NOVA AURORA

PARANÁ

Encontros do MON para o público 60+ acontecem em 4 e 11 de junho

Publicado em

A edição de junho do programa Arte para Maiores (APM), do Museu Oscar Niemeyer (MON), destinado especialmente ao público com mais de 60 anos, terá como tema a exposição “Antes e agora, longe e aqui dentro”, em cartaz na Sala 11 e com curadoria de Galciani Neves. Para participar não é necessário conhecimento prévio em arte.

Os encontros acontecerão nos dias 4 e 11 de junho, das 14h às 17h, com visita mediada na mostra, seguida de uma oficina artística no Espaço de Oficinas, localizado no subsolo do MON. Será uma oportunidade para que os participantes explorem as diversas linguagens e os processos de criação artística presentes nas obras.

A participação é gratuita e pessoas com mais de 60 anos não pagam o ingresso do Museu. A inscrição antecipada é necessária e deve ser feita AQUI.

No dia 18 de junho, às 14h, será realizada uma videoconferência com a curadora Galciani Neves, em que os participantes terão a oportunidade de conhecer ainda mais detalhes sobre o processo conceitual que resultou na mostra.

ANTES E AGORA, LONGE E AQUI DENTRO – Com a proposta de estabelecer diálogos entre o acervo do MON e a arte contemporânea brasileira, a exposição apresenta mais de 100 obras produzidas por 44 artistas. Entre elas, estão pinturas, desenhos, fotos, esculturas, vídeos, áudios e instalações que reúnem técnicas variadas. Os trabalhos buscam discutir as relações indissociáveis entre corpo e território e os muitos modos de habitar, ser e registrar paisagens.

Leia Também:  Governo vai coordenar instalação de biodigestores para expandir a produção de proteínas animais

A partir de uma ampla pesquisa, foram escolhidas obras consideradas relevantes tanto para o contexto de produção artística de Curitiba quanto para a história da arte do Paraná e do Brasil. Dessa forma, celebram a diversidade do acervo do Museu e sua importância.

PROGRAMA – O tradicional programa Arte para Maiores tem como objetivo aproximar o público com mais de 60 anos do MON e da arte. Em 2019, conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Recentemente, em 2023, o programa foi selecionado e apresentado com destaque aos grupos de trabalho do I Encontro Nacional de Educação Museal, promovido também pelo Ibram, na Bahia.

SOBRE A CONVIDADA – Galciani Neves é curadora, professora e pesquisadora no campo das artes visuais. É graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-graduada em Design Gráfico pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac SP). Foi coordenadora da Escola Entrópica (Instituto Tomie Ohtake – SP) e trabalhou em instituições como a Fundação Bienal de São Paulo, Instituto Tomie Ohtake e Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia (MuBE).

Leia Também:  Mulheres do campo terão curso de inclusão digital para uso de smartphones

Atualmente, é docente do curso de Artes Visuais e da Pós-Graduação em Práticas Artísticas Contemporâneas na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e coordenadora da Bolsa IAC de pesquisa do Instituto de Arte Contemporânea. Além disso, realiza publicações e desenvolve projetos curatoriais que estabelecem diálogos entre arte, literatura e questões ambientais.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana.

No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Serviço:

Arte para Maiores – Exposição “Antes e agora, longe e aqui dentro”

Visita mediada e oficina

4 e 11 de junho

Das 14h às 17h

Espaço de Oficinas | Subsolo do MON

Videoconferência

18 de junho

Das 14h às 15h30

Link para inscrição: https://bit.ly/APMJunho2024

Museu Oscar Niemeyer

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba

www.museuoscarniemeyer.org.br

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Governo vai coordenar instalação de biodigestores para expandir a produção de proteínas animais

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Governo do Estado investe R$ 250 milhões na pavimentação de estradas vicinais

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA