NOVA AURORA

PARANÁ

Estação das Águas: Sanepar monta ilhas de hidratação para os shows no Litoral

Publicado em

A Sanepar irá fornecer água potável para o público dos 27 grandes shows do Verão Maior Paraná a partir desta sexta-feira (12). A Estação das Águas estará nas arenas de Matinhos e de Pontal do Paraná. São duas ilhas de hidratação em cada, equipadas com seis torneiras, que podem ser acionadas com um simples toque. A ideia é motivar o público a manter-se hidratado durante os shows utilizando suas próprias garrafinhas ou copos individuais. A água é gratuita.

As ilhas têm condições de abastecer o público durante o show. A água estará disponível uma hora antes e uma hora depois das apresentações, programadas para começar às 21h. O acesso é exclusivo para o público dos shows.

Na sexta-feira, quem comanda o show de Matinhos é a dupla sertaneja Hugo & Guilherme. Em Pontal do Paraná, o destaque é para a banda Roupa Nova. No sábado (13), é a vez do público de Matinhos curtir Roupa Nova, enquanto Pontal do Paraná recebe a dupla Rick e Renner. A Estação das Águas Sanepar estará presente também nos shows dos dias 19, 20, 21, 26 e 27 de janeiro; e de 2, 3, 16, 17, 23 e 24 de fevereiro.

Leia Também:  Com suporte do Estado, programa de qualificação forma mulheres privadas de liberdade

PEGADA SUSTENTÁVEL Nesse serviço, a Sanepar coloca em prática os conceitos de reciclagem, reutilização e reuso. Na montagem das ilhas, foram utilizados pavers produzidos com lodo do processo de tratamento de água, e também sobras de tubulações que não foram usadas em obras da Companhia. A Sanepar também incentiva o público para que reutilize o mesmo recipiente – garrafinhas e copos –, evitando o uso de materiais descartáveis.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Centro de Documentação e Arquivo da Unicentro recebem acervo de Nivaldo Krüger

Published

on

By

O Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Arquivo Histórico de Guarapuava deram início a um projeto de resgate das obras do acervo de Nivaldo Krüger, que foi senador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Guarapuava. A iniciativa, coordenada pela professora Terezinha Saldanha, tem como objetivo resgatar, preservar e disponibilizar ao público o acervo pessoal do político.

O acervo inclui livros, registros políticos e documentos pessoais de grande relevância histórica. Esses documentos se tornam públicos e de fácil acesso para acadêmicos, incentivando novas pesquisas e agregando ao acervo local.

Parte da biblioteca pessoal do político, especialmente as obras sobre a história do Paraná, será incorporada ao acervo da Unicentro. Já os documentos ligados à trajetória de Krüger serão preservados no Arquivo Histórico da universidade. Materiais de assuntos diversos e outras temáticas serão doados a escolas, inclusive colégios do Rio Grande do Sul, para ajudar na reposição de materiais escolares perdidos nas enchentes de 2024.

“Além da relevância para a história guarapuavana, Nivaldo Krüger também participou de diversos projetos históricos em âmbito nacional, ele estava presente na CPI da Itaipu e na Constituinte de 1988”, diz Terezinha Saldanha.

Leia Também:  UEM divulga resultados do Vestibular de Verão e do PAS nesta quinta-feira

Além de assegurar a integridade da doação, o projeto tem por objetivo ensinar os extensionistas, na prática, os métodos de arquivamento. Todos os volumes serão catalogados e preservados. O processo inclui várias etapas, do congelamento do material – a fim de eliminar microrganismos e o mau cheiro – até a limpeza manual de cada página de um livro.

Ele faleceu em 14 de fevereiro de 2024 e logo em seguida a família entrou em contato com a Unicentro para que o restante da documentação também pudesse ser preservada. O projeto foi possível graças à vontade da família, que acompanhou de perto o processo de doação do acervo.

“Meu pai, ainda em vida, já fez uma doação para a universidade, já tinha esse desejo de compartilhar com o coletivo todo o acervo histórico que ele, ao longo dos anos, teve no escritório”, conta Lenita Krüger, filha do político.

“A gente se sente bem sabendo que esses livros não vão ficar parados. Era o jeito do meu pai servir à comunidade e ele ficaria muito feliz”, complementa Beatriz Krüger, também filha do ex-prefeito.

Leia Também:  IDR-Paraná reúne agricultores e incentiva cultivo de orgânicos na Expoingá 2023

TRAJETÓRIA – Nivaldo Passos Krüger nasceu em Canoinhas (SC), mas foi no Paraná, para onde se mudou ainda na infância, que iniciou a carreira política. O primeiro cargo veio em 1958, como vereador. Em 1964, foi eleito prefeito de Guarapuava, posição que assumiria mais duas vezes, em 1973 e 1983. Atuou também como deputado estadual (1970), deputado federal (1979) e, em 2002, assumiu uma cadeira no Senado pelo Estado do Paraná.

Em Guarapuava, foi o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acig) e ocupava uma cadeira da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac). Além da próspera carreira política, Nivaldo Krüger foi autor de livros sobre a História do Paraná e um amante da fotografia. Faleceu em fevereiro de 2024, aos 94 anos, deixando esposa e cinco filhos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA