PARANÁ
Em dois dias de votação, 23,5 mil pessoas participaram da consulta pública do programa Parceiro da Escola
Publicado em
7 de dezembro de 2024por

No segundo dia da consulta pública do programa Parceiro da Escola do Governo do Estado, 5,5 mil pessoas votaram em todo o Paraná. Somadas às 18 mil que participaram do pleito na sexta-feira (06), até agora 23,5 mil pessoas participaram da consulta, chegando a 23,5% do total.
Até agora, seis instituições de ensino atingiram o quórum mínimo de votos de 50% mais um. “O percentual ficou dentro do esperado, em razão da chuva que caiu em todo o Estado neste sábado. Com essas escolas atingindo o quórum mínimo, acreditamos que vamos alcançar nossa meta, que é uma participação maciça da comunidade escolar “, afirmou o secretário da Educação, Roni Miranda.
Até a segunda-feira (9) a Secretaria de Estado da Educação (Seed) estima que 86 mil das 100 mil pessoas aptas participem das votações. Elas representam pais e responsáveis, alunos com mais de 18 anos e servidores das 177 escolas em 98 municípios elegíveis para o programa, que tem o objetivo de promover a gestão administrativa das escolas incluídas por empresas do setor de educação.
MAU TEMPO – A chuva não impediu Jucelaine Rezende da Silva, mãe de um aluno do colégio Estadual São Braz, em Curitiba, de exercer o direito de escolha. “É o futuro dos meu filho que está em jogo. Não poderia deixar de estar aqui”, diz.
Os eleitores podem optar entre “Sim, aceito a implementação do Programa Parceiro da Escola” ou “Não, recuso a implementação do Programa Parceiro da Escola”.
O processo conta com a participação de três comissões consultivas: a Comissão Central é responsável por organizar as votações, a Comissão Regional do NRE ajuda a divulgar o processo, além de receber e manter sob sigilo as atas de votação, e a Comissão Consultiva Local, faz o acompanhamento in loco. Os votos são depositados em urnas, que serão lacradas e ficarão sob responsabilidade do diretor das instituições ao final do pleito.
A abertura das urnas será realizada no dia 9 de dezembro (último dia da consulta pública), de acordo com a Resolução 7.789/2024. Na segunda, a votação ocorre das 8h às 20h30.
LOCALIDADES – As escolas elegíveis ficam em Apucarana, Arapongas, Mauá da Serra, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Colombo, Pinhais, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Assis Chateaubriand, Nova Aurora, Barboza Ferraz, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Fênix, Luiziana, Nova Cantu, Roncador, Cascavel, Cianorte, Indianópolis, Jussara, Rondon, Tapejara, Bandeirantes, Nova Fátima, Curitiba, Dois Vizinhos, Nova Prata do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Matelândia, Medianeira, Santa Terezinha do Itaipu, Francisco Beltrão, Moreira Sales, Foz do Jordão, Guarapuava, Reserva do Iguaçu, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Prudentópolis, Rio Azul, Andirá, Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu, Diamante do Norte, Loanda, Nova Londrina, Planaltina do Paraná, Querência do Norte, Cambé, Ibiporã, Londrina, Porecatu, Prado Ferreira, Doutor Camargo, Maringá, Presidente Castelo Branco, Sarandi, Matinhos, Paranaguá, Pontal do Paraná, Cruzeiro do Sul, Paranavaí, Pato Branco, São João, Boa Vista do São Roque, Pitanga, Carambeí, Castro, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Diamante do Oeste, Guaíra, Mercedes, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Pato Bragado, São Pedro do Iguaçu, Santa Helena, Toledo, Cafezal do Sul, Francisco Alves, Perobal, Pérola, Umuarama, Cruz Machado, Arapoti e Jaguariaíva.
ESTRUTURA DO PROGRAMA – O programa Parceiro da Escola, sancionado em junho, tem como objetivo melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas estaduais por meio de parcerias com empresas especializadas em gestão educacional. A iniciativa prevê que as empresas parceiras assumam a responsabilidade pelo gerenciamento administrativo e pela terceirização de serviços, como limpeza e segurança.
As consultas públicas têm como finalidade avaliar a aceitação da comunidade escolar frente à parceria entre a gestão pública e privada das instituições de ensino. O objetivo é modernizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas estaduais, garantindo que professores e gestores possam focar no ensino.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
25 cidades do Paraná registraram a menor temperatura do ano nos últimos três dias
Published
7 minutos agoon
7 de abril de 2025By

A temporada de sopas, japonas e pantufas foi liberada neste fim de semana. 25 cidades registraram a menor temperatura do ano entre sábado (5), domingo (6) e esta segunda-feira (7). O ar frio vai permanecer ao longo desta semana no Oeste, Leste e na metade Sul do Estado, mas na região Norte as temperaturas devem chegar aos 30°C. Outro destaque da semana são os temporais no Interior, causados por áreas de instabilidade já entre a noite de segunda e a madrugada de terça-feira.
A menor temperatura foi em Palmas, no sábado: 5,9°C. Além de Palmas, no mesmo dia, outras 16 cidades tiveram a menor temperatura do ano até aquele momento: Altônia: 15,4°C; Antonina: 17,3°C; Cascavel: 13,5°C; Capanema: 14°C; Cruzeiro do Iguaçu: 14,1°C; Curitiba: 12,3°C; Foz do Iguaçu: 11,6°C; Francisco Beltrão: 11,2°C; Guaíra: 14,3°C; Loanda: 18,8°C; Palmital: 14,3°C; Pato Branco: 10,9°C; Ponta Grossa: 13°C; Santa Helena: 13,9°C; São Miguel do Iguaçu: 13,3°C; e União da Vitória: 12,6°C.
No domingo, Cascavel e Loanda registraram temperaturas ainda menores: 13,4°C e 17.9°C, respectivamente. Além destas duas cidades, outras cinco tiveram as menores temperaturas do ano até aquele momento: Apucarana: 14.9°C; Cianorte: 16.8°C; Maringá: 15.3°C; Paranavaí: 17.2°C; e Santo Antônio da Platina: 15.2°C.
Nesta segunda-feira, Cascavel e Loanda seguiram registrando recordes de temperatura mínima para 2025: 13.1°C e 17,6°C, respectivamente. Já Cianorte e Paranavaí tiveram o segundo dia de temperaturas mínimas recordes para 2025: 16.2°C e 17°C, respectivamente. Outras três cidades tiveram nesta segunda-feira as menores temperaturas do ano: Assis Chateaubriand: 15.9°C; Cândido de Abreu: 14.5°C; e Cerro Azul: 13.1°C.
PREVISÃO – A segunda-feira amanheceu com maior cobertura de nuvens no Centro-Sul, nos Campos Gerais e na faixa Leste do Paraná. “Alguns chuviscos ocasionais, algumas pancadas de chuva de fraca intensidade ao longo do dia devem dar lugar ao sol entre nuvens. No Interior o sol aparece já durante esta manhã, o que favorece o aquecimento durante o dia. No Norte e Noroeste as temperaturas máximas devem ficar ao redor dos 28°C a 30°C”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
A situação muda entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça. “Áreas de instabilidade avançam sobre as regiões Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná devido a formação de um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul, que já provoca chuva e temporais localizados. Ao longo de terça-feira estas instabilidades avançam por todas as regiões paranaenses, provocando pancadas de chuva pontualmente intensas, inclusive na Capital”, ressalta.
O tempo permanece instável na quarta-feira, com pancadas de chuva no Norte, Centro e Leste do Paraná. “Deve chover com mais intensidade na Capital. As temperaturas se elevam um pouco mais na faixa Norte, na divisa com São Paulo, onde devem chegar aos 30°C. No Oeste, Sudoeste e Sul, com a maior cobertura de nuvens e com o repique do ar mais frio as máximas não ficam tão elevadas com relação a segunda e terça-feira , ficando na faixa dos 23°C a 25°C”, detalha.
Esse ar frio continua na quinta-feira, trazendo temperaturas mínimas mais baixas que as do início da semana. No extremo sul, em cidades como Palmas e General Carneiro, a previsão de temperaturas mínimas na quinta é entre 8°C e 9°C. Na região de Pato Branco, Francisco Beltrão e Capanema, as mínimas ficarão entre 14°C e 15°C. Na capital, a previsão é de mínimas na faixa dos 15°C.
“As temperaturas se elevam um pouco mais no Noroeste e Norte do Estado. A influência do retorno deste ar mais frio não é tão pronunciada nestas áreas, que devem ter máximas na casa dos 31°C graus na quinta e na sexta-feira. O ar frio permanecerá na sexta na metade Sul do Estado, no Oeste e na Região Metropolitana de Curitiba, com mínimas mais baixas e o retorno da umidade, que deve favorecer maior cobertura de nebulosidade durante a manhã e a noite e alguns chuviscos ocasionais nestas regiões”, conta Furlan.
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.
Fonte: Governo PR

