NOVA AURORA

PARANÁ

Equipe do 3º CRBM da região Oeste conquista a liderança da competição Troféu Le Defi

Publicado em

A competição técnico-operacional entre bombeiros militares de todo o Estado, intitulada Troféu Le Defi, terminou nesta sexta-feira (25). A liderança do desafio ficou com a equipe do 3° CRB da região do Oeste, se tornando o guardião do troféu dele até o próximo campeonato.

O desafio contou com a participação de quatro equipes com dez pessoas, sendo elas das regiões de Curitiba e Curitiba/Região Metropolitana, Norte e Oeste. Durante os cinco dias de competição, as equipes realizaram  atividades das mais diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros, que fazem parte do dia a dia da Corporação.

Para o comandante da equipe 3º CRBM da região do Oeste, 2º tenente Eduardo Novinski, os treinamentos diários foram importantes para obter um bom desempenho para o resultado final do desafio e vencê-lo foi gratificante. “Nós viemos com uma expectativa muito grande para essa prova, nossos treinos foram baseados nas principais atividades desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros”.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gelson Marcelo Jahnke, ressaltou a importância em reconhecer que as equipes presentes deram o seu melhor. “Pude acompanhar os nossos bombeiros se superando em cada meta que era traçada pelas nossas equipes de coordenação. Independente do resultado, todas as equipes que participaram deste evento deram o seu melhor, se superando e vencendo em cada desafio colocado pela coordenação do evento”, disse.

Leia Também:  BPFRON apreende mais de três toneladas de drogas em Diamante D’Oeste

De acordo com o comandante da equipe 1º CRBM de Curitiba e Região Metropolitana, 1º tenente Fellipe Pacheco, esse é um dos campeonatos mais importantes dos Bombeiros do Paraná. “A oportunidade de ser campeão de um desafio como esse é exclusiva na carreira de um militar. A competição testou nossas habilidades nas diversas disciplinas do Corpo de Bombeiros”.

Ao longo desses dias, a competição promoveu a integração entre os militares estaduais, possibilitando o intercâmbio de conhecimento e o aprimoramento profissional de todos que nela participaram ou atuaram como espectadores.

Para a comandante da equipe 2º CRBM da região do Norte, 2º tenente Kassia Feitosa, o contato com outros membros do Corpo de Bombeiros foi muito importante. “A integração com outros membros do CB fez muita diferença em um desafio como esse. Para nossa equipe foi um aprendizado diário. Só pelo fato de estarmos aqui já somos vencedores, por todo o conhecimento adquirido”, afirmou.

Leia Também:  Após novas chuvas, BR-277 volta a ter pista simples; liberação no km 39 pode ocorrer nesta quinta

“Foi muito bom poder rever juntos nesse desafio os colegas que ficam em outras regionais. Para nossa equipe, foi importante ter feito parte desta competição, pois somos uma equipe que atua na área administrativa da corporação, então procuramos realizar as provas com bastante calma, relembrando todas as técnicas e adquirindo um aprendizado maior”, disse o comandante da equipe CCB, 1º tenente Bruno Celso Esmanhotto.

COMPETIÇÃO – O projeto da corporação é dar continuidade na competição do Troféu Le Defi, para que seja realizada uma vez por ano, com um  número maior entre as equipes participantes. O Corpo de Bombeiros Militares do Paraná tem como objetivo promover a integração entre todos os Bombeiros Militares, buscando sempre melhorar a qualidade do serviço prestado à população paranaense.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Reforma de pontes e viadutos na Região Central recebe propostas de R$ 2,4 milhões

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  América vence o Internacional e conquista três importantes pontos no Brasileirão

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA