NOVA AURORA

PARANÁ

Em Umuarama, panorama do Governo do Estado encerra encontro de cooperativas

Publicado em

Uma apresentação dos investimentos, programas e números relacionados ao Paraná encerrou nesta sexta-feira (11), em Umuarama, Noroeste do Paraná, o 64ª Encontro de Núcleos do Sistema Ocepar 2024. O tema foi abordado pelo secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, e incluiu desafios de produtividade, avanços em gestão e o ambiente próspero de negócios que podem ser aproveitados em planos futuros do setor cooperativista.

Promovido há 32 anos, o evento teve a participação do Governo do Paraná em todas as rodadas desta edição, que iniciaram na segunda-feira (7), e também compreendeu reuniões em Curitiba, Capanema e Palotina. A edição completa teve participação de 500 lideranças do sistema cooperativo do Paraná, com dirigentes de organizações do Centro-Sul, Sudoeste, Oeste, Norte e Noroeste e de sete segmentos: agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, trabalho, produção de bens e serviços e consumo.

“Estamos percorrendo o Paraná para acompanhar o crescimento econômico das cooperativas, para que o governo estadual saiba para onde estão indo os investimentos do setor, o que vai permitir planejar obras, trevos, infraestrutura e demanda de energia que o desempenho do setor exigem”, disse o secretário. “Onde tem cooperativa tem qualidade de vida, melhora o índice de desenvolvimento humano, então o Governo do Estado tem que apoiar e estar em sintonia com o setor”, ressaltou.

Leia Também:  Com exposições emblemáticas e retomada das aulas, Alfredo Andersen teve 2022 de retomada

O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, ressaltou a importância dos encontros e da presença do representante do Governo do Estado, que ajuda a apresentar o panorama de prosperidade do Paraná e a alinhar o investimento estatal ao do sistema cooperativo. “Esse encontro em outubro é voltado ao planejamento. Então, ter o secretário de Planejamento do Paraná nos ajuda a identificar onde podemos inserir bem os nossos projetos do cooperativismo”, disse ele.

O alinhamento, segundo o presidente da entidade, visa preparar o setor para uma perspectiva bem positiva para o ano que vem, após um 2023-2024 de menor faturamento, em função da quebra de safra.  As cooperativas paranaenses, segundo a Ocepar, recebem 64% do que se produz em grãos no Estado e congregam 143 agroindústrias em funcionamento.

Ricken disse que o cooperativismo do Paraná se diferencia de outros estados justamente pela capacidade de planejar e que o alinhamento ao planejamento estruturado e consistente do Estado situa o setor para que possa fazer novos investimentos.

Leia Também:  Com apoio do Estado, romaria deve atrair mais de 20 mil pessoas a Apucarana em 2025

“As cooperativas têm grande participação na economia do Paraná, então não podemos ficar fora desse planejamento do Estado. A presença do secretário estadual desta área facilita e mostra que o Governo do Estado entende a importância da previsão de investimentos”, disse.

PLANO – Recentemente, o Sistema Ocepar publicou o novo ciclo de planejamento estratégico da organização, o PRC300, que projeta, para 2026, um faturamento anual de R$ 300 bilhões pelas cooperativas paranaenses, investimento anual de R$ 7,8 bilhões em agroindústria, armazenagem e infraestrutura, e a geração de 154 mil novos empregos.

Os Encontros de Núcleos do Sistema Ocepar 2024 tiveram início na segunda-feira (7), em Curitiba, passando por Capanema e Palotina, seguindo para o encerramento em Umuarama.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Empreendedoras da Beleza: Curitiba e São José dos Pinhais terão novas turmas

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  DER/PR vai apresentar novos programas de conservação em audiência pública

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA