NOVA AURORA

PARANÁ

Em solenidade de posse, nova gestão do Conselho dos Direitos da Mulher é diplomada

Publicado em

A solenidade de posse e diplomação pública dos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/PR) para o período de 2023 a 2025 foi realizada nesta segunda-feira (30). O evento ocorreu no auditório da OAB/PR, que ficou lotado de mulheres, representantes do governo e da sociedade civil, com a participação da primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, e da secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte.

A eleição das novas representantes das organizações da sociedade civil para compor as 13 vagas deste Conselho, aconteceu no dia 11 de outubro, de forma digital. A nova gestão é composta por 13 conselheiras governamentais titulares e por 13 conselheiras titulares representantes da sociedade civil e iniciará seus trabalhos em novembro.

“Saio deste evento enriquecida pelas experiências e emoções que vivenciei. Quero expressar minha eterna gratidão a todas que estão aqui, compartilhando este momento comigo. Vocês serão os faróis que orientarão as políticas públicas e darão voz aos anseios de todas as mulheres. Juntas, em todos os poderes, alcançaremos os objetivos que tanto almejamos”, destacou Luciana.

Leia Também:  Última data do calendário do IPVA: vence nesta quarta a quinta parcela de carros com placas 9 e 0

De acordo com a atual presidente do Conselho, Mariana de Sousa Machado Neris, a eleição para a nova presidente do CEDM/PR será no dia 7 de novembro. Ela também fez um apanhado histórico da entidade, que foi criada em 1985, mas instituída por lei apenas em 2013. “Muitas das mulheres presentes neste auditório participaram da construção desses primeiros passos e podem celebrar os resultados obtidos até aqui”, disse Mariana.

A secretária da Semipi lembrou que esta foi a primeira vez que ocorreu a diplomação pública das conselheiras, o que, segundo ela, representa a valorização, o reconhecimento, o respeito e a gratidão do governo estadual a todas as paranaenses.

Leandre Dal Ponte destacou a importância das conquistas da Semipi, como a criação do Fundo Estadual da Mulher, a alocação de recursos no fundo e o estímulo aos municípios para a criação de fundos municipais. “Em um curto espaço de tempo, essas ações possibilitaram o repasse de recursos para todos os que se habilitaram”, afirmou.

“Embora haja um longo caminho pela frente, o brilho de cada uma de vocês é tão intenso, que juntas podemos mudar muitas histórias de vida. Todas fazemos parte de um mosaico, deixando um pedacinho de si e levando um pedacinho de cada uma. E é por isso que a secretaria tem trabalhado incansavelmente, contribuindo para fortalecer as vozes femininas no Paraná”, enfatizou.

Leia Também:  TaxiGov traz economia de R$ 1 milhão ao Estado no transporte de servidores

HOMENAGEM – Além da diplomação da nova gestão do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, durante o evento também foram homenageadas as conselheiras que estão deixando o cargo e as mulheres que já ocuparam a presidência do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher até o momento

PRESENÇAS – Participaram do evento, também, a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter; a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Maria Isabel Corrêa, representando a sociedade civil; a diretora de Igualdade Racial da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Clemilda Santiago Neto; a desembargadora Lenice Bodstein; a representante do Ministério Público – Núcleo de Promoção de Igualdade de Gênero, Ana Carolina Pinto Franceschi; a primeira subdefensora pública-geral, Olenka Lins e Silva, e as deputadas estaduais Cantora Mara Lima, Márcia Huçulak e Cloara Pinheiro, procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Com mais de 21 mil downloads, app Paraná Agro centraliza serviços para produtores rurais

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  De olho nos europeus, Paraná terá estande na feira de turismo em Madri

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA