NOVA AURORA

PARANÁ

Estado apoia Lobafest 2023, que conta com caça ao tesouro na fortaleza da Ilha do Mel

Publicado em

A praia de Nova Brasília, na Ilha do Mel, recebe o Lobafest neste fim de semana. O evento organizado pela Loba do Mar Eventos faz parte dos Jogos de Aventura e Natureza e conta com apoio da Secretaria de Estado do Esporte, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Secretaria de Turismo do Estado e Prefeitura de Paranaguá.

O Lobafest é um evento de cunho náutico e esportivo que reúne várias modalidades. Nesta edição, haverá Caça ao Tesouro e um encontro de embarcações com show musical. As inscrições podem ser feitas no site da empresa organizadora, com número máximo de 200 participantes, sem limitação de idade.

A partir das 9h, lanchas e jetskis saem de Paranaguá e de Pontal do Paraná. Elas se reunirão na Ponta Oeste da Ilha do Mel. A 9ª edição da Caça ao Tesouro na Fortaleza acontece entre 10h e 13h. É uma atividade lúdica que ocorre dentro da Fortaleza. Os desafios acontecem ao longo das trilhas e entre os antigos muros da instalação histórica.

Leia Também:  Rede estadual do Paraná tem 349 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

A atração musical será a banda curitibana Funk Pero no Mucho, que ficará responsável por animar o público na praia de Nova Brasília. A gastronomia local também faz parte do evento, que integra a 11ª Festa Nacional da Tainha, promovida pela prefeitura no início do mês. Os participantes poderão fazer pedidos por meio do “Delivery Boat”, que entregará porções do prato típico direto nas embarcações. 

Giselle Furtado, organizadora do Lobafest, trabalha para que os participantes possam sentir a energia do local de forma diferente, com uma atividade saudável, integrada ao meio ambiente e incentivadora do turismo na região. “Esperamos proporcionar uma experiência única, mesmo para quem já visitou a fortaleza outras vezes”, conta

O diretor de Inovação e Desenvolvimento da Secretaria do Esporte, Tiago Campos, convida a todos que tiverem embarcações para que se inscrevam no evento. “É uma inovação e tem tudo a ver com os jogos. Além de ser em uma paisagem paradisíaca que é a Ilha do Mel, traz a cereja do bolo que é a caça ao tesouro na fortaleza”, comenta.

Leia Também:  Sanepar investe R$ 57 milhões em Toledo para universalização do saneamento ainda em 2024

Serviço:

Data: 29 de julho, sábado

Horário: a partir das 9 horas

Local: Praia de Nova Brasília, Ilha do Mel

Inscrições: www.lobafest.com.br

Mais informações: (41) 99961-9191

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paranavaí recebe núcleo de genética suína com investimento de R$ 332 milhões

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  IAT e Criadouro Onça Pintada firmam parceria para a conservação de fauna silvestre

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA