NOVA AURORA

PARANÁ

Em 10 anos, e-Protocolo do Governo soma 6 milhões de processos eletrônicos

Publicado em

O e-Protocolo, sistema digital de tramitação de processos do Governo do Paraná, celebra em 2024 uma década com mais de 6 milhões de processos eletrônicos tramitados. Além disso, dados de 2 milhões de processos físicos foram integrados ao sistema. A utilização da ferramenta digital traz celeridade nos assuntos de governo e proporciona economia ao poder público.

De acordo com levantamento do Arquivo Público do Paraná, responsável pela preservação de documentos históricos, o custo mensal para o armazenamento de 100 mil protocolos físicos é de R$ 41.259,60, levando em consideração os gastos com energia elétrica, pagamento de servidores e manutenção. Apenas em 2023, o Estado economizou cerca de R$ 660 mil com o uso do e-Protocolo. Entre janeiro e dezembro, 1,6 milhão de protocolos tramitaram pelo sistema.

Além dos benefícios econômicos, o e-Protocolo também se estabeleceu como uma ferramenta de diálogo entre o cidadão e o Governo do Estado. No último ano, o sistema registrou a abertura de 908,9 mil protocolos por parte dos cidadãos, representando 57% do total de processos que tramitaram no Estado.

Leia Também:  Detran-PR leva ações de educação para o trânsito à Expoingá 2023

“Essa interação direta demonstra a facilidade e a acessibilidade que o e-Protocolo proporciona aos cidadãos na busca por atendimento e serviços públicos”, afirma o secretário estadual da Administração e da Previdência, Elisandro Frigo.

PESQUISA – Em comemoração aos dez anos do e-Protocolo, a Secretaria promove uma pesquisa junto aos usuários da ferramenta. A intenção é colher feedbacks que possam indicar oportunidades de melhoria e aprimoramento. Os usuários podem participar da pesquisa clicando AQUI (para cadastrados no Google).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Estado e 45 prefeituras firmam adesão ao projeto de qualificação profissional gratuita itinerante

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Produção de biogás a partir da suinocultura gera renda extra para produtores do Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA