NOVA AURORA

PARANÁ

Escambo Cinético estimula diálogo entre comunidade da dança e Balé Teatro Guaíra

Publicado em

Com o objetivo de fomentar o diálogo entre a comunidade de dança local e os artistas do Balé Teatro Guaíra, o Centro Cultural Teatro Guaíra promoveu, nos meses de fevereiro e março, mais uma edição do projeto Escambo Cinético. Realizado em parceria com a Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), o projeto é viabilizado por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da Galvão Locações.

Nesta edição, foram realizadas duas oficinas: “Percepção Ampliada: Experiências com Rolf®️ Movimento”, ministrada pela professora convidada Alessandra Lange, em fevereiro; e “Dispara: estados fantásticos em dança”, conduzida pela professora Gladis das Santas, que encerrou suas atividades na última sexta-feira (21). Aproximadamente 40 artistas participaram das atividades, promovendo um intenso intercâmbio de conhecimento e experiências.

Para Alessandra Lange, que integrou o Balé Teatro Guaíra entre 2002 e 2015, a experiência foi profundamente significativa. “Esse é um projeto que me interessa muito, porque abre a possibilidade de diálogo entre os artistas da cidade e aqueles que atuam no Balé Teatro Guaíra”, destacou. Durante dez dias, ela compartilhou suas pesquisas com os participantes. “Eu trabalho muito com a metáfora casa-corpo e, para mim, estar aqui é, de certa forma, voltar para casa”, completou.

Leia Também:  Com avanço na microdrenagem, obras da Orla de Matinhos atingem 94,13% de conclusão

Gladys das Santas também ressaltou a riqueza da experiência e o desafio de trabalhar com um grupo diverso. “Foi muito desafiador, porque trabalhamos com artistas de Curitiba e de outras cidades do Paraná. É uma honra dividir isso com os bailarinos e bailarinas do Balé Teatro Guaíra. Estar com todas essas pessoas nos incentiva e traz um diferencial para a construção dessas conexões”, afirmou.

Participante da oficina, o estudante universitário Lian Scremin, de 23 anos, destacou o impacto da experiência em sua trajetória. “Foi uma experiência incrível, que me deu ainda mais força para continuar na dança e buscar sempre algo novo”, afirmou. Ele conheceu o projeto pelas redes sociais e se sentiu motivado a participar por ser aluno de Gladys no curso de Dança da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Para o artista performer e mestrando em Artes pela Unespar, Alan Brasileiro, o projeto despertou grande interesse a partir do nome do projeto. “Escambo remete a muitas questões históricas e, ao participar, pude compreender e sentir como essas trocas entre artistas são ricas”, comentou.

Leia Também:  Linha de crédito emergencial da Fomento Paraná tem 48 cidades com acesso habilitado

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Com alta da soja, Paraná registra maior volume de exportações para janeiro da história

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Programa de distribuição de leite para crianças abre edital para usinas de beneficiamento

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA