NOVA AURORA

PARANÁ

Espaço Cultural BRDE divulga resultado do edital de ocupação para 2024 e 2025

Publicado em

O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões divulgou nesta quarta-feira (09) os selecionados no Edital de Ocupação 2024 e 2025, que encerrou dia 31 de agosto. O edital teve o intuito de selecionar exposições temporárias nas diversas áreas das Artes Visuais, com abrangência em pintura, desenho, gravura, fotografia, design, artes gráficas e outras formas de expressão artística que promovam o encontro e o diálogo entre a arte e o público local.

As propostas selecionadas integrarão o calendário de exposições de 2024 e 2025 do espaço. A comissão julgadora foi formada por Carolina Loch, diretora de Implantação do Museu Internacional de Arte de Foz do Iguaçu, Paulo Marques, representante do BRDE, e Kathia Bello e Mariana Bernal, da equipe do Espaço Cultural BRDE.

De acordo com os critérios dispostos no edital e a metodologia desenvolvida para a seleção, todos os projetos foram avaliados por cada um dos membros da comissão, que pontuou a originalidade, qualidade técnica e contemporaneidade, estímulo ao conhecimento e à valorização da pluralidade cultural e o ineditismo do projeto proposto.

Leia Também:  Governo do Estado convida municípios a participarem da Semana Lixo Zero Paraná

Outro aspecto analisado foi a adequação da proposta às instalações do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, considerando as características do local, a integridade de seus espaços e a convergência à imagem institucional do BRDE.

Esclarecimentos e mais informações poderão ser solicitados junto à Coordenação do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, pelo e-mail palacete@brde.com.br.

SOBRE O ESPAÇO – Mantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões tem como missão fomentar a sensibilização e participação de artistas e da comunidade na vida cultural da cidade, garantindo acesso gratuito à arte e à cultura. Ao longo do ano, o espaço realiza exposições que refletem a diversidade e a riqueza da produção artística e práticas contemporâneas.

Confira as sete propostas selecionadas:

Proposta: Levarei Saudades da Aurora

Alexandre Puigventos Frangioni

Proposta: Pensamento-Paisagem

Gabriela Stragliotto 

Proposta: Misancene

Guilherme Soffi

Helena Sofia

Marianna Pizzatto

Nina Miyamoto

Proposta: Casa Mundo, das formas de coabitar

Leia Também:  Estado reforça a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento dos bebês

Isabela Picheth

Nicole Christine

Patt Mattos

Priscilla Durigan 

Proposta: Poemas Multimídia

Paulo Aquarone

Proposta: Transfiguração da forma

Mozileide Neri

Proposta: Arqueira

Vini Maia

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governo do Estado convida municípios a participarem da Semana Lixo Zero Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Prazo para doação do Imposto de Renda para crianças e adolescentes encerra nesta quarta

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA