NOVA AURORA

PARANÁ

Estado credencia 188 ambientes promotores de inovação em 42 municípios do Paraná

Publicado em

O Governo do Estado divulgou nesta quarta-feira (11) os nomes dos 188 ambientes promotores de inovação credenciados pelo Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do Paraná (Separtec). Os ambientes credenciados estão em 42 cidades paranaenses, sendo a maioria em Curitiba (29), Londrina (20), Maringá (16) e Guarapuava (11). Nos próximos meses, será publicado um novo edital indicando os recursos financeiros e incentivos fiscais para o fomento desses ecossistemas.

Lançada no mês passado, essa ação de credenciamento contemplou todas as regiões do território estadual, com a maior parte das propostas aprovadas na Região Metropolitana de Curitiba e no Norte do Paraná, somando 38 ambientes credenciados em cada. Na sequência, as regiões Oeste e Noroeste totalizaram 22 espaços credenciados cada. Antes dessa chamada pública, somente os parques tecnológicos eram credenciados pelo Separtec.

Segundo a Lei Estadual de Inovação do Paraná (20.541/2021), os ambientes de inovação são espaços públicos e privados que favorecem ações de empreendedorismo, inovação e pesquisa científica e tecnológica. No credenciamento do Separtec, os ecossistemas são qualificados em 10 categorias: aceleradoras; agências de inovação; centros de inovação; espaços maker; hubs de Inovação; incubadoras; pré-incubadoras; e parques tecnológicos em operação, em implantação e em planejamento.

O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destaca a importância dos ambientes de inovação para alavancar o crescimento socioeconômico. “Os ambientes de inovação oferecem infraestrutura para incentivar o desenvolvimento de projetos que criam novos produtos, serviços e negócios para o mercado, aproximando os segmentos produtivos acadêmico e empresarial, com impacto direto na ampliação e no fortalecimento da competitividade local e regional”, afirma.

Leia Também:  Copel adere a compromisso empresarial para a biodiversidade

CREDENCIAMENTO ACADÊMICO – No Paraná, a exemplo de outros estados, as instituições públicas de ensino superior lideram a disponibilidade desses espaços, somando 71 credenciamentos nesse edital do Separtec. A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) obteve nove credenciamentos em seis cidades. Na sequência, as universidades estaduais do Norte do Paraná (UENP) e do Oeste do Paraná (Unioeste) conquistaram sete e cinco credenciamentos, respectivamente, em quatro municípios.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) credenciou quatro ambientes em duas cidades; seguida pelas universidades estaduais de Londrina (UEL) e de Maringá (UEM) com três credenciamentos. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) credenciou um ambiente de inovação.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) conta com 26 ambientes inovadores em 12 cidades, seguida pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com sete ambientes de inovação credenciados em quatro municípios. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) obteve seis credenciamentos em quatro cidades.

SAÚDE – Referência na produção de medicamentos biológicos, vacinas e kits de diagnóstico para uso animal e humano, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) conquistou dois credenciamentos: Parque Tecnológico da Saúde e Incubadora Tecnológica (Intec), ambos localizados na Capital.

No parque estão instalados o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), que desenvolve soluções de saúde e bem-estar social; o Instituto Carlos Chagas (ICC), unidade técnico-científica regional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Paraná; e a Intec, que abriga empresas inovadoras de base tecnológica da área da saúde, para inserir no mercado novos produtos e serviços para procedimentos de diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes.

Leia Também:  Estado banca a entrada e viabiliza a casa própria para 109 famílias de Maringá

PREFEITURAS – Ao todo, 25 prefeituras foram contempladas com o credenciamento de 31 ambientes de inovação ligados aos municípios. Assaí, no Norte do Estado, obteve três credenciamentos, seguida por Morretes, no Litoral, Curitiba, Araucária e Colombo, na Região Metropolitana da Capital, com dois ambientes cada. As demais prefeituras propuseram um projeto cada.

INSTITUCIONAL – O Separtec é gerenciado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefa) e a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). O sistema tem como objetivo estimular a participação de pesquisadores no desenvolvimento de estudos relacionados às potencialidades produtivas, além de mapear ecossistemas de inovação paranaenses, inclusive em implantação, prospectando recursos para fomentar esses espaços.

Confira os gráficos:

Estado credencia 188 ambientes promotores de inovação em todas as regiões do Paraná

Estado credencia 188 ambientes promotores de inovação em todas as regiões do Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Vestibular da Unespar será no dia 8 de dezembro; são 5,9 mil inscritos

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Copel adere a compromisso empresarial para a biodiversidade

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA