PARANÁ
Estado capacita servidores municipais para aplicação da metodologia BIM em obras
Publicado em
25 de junho de 2024por
Itajuba TadeuO Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), lançou oficialmente nesta terça-feira (25) a 2ª edição da Jornada BIM: Prefeituras em Foco, que ocorrerá de 2 a 4 de julho, em Curitiba. O evento tem como objetivo a capacitação de servidores públicos municipais para o uso da metodologia em seus projetos e obras.
Sigla em inglês para Building Modeling Information (ou Modelagem da Informação da Construção em tradução livre), a metodologia BIM visa o desenvolvimento de projetos de forma mais assertiva, antevendo problemas e gerando economia de recursos por parte do poder público.
O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, disse que o objetivo é fazer com que Estado e prefeituras andem em sintonia quando o assunto é a contratação de obras e projetos. “Este evento vai contar com a força dos 399 municípios. É uma modelagem moderna que permite melhor eficiência nas obras públicas. Agora, nesta nova edição, nosso foco é as prefeituras, a qualificação dos servidores, as plataformas de cooperação e de compartilhamento de informações”, afirmou.
O BIM é uma metodologia inovadora que permite a criação de projetos inteligentes a partir da simulação e construção virtual de empreendimentos. Isso garante mais assertividade na execução de obras ao simular diferentes soluções e corrigir possíveis erros. A modelagem colabora para sustentabilidade, através de análises de eficiência, impactos técnicos e financeiros, assim como permite a comunicação através de ferramentas tecnológicas utilizadas pelos setores envolvidos com arquitetura, engenharia e construção.
PROGRAMAÇÃO – Prefeituras em Foco inicia no dia 2 de julho, com palestras sobre conceitos e ações estaduais de fomento ao uso da metodologia. No dia 3, os gestores e servidores públicos terão a oportunidade de conhecer ferramentas e softwares utilizados dentro da metodologia BIM. No último dia de evento, haverá uma análise qualitativa de modelos utilizados.
PIONEIRO – O BIM foi criado no Paraná por meio do Decreto Estadual nº 3.080/2019, que instituiu a Estratégia BIM PR: Paraná Rumo à Inovação Digital nas Obras Públicas.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), autarquia da SEIL, já conta com uma série de obras, entre concluídas, em execução ou programadas.
“Já temos obras concluídas que foram exigidas em edital o uso da metodologia BIM. Em execução temos a Ponte de Guaratuba, que o edital prevê que seja feita nesse método. Nós já concluímos o Viaduto Bratislava, em Cambé, e estamos fazendo outras obras de contratação integrada que preveem a execução do BIM”, explica o diretor-presidente do DER, Fernando Furiatti.
Segundo ele, o objetivo é usar a experiência do DER/PR para colaborar com os trabalhos das gestões municipais. “Os convênios com os municípios têm a nossa fiscalização. Essa integração entre o fiscal do DER e o da prefeitura é para que eles possam utilizar a ferramenta de uma maneira que o DER reconheça, e que também possam executar isso de uma forma mais profissional”, acrescenta.
- Paraná terá cadeira no conselho de presidentes de coalizão global pela sustentabilidade
- Ratinho Junior libera recursos de infraestrutura urbana para três municípios
Com obras em todas as regiões do Paraná, a Secretaria de Estado das Cidades (Secid) também está implementando o BIM nos projetos e contratos da pasta e de suas vinculadas, como a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Paranacidade e Paraná Edificações.
Para a secretária de Estado das Cidades, Camila Mileke Scucato, o BIM acaba com o “empurra-empurra” em projetos. “Com o BIM ficaremos apenas com a avaliação e a análise dos projetos, eles serão muito mais fáceis e objetivos, reduzindo bastante a questão de aditivos e problemas que encontramos entre os projetistas e os executores”, disse a secretária. “Hoje quando existe algum problema, um coloca a culpa no outro. Com essa metodologia, vamos conseguir trazer uma qualidade melhor nos projetos”.
De acordo com a diretora do Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras da SEIL, Lorreine Vaccari, o BIM traz mais rapidez e assertividade em obras públicas. “A partir de uma construção virtual, consigo inserir todas as informações e ter todo o detalhamento da obra, reduzindo as chances de ter aditivo, seja de tempo ou de valor, e melhorando também a eficiência no canteiro de obras porque haverá um nível de detalhe no projeto muito maior”, explica.
APOIO AOS MUNICÍPIOS — O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar Santos, disse que o apoio do Governo do Estado aos municípios tem sido fundamental para que obras importantes saiam do papel. “Temos 204 municípios com até 10 mil habitantes e, muitas vezes, eles não têm a possibilidade de ter setores complexos de engenharia e arquitetura. Com a capacitação, engenheiros, arquitetos e equipes técnicas dos municípios terão conhecimento, saindo do CAT e indo para o BIM, com mais resultados, eficiência, qualidade e economia”, acrescenta.
As sete universidades estaduais do Paraná (UEM, UEL, UENP, UEPG, Unioeste, Unespar e Unicentro) contam com o Projetek, escritórios acadêmicos idealizados para atender, de forma gratuita, demandas de cidades com até 30 mil habitantes, que geralmente não dispõem de setores de projetos ou profissionais das áreas de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo.
As prefeituras podem procurar as instituições de ensino superior do Estado para auxílio em projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidrossanitários e de prevenção contra incêndio e pânico para empreendimentos de vários segmentos, como educação, saúde, segurança, cultura e saneamento. Esses projetos também são feitos com a metodologia BIM.
PRESENÇAS — Participaram do evento os secretários estaduais Alex Canziani (Inovação, Modernização e Transformação Digital), Claudio Stabile (Administração e Previdência), Hudson Leôncio Teixeira (Segurança Pública); o diretor-geral da Secretaria estadual da Educação, João Giona; o presidente da Cohapar, Jorge Lange; o diretor de Operações da Fomento Paraná, Mounir Chaowiche; o diretor de Projetos da Secretaria Estadual de Planejamento, Marcos Junior Marini; o diretor de Mercado da Celepar, André Telles; a diretora da Escola de Gestão do Paraná, Aline Albano Justus; representantes da Caixa Econômica Federal e servidores das secretarias estaduais.
Serviço:
2ª edição da Jornada BIM: Prefeituras em Foco
Data: 2 a 4 de julho
Local: Dia 2: Auditório Mário de Mari (Câmpus da Indústria da Fiep) – Avenida Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico
Dia 3 e 4: Auditório Ayrton “Lolô” Cornelsen, no DER/PR – Av. Iguaçu, 420 – Rebouças
Programação AQUI
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Com plataforma de gestão, Celepar auxilia Defensoria Pública a processar dados
Published
2 minutos agoon
8 de abril de 2025By

A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), que tem a responsabilidade de garantir assistência jurídica à população mais vulnerável, deu um passo importante na modernização da gestão ao adotar o SmartGov DataHub, uma plataforma desenvolvida pela Celepar que viabiliza a centralização e análise de dados de forma inteligente. A iniciativa otimiza o atendimento ao cidadão, os controles internos e integra os dados do órgão de maneira mais eficiente.
No centro desse sistema está o Data Lake, uma infraestrutura capaz de centralizar e armazenar grandes volumes de dados brutos, estruturados e não estruturados, oriundos de diversas fontes. Essa centralização permite maior flexibilidade no processamento e análise das informações, criando a base para uma gestão pública baseada em evidências. Ele também representa a porta de entrada para aplicações de Inteligência Artificial desenvolvidas pela própria Defensoria Pública, com infraestrutura da Google.
Com esse sistema os defensores têm acesso a um painel de indicadores de desempenho e já estão usando relatórios automatizados baseados em modelos de linguagem. A solução funciona em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que todas as informações dos cidadãos sejam armazenadas e processadas de forma segura.
“O SmartGov DataHub é um sistema robusto, capaz de receber dados de diferentes fontes e formatos, organizá-los e distribuí-los para que a instituição possa utilizá-los da melhor maneira possível, gerando valor para a gestão pública”, afirma o diretor de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Fabio Alessandro Guerra.
“Com a plataforma, estamos diminuindo a burocracia da Defensoria Pública, reduzindo drasticamente o retrabalho, aumentando a eficiência e, principalmente, melhorando a qualidade dos nossos serviços”, complementa o defensor público que coordena a Assessoria de Tecnologia e Inovação da DPE-PR, Nicholas Moura e Silva.
- Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes
- Com novo sistema da Celepar, Portos do Paraná moderniza credenciamento em Paranaguá
Danilo Augusto Cleto Souto, coordenador de Dados Estratégicos da Celepar, explica que a plataforma foi projetada para atender aos mais rigorosos requisitos de segurança, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados. “O SmartGov DataHub adota um rigoroso conjunto de medidas de segurança, incluindo criptografia de dados, controle de acesso, monitoramento contínuo, firewalls, VPNs e conformidade com a LGPD, garantindo a proteção contra acessos não autorizados e ataques cibernéticos”, afirma.
O SmartGov DataHub pode reunir dados de diferentes setores da administração pública, facilitando uma análise intersetorial para a criação de políticas públicas mais eficientes e decisões informadas. A solução está disponível também para outros órgãos e esferas da administração pública, como as prefeituras.
“Assim como integrou os dados da Defensoria Pública, a plataforma pode centralizar informações de sistemas de diferentes áreas, como da saúde, com prontuários eletrônicos e dados de atendimento, da educação, com históricos escolares, e da segurança pública, com registros de ocorrências ou dados de monitoramento”, afirma Marcelo Hummelgen, gerente de Data, Analytics e Inteligência Artificial da Celepar.
Fonte: Governo PR

Paraná tem 24 hospitais em 15 cidades para o tratamento contra o câncer no SUS

Segurança ambiental: esgoto 100% tratado no Paraná devolve água de qualidade aos rios

Com plataforma de gestão, Celepar auxilia Defensoria Pública a processar dados

PCPR prende oito suspeitos de envolvimento em esquema de funcionários fantasmas em Clevelândia

Segurança ambiental: esgoto tratado no Paraná devolve água de qualidade aos rios
PARANÁ


Com plataforma de gestão, Celepar auxilia Defensoria Pública a processar dados
A Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR), que tem a responsabilidade de garantir assistência jurídica à população mais vulnerável, deu um...


Segurança ambiental: esgoto 100% tratado no Paraná devolve água de qualidade aos rios
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) opera um dos sistemas de tratamento de esgoto mais eficientes do País. A...


Paraná tem 24 hospitais em 15 cidades para o tratamento contra o câncer no SUS
Nesta terça-feira (8), Dia Mundial de Luta Contra o Câncer, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reafirma o seu compromisso com...
POLÍCIA


PCPR prende oito suspeitos de envolvimento em esquema de funcionários fantasmas em Clevelândia
A Polícia Civil do Paraná prendeu, na manhã desta terça-feira (8), oito pessoas suspeitas de envolvimento em um esquema de...


Polícia Militar do Paraná apreende quase uma tonelada de maconha e detém três pessoas em Rosário do Ivaí
Na última segunda-feira (07), a Polícia Militar do Paraná realizou uma operação bem-sucedida contra o tráfico de drogas em Rosário...


PCPR prende homem em flagrante por violência contra mulher em Curitiba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 50 anos, por violência contra mulher no contexto...
ENTRETENIMENTO


Bruna Griphao exibe shape trincado em ensaio na praia: ‘É sempre mágico’
Bruna Griphao, de 26 anos, compartilhou em suas redes sociais, nesta segunda-feira (7), um álbum de fotos de sua viagem...


Ana Clara Winter faz topless em ensaio fotográfico ousado: ‘Abraça te inteira’
Ana Clara Winter, fez topless para um ensaio fotográfico . Nas imagens, assinadas pela fotógrafa Julia Neves, a atriz aparece...


De topless, Alinne Moraes impressiona com ensaio sensual na web: ‘Obra de arte’
Alinne Moraes, de 42 anos, impressionou seus internautas, no último domingo (6), ao compartilhar em suas redes sociais um ensaio...
ESPORTES


Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro
O Santos segue sem vitória no Campeonato Brasileiro após empatar em 2 a 2 com o Bahia neste domingo, na...


Cuiabá estreia na Série B com vitória de 1 a 0 sobre Volta Redonda
O Cuiabá estreou sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 diante do...


Flamengo vence o Vitória no Barradão pela segunda rodada do Brasileirão
Neste domingo, o Flamengo saiu vitorioso ao vencer o Vitória por 2 a 1, em partida válida pela segunda rodada...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR6 dias ago
“Governo do Paraná libera dados sensíveis à fundação contratada sem licitação”, alerta líder da Oposição
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Questão indígena merece tratamento prioritário diz deputado Goura (PDT) em seminário na OAB-PR
-
POLÍTICA PR6 dias ago
Deputado Cobra Repórter (PSD) apresenta projeto para reforçar segurança e qualidade do transporte escolar no Paraná
-
PARANÁ4 dias ago
Ratinho Junior autoriza promoções e progressões para 51 mil servidores estaduais