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Em 2022, Agepar ganha novos servidos e avança na regulação de serviços públicos

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Em seu primeiro ano em nova sede, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Paraná (Agepar) obteve importantes conquistas em 2022. Não apenas em termos de estrutura, com a adequação do prédio às atividades de regulação e fiscalização, como também no que se refere ao desenvolvimento e capacitação de seus servidores.

As melhorias na sede foram necessárias para acompanhar o crescimento da Agência ao longo de 2022. Somente neste ano, foram convocados 14 servidores aprovados em concurso público, fortalecendo seu quadro funcional com profissionais especializados nas áreas de atuação da entidade.

Em paralelo, a primeira turma de servidores efetivos, formada por 12 profissionais, concluiu seu estágio probatório, adquirindo estabilidade.

Com o objetivo de promover a transferência de conhecimento e o desenvolvimento de toda a equipe, os servidores da Agepar participaram, de agosto a novembro, de uma capacitação de 100 horas sobre a Revisão Tarifária Periódica (RTP) da Sanepar, ministrada por uma consultoria especializada. Para complementar sua qualificação, eles também passaram por outros cursos, treinamentos e congressos.

O diretor-presidente da Agepar, Reinhold Stephanes, ressaltou que há dois anos tem sido tratada com prioridade a melhoria das condições de trabalho dos servidores, o que inclui ter uma estrutura física adequada e estimular o aprimoramento das inteligências de equipe.

“A mudança para a nova sede foi um passo importante para atingir esse objetivo, permitindo que tivéssemos espaço adequado para abrigar toda a equipe, com a chegada dos novos servidores”, disse.

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Ele acrescentou que foi um ano de muito trabalho, com tomadas de decisões muito importantes, sempre com a participação ativa da sociedade civil. “Com isso, a Agepar entra em 2023 ainda mais preparada para continuar buscando a excelência no âmbito da regulação e fiscalização dos serviços públicos delegados”, exaltou.

OUTRAS REALIZAÇÕES – Além do fortalecimento de seu quadro funcional, a Agência também reforçou seu compromisso com a transparência e a qualidade dos serviços públicos regulados, oportunizando que os cidadãos participem das tomadas de decisões, por meio de instrumentos de participação social.

Ao todo, em 2022, foram realizadas oito consultas públicas, duas tomadas de subsídios e uma audiência pública. Em todas essas ocasiões, as contribuições apresentadas pela população foram analisadas e, sempre que possível, incorporadas aos atos normativos elaborados pela equipe da Agepar.

Ampliando a abrangência de suas atividades, a Agência ainda firmou contrato inédito com a Prefeitura de Cascavel para regulação e fiscalização do serviço de manejo de resíduos sólidos no município.

O acordo atende uma disposição do Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece que “o titular dos serviços públicos de saneamento básico deverá definir a entidade responsável pela regulação e fiscalização desses serviços, independentemente da modalidade de sua prestação”.

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Outra importante iniciativa da Agência no ano de 2022 foi o lançamento de campanha de conscientização dos usuários da travessia da Ilha do Mel.

Além disso, também houve o aprimoramento de seu trabalho, com a participação no Programa QualiREG, uma iniciativa do UNOPS, escritório da ONU especializado em gestão de projetos, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

SOBRE A AGEPAR – A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) é uma autarquia em regime especial, criada para exercer a regulação, fiscalização e normatização dos serviços públicos operados por outras empresas, públicas ou privadas, visando assegurar a eficiência, qualidade e regularidade de sua prestação.

Atualmente, é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de transporte coletivo intermunicipal de passageiros; transporte de passageiros da Região Metropolitana de Curitiba; travessias marítimas, fluviais e lacustres (ferryboat de Guaratuba e travessia da Ilha do Mel); saneamento básico; distribuição de gás canalizado; e serviços públicos na área de trânsito (pátios veiculares).

Com a aprovação da Lei Complementar 222/2020, a Agepar também está apta a receber novas atribuições, incluindo entre suas competências outros serviços públicos delegados incluídos na Lei de Concessões ou leis específicas.

Fonte: Governo do Paraná

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Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

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O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

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“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

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IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

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