25 cidades do Paraná registraram a menor temperatura do ano nos últimos três dias

PCPR conclui inquérito e prende homem por tentativa de homicídio no bairro Cajuru

Assembleia vai criar comissão especial para acompanhar a implementação do Código Estadual da Pessoa com TEA

Assembleia Itinerante desembarca em Londrina nesta semana com amplo leque de serviços e atendimento à população

Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
PARANÁ


25 cidades do Paraná registraram a menor temperatura do ano nos últimos três dias
A temporada de sopas, japonas e pantufas foi liberada neste fim de semana. 25 cidades registraram a menor temperatura do...


Centro de Documentação e Arquivo da Unicentro recebem acervo de Nivaldo Krüger
O Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Arquivo Histórico de Guarapuava deram início...


Com 62 óbitos por Covid-19 em 2025, Secretaria da Saúde reforça importância da vacina
De janeiro a março deste ano, o Paraná registrou 12.945 casos e 62 mortes por Covid-19. O número de óbitos...
POLÍCIA


PCPR conclui inquérito e prende homem por tentativa de homicídio no bairro Cajuru
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) concluiu o inquérito e prendeu um homem, de 18 anos, pelo crime de tentativa...


PCPR apreende facas durante cumprimento de mandados de busca e apreensão em Jataizinho
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Polícia Científica do Paraná (PCP), apreendeu três facas e uma...


PCPR cumpre bloqueio de R$ 3 milhões em bens de grupo ligado ao tráfico
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) cumpriu ordens judiciais de bloqueio de contas bancárias e sequestro de bens móveis e...
ENTRETENIMENTO


Kaká e Carol Leite curtem domingo com as filhas em espetáculo: ‘Amo muito’
O ex-jogador de futebol Kaká, de 42 anos, e a esposa, a influenciadora Carol Leite, de 29 anos, aproveitaram o domingo...


Elaine Mickely e Cesar Filho comemoram 25 anos de casados em praia: ‘Elo perfeito’
Elaine Mickely, de 44 anos, e Cesar Filho, de 64 anos, estão em clima de lua de mel! O casal...


Mari Gonzalez, Bell Marques e a família dele visitam mesquita: ‘Vestimentas tradicionais’
Mari Gonzalez, de 31 anos, conheceu um novo ponto turístico durante a viagem que está fazendo com a família do...
ESPORTES


Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro
O Santos segue sem vitória no Campeonato Brasileiro após empatar em 2 a 2 com o Bahia neste domingo, na...


Cuiabá estreia na Série B com vitória de 1 a 0 sobre Volta Redonda
O Cuiabá estreou sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 diante do...


Flamengo vence o Vitória no Barradão pela segunda rodada do Brasileirão
Neste domingo, o Flamengo saiu vitorioso ao vencer o Vitória por 2 a 1, em partida válida pela segunda rodada...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
PARANÁ7 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Comissão de Fiscalização debate problemas nos setores de combustíveis e de distribuição de água
-
POLÍTICA PR5 dias ago
“Governo do Paraná libera dados sensíveis à fundação contratada sem licitação”, alerta líder da Oposição