenciamento de 31 ambientes de inovação ligados aos municípios. Assaí, no Norte do Estado, obteve três credenciamentos, seguida por Morretes, no Litoral, Curitiba, Araucária e Colombo, na Região Metropolitana da Capital, com dois ambientes cada. As demais prefeituras propuseram um projeto cada.

INSTITUCIONAL – O Separtec é gerenciado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefa) e a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). O sistema tem como objetivo estimular a participação de pesquisadores no desenvolvimento de estudos relacionados às potencialidades produtivas, além de mapear ecossistemas de inovação paranaenses, inclusive em implantação, prospectando recursos para fomentar esses espaços.

Estado credencia 188 ambientes promotores de inovação em todas as regiões do Paraná

Estado credencia 188 ambientes promotores de inovação em todas as regiões do Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  MON promove edição especial do programa Arte para Maiores em junho

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Com uma das melhores ondas longas do País, Matinhos atrai surfistas e turistas

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA