NOVA AURORA

PARANÁ

Estado apresenta iniciativas de fomento à inovação no Summit Iguassu Valley

Publicado em

Foz do Iguaçu, na região Oeste, sedia nesta quinta e sexta-feira (13 e 14) a segunda edição do Summit Iguassu Valley – Latinoamérica 2024. O evento é organizado pelo ecossistema de inovação da região, o Iguassu Valley, e tem o apoio e ativa participação do Governo do Estado, por meio das secretarias de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) Planejamento (SEPL), Fomento Paraná, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR – Paraná), Celepar, Copel e Fundação Araucária.

O Summit Iguassu Valley acontece no Grand Carimã Resort & Convention Center e conta com cerca de 30 expositores, 16 horas de palestras com especialista renomados, painéis, rodadas de negócios e inovação, oficinas, workshops, treinamentos em gamificação e personal branding para empreendedores.

Serão dois dias voltados ao fomento da inovação na região, visando, principalmente, a conexão entre o ecossistema local e a sociedade. A ideia é fortalecer laços entre a iniciativa privada, o setor público e as universidades com a difusão de iniciativas e projetos realizados por esses segmentos. Além disso, o evento busca promover o avanço de soluções em seis áreas estratégicas: agronegócio, turismo, logística, educação, ESG (ambiental, social e governança) e transição energética.

AÇÕES E INVESTIMENTOS – O Governo do Estado terá participação ativa na programação do evento, com os estandes Arena Paraná e Paraná Mais Ciência, que reúnem diversos órgãos para apresentar ações e investimentos na área de inovação, além da participação em painéis e palestras. 

Leia Também:  IAT apreende 14 pássaros criados de maneira irregular em Cruzeiro do Oeste

A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital apresentará quatro painéis, focados em iniciativas de fomento e investimentos direcionados à iniciativa privada. Um deles é Paraná Anjo Inovador, maior programa do Brasil de incentivo financeiro público a startups, atualmente no segundo edital, que irá destinar R$ 20 milhões para até 80 projetos inovadores do Estado.

Outra iniciativa é o ICMS Paraná Inovador, programa voltado ao desenvolvimento da indústria tecnológica no Estado, que oferece incentivos para empresas industriais ligadas aos setores de telecomunicações e de tecnologia da informação.

A Celepar participa do evento no dia 13, durante o painel “Inovação de Governo”. Rafael Benvenutti, gerente de Portfólio da companhia, abordará soluções tecnológicas desenvolvidas para a rede estadual de ensino, entre elas a Chamada Inteligente, feita por reconhecimento facial dos estudantes, e as soluções de matrículas online – 908 mil matrículas (100% da rede estadual) foram realizadas por esse sistema.

FOMENTO CIENTÍFICO – No espaço Paraná Mais Ciência, organizado pela Seti, em parceria com a Fundação Araucária, os participantes do Summit Iguassu Valley 2024 poderão conhecer uma série de ações voltadas para o fomento científico e tecnológico paranaense. Na abertura das atividades, serão firmadas duas parcerias para o desenvolvimento de pesquisas, com repasse de recursos da ordem de R$ 3,1 milhões.

Leia Também:  Paraná é a terceira principal "porta de entrada" de turistas internacionais no Brasil

Durante os dois dias de evento, serão apresentadas várias ações de ciência, tecnologia e inovação, que contribuem para gerar desenvolvimento sustentável e novas oportunidades de negócios para o mercado e a sociedade. O espaço terá, ainda, uma mostra universitária que vai reunir 105 projetos desenvolvidos por professores e estudantes de universidades públicas e privadas da Região Trinacional do Iguaçu, que abrange Brasil, Paraguai e Argentina.

As sete universidades estaduais do Paraná estarão presentes com projetos relacionados com áreas de agronegócios, educação, responsabilidade socioambiental, logística, transição energética e turismo. No espaço Paraná Mais Ciência também haverá exposição de soluções tecnológicas desenvolvidas por empreendedores vinculados aos diferentes ambientes promotores de inovação paranaenses.

Serviço:

2º Summit Iguassu Valley

Data: 13 e 14 de junho

Local: Grand Carimã Resort & Convention Center Endereço – Av. das Cataratas, 4790 – Vila Carimã, Foz do Iguaçu

Horário: 8h às 20h

Inscrições podem ser feitas AQUI 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Paraná apresenta propostas para o próximo Plano Nacional da Pós-Graduação

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Turismo do Litoral é impulsionado por nova visita dos passageiros do MSC Lirica

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA