NOVA AURORA

PARANÁ

Escola Fazendária do Paraná promove encontro sobre games voltados à educação fiscal

Publicado em

A Escola Fazendária do Paraná (Efaz) promoverá um encontro, voltado para os segmentos de tecnologia e educação, que busca reunir representantes de empresas desenvolvedoras de jogos eletrônicos e de associações do setor, além de especialistas em estratégias digitais. O principal propósito da reunião será identificar parceiros estratégicos e impulsionar o desenvolvimento de uma plataforma educacional gamificada direcionada à área da educação fiscal. O evento ocorrerá de forma online, por meio da plataforma Microsoft Teams, em 1º de novembro, às 10h.

A estratégia de gamificação faz parte do Profisco II, o Projeto de Modernização da Gestão Fiscal do Estado, em execução há três anos. A gamificação é um conceito que tem ganhado destaque nos mais diversos segmentos, inclusive na educação. Trata-se da aplicação de elementos característicos de jogos, como competição, desafios, recompensas e narrativas envolventes, em contextos não lúdicos, como a sala de aula.

Quando aplicada à educação, a gamificação pode tornar o processo de aprendizado mais atrativo e motivador, assim promover o engajamento entre alunos. Os possíveis benefícios incluem o aumento na retenção de conhecimento e o estímulo ao pensamento crítico.

Leia Também:  Aguardente de goiaba, sorvete de frutas nativas: Feira Sabores do Paraná traz novidades

Mário Brito, diretor da Efaz, enfatiza a relevância do encontro e, especificamente, da aplicação do conceito de jogos à educação fiscal. “A gamificação é uma ferramenta com grande potencial para tornar a educação fiscal mais atraente e acessível. Queremos encontrar parceiros que compartilhem nossa visão de inovação na conscientização fiscal e que possam contribuir para o desenvolvimento de uma plataforma educacional gamificada, a fim de promover a educação fiscal no Estado.”

Ele enfatiza que a educação fiscal desempenha um papel importante na formação dos cidadãos, para conscientizá-los sobre a importância de entender como os impostos funcionam e como eles contribuem para o funcionamento do Estado. “A educação fiscal promove a transparência e fornece aos indivíduos o conhecimento necessário para compreender o destino dos recursos públicos. Também incentiva uma maior participação cívica e o cumprimento de obrigações fiscais”, explica.

COMO PARTICIPAR – Desenvolvedoras de software, de games e demais empresas de tecnologia interessadas em participar do evento podem se inscrever AQUI. A expectativa é atrair participantes de diversas partes do Brasil.

Leia Também:  Estado promove mutirão da diversidade nas Agências do Trabalhador nesta quarta-feira

“O encontro representa uma oportunidade para unir forças entre setor público e privado, compartilhar conhecimento e experiências e contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem eficaz no que diz respeito à educação fiscal, alinhando-se com as crescentes demandas de um mundo cada vez mais digital e inovador”, diz Mário Brito.

Serviço:

“Gamificação aplicada à Educação Fiscal e Transparência: Diálogos para Inovação com o Mercado”

Data: 1º de novembro

Horário: 10h

Local: Microsoft Teams (online)

Inscrições: https://www.even3.com.br/encontroedfiscal_2023/

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Aguardente de goiaba, sorvete de frutas nativas: Feira Sabores do Paraná traz novidades

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Hospital de Dermatologia do Estado promove encontro com gestores municipais de saúde

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA