NOVA AURORA

PARANÁ

Estado apresenta planejamento para formação de governança do Sistema Paranaense de Inovação

Publicado em

O Governo do Estado apresentou nesta sexta-feira (05), durante o Festival Internacional de Inovação de Londrina (FIIL), o detalhamento estratégico da Governança do Sistema Paranaense de Inovação (SPI).

Iniciada em outubro, a ação é coordenada pela Secretaria da Inovação Modernização e Transformação Digital (SEI), em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria do Planejamento (SEPL). O objetivo da governança é criar um grupo de trabalho que una esforços entre órgãos públicos, universidades, empresas e organizações da sociedade civil, em todas as hélices que compõem o SPI, para criar um ambiente mais dinâmico e integrado de inovação, ciência e tecnologia no Paraná.

No evento, a SEI detalhou os próximos passos para a consolidação da governança, apresentando o planejamento estratégico do SPI, que inclui ações para desenvolver o ecossistema de inovação do Estado. Entre elas, está o trabalho em conjunto com os municípios para a implantação de um conselho e um fundo de inovação nos mesmos.

Leia Também:  Arroz e feijão orgânicos: alimentação nas escolas estaduais ainda mais saudável

Outro ponto são iniciativas voltadas à educação tecnológica e à qualificação de jovens em áreas como programação, robótica e informática, visando não só o desenvolvimento econômico e social dos municípios, como tornar as cidades laboratórios onde sejam criadas soluções inovadoras que tragam benefícios à população.

“Queremos olhar para os eixos que envolvem o próprio ecossistema de inovação do Estado e explorar dentro da visão dos participantes da governança quais as ações que precisamos desenvolver para fortalecer esse ambiente”, explica o diretor de Inovação da SEI, Fabrício Bianchi.

A ideia é que ao reunir representantes de diversas áreas de atuação, seja possível entender as demandas das regiões do Paraná e utilizar a inovação como um agente transformador nos municípios, por meio de políticas públicas, incentivo a pesquisas e capacitações.

Instituído pela Lei 20.541, o SPI estabelece uma base sólida para o fomento à inovação no Estado. A legislação define os principais atores, como as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), startups, parques tecnológicos e incubadoras, e estabelece incentivos para promover avanços. Além disso, a lei garante que esses atores trabalhem em sinergia, integrando projetos que transformem o ambiente produtivo local.

Leia Também:  Teatro Guaíra lamenta o falecimento do funcionário Douglas Rangel, diretor da técnica

FIIL 2024 – 1ª edição do Festival Internacional de Inovação de Londrina acontece entre os dias 5 e 8 de dezembro, no Parque Ney Braga. Com mais de 60 palestrantes, painéis e hackathons, o evento promove discussões sobre temas como cidades inteligentes, turismo, saúde e educação.

O FIIL 2024 é promovido pela Estação 43, ecossistema de inovação de Londrina, organizado pela FB Group e apoiado por 12 governanças regionais de diferentes setores.

Além de ser um dos apoiadores do festival, o Governo do Estado conta com o estande Arena Paraná, onde apresenta projetos e iniciativas que destacam o protagonismo do Paraná em tecnologia e inovação. O espaço é compartilhado entre as secretarias da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), da Ciência, Tecnologia e Ensino Superiro (Seti), além da Fundação Araucária, Celepar e Detran-PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Simulado do Saeb e trote de profissões engajam estudantes de colégio estadual em Curitiba

Published

on

By

O Colégio Estadual João Mazzarotto, em Curitiba, realizou uma ação inovadora com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, unindo a preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) com o tradicional trote das profissões. A proposta foi transformar um momento de estudo e avaliação em uma experiência interativa, lúdica e reflexiva sobre o futuro profissional dos estudantes. A ação aconteceu nesta segunda-feira (07).

Vestidos com trajes que representam as carreiras que desejam seguir, os alunos participaram de um simulado do Saeb realizado por meio da plataforma online Quizizz, ferramenta escolhida por oferecer uma abordagem mais intuitiva e interativa. O evento contou com apoio da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR).

Segundo a diretora da escola, Viviane Nazarko, a iniciativa tem como objetivo preparar os jovens para a prova e, ao mesmo tempo, proporcionar um momento de descontração. “O Saeb é um conjunto de avaliações externas que mede a qualidade da educação básica no Brasil. A partir dessa prova, vamos saber o nível da nossa educação. Estamos sempre buscando atividades diferentes, como a de hoje, que aliou a plataforma online Quizizz, a preparação para o Saeb e o trote das profissões”, afirmou.

Ainda de acordo com a diretora, a escolha da plataforma digital se deu por seu caráter lúdico, mais atrativo para os estudantes, especialmente em uma geração já habituada ao uso da tecnologia no cotidiano. “A ação no Colégio João Mazzarotto é exemplo de como iniciativas criativas podem tornar o ambiente escolar mais envolvente e significativo para os alunos, conectando o presente da educação com o futuro profissional de cada estudante”, apontou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Leia Também:  Governador assina decreto que cria o Museu Internacional de Arte, em Foz do Iguaçu

ESTUDO E DIVERSÃO – A estratégia de aliar o simulado do Saeb ao trote das profissões rendeu elogios dos próprios alunos. O estudante Lucas Miguel Bucco Gadonski, do 3º ano do Ensino Médio Técnico, destacou a importância da avaliação. “As provas do Saeb servem para medir o nível de disparidade entre os alunos e também da escola como um todo”, destacou o jovem, que pretende seguir a carreira de professor. “Estudem, estudem bastante”, aconselhou aos colegas.

O estudante também celebrou a experiência com a plataforma online. “Ela permite treinar habilidades técnicas de forma mais intuitiva do que os métodos convencionais, além de possibilitar colocar em prática algumas questões”, comentou.

A aluna Bianca Alecrim da Silva, do 3º ano do Ensino Médio, também aprovou a dinâmica do dia. “O Saeb é importante para avaliar nosso aprendizado. A plataforma Quizizz é mais prática e combina com a nossa geração. E o trote das profissões torna tudo mais leve, une o estudo com a diversão”, opinou.

Bianca participou do trote vestida com uniforme no estilo militar. “Escolhi essa farda porque dentro do Exército é possível seguir várias carreiras, como medicina, biomedicina, advocacia, administração. Por isso, optei por ela. Eu quero seguir na área da saúde”, explicou.

Leia Também:  DER/PR vai atualizar regras para filmagens, provas e eventos em rodovias estaduais

SAEB – Composto por provas e questionários aplicados a alunos do Ensino Fundamental e Médio, o Saeb auxilia na formulação de políticas públicas e indica fatores que influenciam no desempenho estudantil. Além disso, os resultados servem como base para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Os resultados do Saeb são ferramentas importantes para escolas e professores no planejamento de estratégias de ensino. Eles fornecem insights sobre áreas que precisam de mais atenção e orientam planos de melhoria educacional”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

Os investimentos em educação pública promovidos pelo governo estadual têm se refletido em bons resultados nos indicadores. Dados do Ideb 2023, divulgados em agosto do ano passado, revelaram que o Paraná tem a melhor educação do Brasil pela segunda edição seguida, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Fundamental (anos iniciais e finais).

As provas do Saeb são aplicadas a cada dois anos a estudantes de 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil. A avaliação é coordenada pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cronograma das provas de 2025 será divulgado a partir de julho.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA