16 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Espaço Cultural BRDE abre a mostra “Casa Mundo – das formas de coabitar” no dia 13

    Publicado em

    O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, realiza em 13 de fevereiro a abertura da exposição “Casa Mundo – das formas de coabitar”. A mostra traz quatro artistas – Isabela Picheth, Nicole Christine, Pat Mattos e Priscilla Durigan – que, por meio de diferentes linguagens e materialidades, criam diálogos entre suas práticas artísticas. Entre similaridades e afastamentos, investigam as múltiplas formas de habitar o mundo.

    Distribuída pelas duas salas expositivas do Espaço Cultural BRDE, a mostra apresenta uma diversidade de técnicas, incluindo esculturas em tecido, madeira, cerâmica e silicone, além de pinturas, colagens e vídeoinstalações.

    A exposição sugere um emaranhamento das relações entre corpo, casa e mundo. Em vez de tratá-los como esferas isoladas, investiga suas interconexões, refletindo sobre como habitamos o mundo e como o mundo nos habita. As abordagens evidenciam a coexistência e a interdependência como maneiras para repensar modos de habitar e existir, rompendo com dicotomias rígidas e linearidades filosóficas.

    No texto da exposição, a artista Isabela Picheth explica: “Nós quatro criamos tensionamentos entre esses lugares do habitar e existir produzindo borrões entre as dicotomias. As noções de corpo, casa e mundo deixam de estar isoladas e passam a se interconectar num fluxo inestancável, ora transformando o espaço íntimo em um lugar de interesse coletivo, ora partindo do espaço público para evocar as relações do íntimo.”

    Leia Também:  Estado vai instalar mais 255 academias e 110 parques adaptados em diversas cidades

    Nesse contexto, a exposição propõe novas reflexões sobre o próprio espaço do Palacete dos Leões e seu papel no mundo, convidando o público a pensar novas formas de coabitações.

    “Nesta exposição, as quatro artistas, que vivem e trabalham em Curitiba, cultivam, por meio de suas práticas, outras visões de mundo: onde as fronteiras entre corpo, casa e mundo se desfazem, conectando espaços íntimos e coletivos em um fluxo de transformações.”, comenta Mariana Bernal, coordenadora do Espaço Cultural BRDE.

    Conheça as artistas:

    Isabela Picheth – É mestra em artes, na linha de poéticas, pelo programa PPGARTES da FAP/Unespar (2023), bacharela em Pintura pela Embap/Unespar (2019) e licenciatura em Artes Visuais pela Uninter (2023). Pesquisa o corpo dentro do recorte escultórico, produzindo peças a partir do molde de seu próprio corpo há oito anos. É idealizadora e integrante do grupo e coletivo de artistas visuais Em-cadeia desde 2019.

    Nicole Christine – Se define como poliglota-visual e busca ampliar a linguagem. Bacharela em Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e especialista em Gestão Cultural. Poeticamente se entende como uma investigadora de linguagens e de relações. Atua como artista e professora de artes e cerâmica.

    Pat Mattos – É fotógrafa, formada em Artes Visuais da Unespar – Embap, com interesse nas linguagens escultura, fotografia, instalação e vídeoperformance. Tem pesquisado a relação entre o corpo e o objeto, o privado e o público, e a casa como refúgio e aprisionamento.

    Leia Também:  Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

    Priscilla Durigan – É formada em Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2021) e integra o grupo de artistas Em-cadeia. Pesquisa as relações que são possíveis estabelecer a partir da materialidade da pintura: de tensionamento dos limites desta com outras linguagens visuais, de experimentação entre corpo, tempo e objeto artístico, de estranhamento e de aproximação do sujeito com questões da arte.

    PALACETE DOS LEÕES – Mantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões tem como missão fomentar a sensibilização e participação de artistas e da comunidade na vida cultural da cidade, garantindo acesso gratuito à arte e à cultura. Ao longo do ano, realiza exposições que refletem a diversidade e a riqueza da produção artística e práticas contemporâneas.

    Serviço:

    Exposição Casa Mundo – das formas de coabitar

    Abertura: 13 de fevereiro, às 19:00

    Período expositivo: de 14 de fevereiro a 28 de março

    De terça a sexta, das 13 horas às 18 horas. Entrada até as 17h30.

    Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões

    Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória – Curitiba

    www.brde.com.br/palacete

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

    Published

    on

    By

    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

    Leia Também:  Sistema integrado de drenagem é o foco atual das obras em Matinhos; veja como vai ficar

    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

    Leia Também:  Governo investe R$ 150 milhões em CMEIs e escolas municipais de 106 cidades

    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA