NOVA AURORA

PARANÁ

Estado apresenta iniciativas de fomento à inovação no Summit Iguassu Valley

Publicado em

Foz do Iguaçu, na região Oeste, sedia nesta quinta e sexta-feira (13 e 14) a segunda edição do Summit Iguassu Valley – Latinoamérica 2024. O evento é organizado pelo ecossistema de inovação da região, o Iguassu Valley, e tem o apoio e ativa participação do Governo do Estado, por meio das secretarias de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) Planejamento (SEPL), Fomento Paraná, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR – Paraná), Celepar, Copel e Fundação Araucária.

O Summit Iguassu Valley acontece no Grand Carimã Resort & Convention Center e conta com cerca de 30 expositores, 16 horas de palestras com especialista renomados, painéis, rodadas de negócios e inovação, oficinas, workshops, treinamentos em gamificação e personal branding para empreendedores.

Serão dois dias voltados ao fomento da inovação na região, visando, principalmente, a conexão entre o ecossistema local e a sociedade. A ideia é fortalecer laços entre a iniciativa privada, o setor público e as universidades com a difusão de iniciativas e projetos realizados por esses segmentos. Além disso, o evento busca promover o avanço de soluções em seis áreas estratégicas: agronegócio, turismo, logística, educação, ESG (ambiental, social e governança) e transição energética.

AÇÕES E INVESTIMENTOS – O Governo do Estado terá participação ativa na programação do evento, com os estandes Arena Paraná e Paraná Mais Ciência, que reúnem diversos órgãos para apresentar ações e investimentos na área de inovação, além da participação em painéis e palestras. 

Leia Também:  Casa da Advocacia Criminal entra em funcionamento no Complexo de Piraquara

A Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital apresentará quatro painéis, focados em iniciativas de fomento e investimentos direcionados à iniciativa privada. Um deles é Paraná Anjo Inovador, maior programa do Brasil de incentivo financeiro público a startups, atualmente no segundo edital, que irá destinar R$ 20 milhões para até 80 projetos inovadores do Estado.

Outra iniciativa é o ICMS Paraná Inovador, programa voltado ao desenvolvimento da indústria tecnológica no Estado, que oferece incentivos para empresas industriais ligadas aos setores de telecomunicações e de tecnologia da informação.

A Celepar participa do evento no dia 13, durante o painel “Inovação de Governo”. Rafael Benvenutti, gerente de Portfólio da companhia, abordará soluções tecnológicas desenvolvidas para a rede estadual de ensino, entre elas a Chamada Inteligente, feita por reconhecimento facial dos estudantes, e as soluções de matrículas online – 908 mil matrículas (100% da rede estadual) foram realizadas por esse sistema.

FOMENTO CIENTÍFICO – No espaço Paraná Mais Ciência, organizado pela Seti, em parceria com a Fundação Araucária, os participantes do Summit Iguassu Valley 2024 poderão conhecer uma série de ações voltadas para o fomento científico e tecnológico paranaense. Na abertura das atividades, serão firmadas duas parcerias para o desenvolvimento de pesquisas, com repasse de recursos da ordem de R$ 3,1 milhões.

Leia Também:  Concurso da Melhor Merenda Escolar do Paraná encerra inscrições com 524 participantes

Durante os dois dias de evento, serão apresentadas várias ações de ciência, tecnologia e inovação, que contribuem para gerar desenvolvimento sustentável e novas oportunidades de negócios para o mercado e a sociedade. O espaço terá, ainda, uma mostra universitária que vai reunir 105 projetos desenvolvidos por professores e estudantes de universidades públicas e privadas da Região Trinacional do Iguaçu, que abrange Brasil, Paraguai e Argentina.

As sete universidades estaduais do Paraná estarão presentes com projetos relacionados com áreas de agronegócios, educação, responsabilidade socioambiental, logística, transição energética e turismo. No espaço Paraná Mais Ciência também haverá exposição de soluções tecnológicas desenvolvidas por empreendedores vinculados aos diferentes ambientes promotores de inovação paranaenses.

Serviço:

2º Summit Iguassu Valley

Data: 13 e 14 de junho

Local: Grand Carimã Resort & Convention Center Endereço – Av. das Cataratas, 4790 – Vila Carimã, Foz do Iguaçu

Horário: 8h às 20h

Inscrições podem ser feitas AQUI 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governador autoriza início das obras da nova escola estadual de Pato Branco

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Ilha do Mel recebe novos medidores com a Rede Elétrica Inteligente da Copel

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA