NOVA AURORA

PARANÁ

Educação financeira: alunos de Corbélia vivenciam realidade do mercado de trabalho

Publicado em

Os estudantes do Ensino Médio da rede estadual do Paraná contam com a Educação Financeira como componente curricular e têm aulas teóricas de introdução a temas como economia, como lidar com dinheiro, renda e planejamento. Dentro desse sistema, alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Duque de Caxias, em Corbélia, no Oeste do Estado, aceitaram uma proposta e, desde o dia 18 de março, participam de uma ação em parceria com a Agência do Trabalhador do município: uma simulação completa sobre como buscar um emprego. 

“Diante dos desafios do mercado de trabalho, é fundamental que os jovens estejam preparados desde cedo para enfrentá-los. Nesse sentido, a inclusão da Educação Financeira no currículo da rede estadual do Paraná já foi um passo importante. O lema do nosso colégio é educar e ensinar a viver. Então, as atividades foram para além da vida acadêmica”, destaca a diretora Nilcea Schwambach.

Ao longo da semana, os estudantes, que têm entre 17 e 20 anos, receberam a visita de técnicos da Agência do Trabalhador, aprenderam a elaborar um currículo, como se portar em uma entrevista de emprego, entenderam os critérios avaliados por recrutadores, e ainda receberam dicas até mesmo sobre o que dizer na hora da entrevista de emprego.

Dentre os critérios avaliados pela equipe de recrutadores, estavam, por exemplo, a pontualidade, o desempenho e comportamento na entrevista. Ao todo, cerca de 80 alunos participaram dessa atividade extracurricular, adquirindo experiência e habilidades essenciais para se destacarem em futuras seletivas de emprego. Foi o caso de Kauanny Eduarda de Andrade. “A experiência foi ótima. No início, eu estava um pouco tensa, mas os técnicos foram muito atenciosos com a gente e acabei ficando mais tranquila”, conta a estudante.

Leia Também:  Com foco em qualificação, 545 profissionais concluem residência técnica pelo Estado

ETAPAS – O projeto foi dividido em etapas. Num primeiro momento, os servidores da Agência fizeram rodas de conversas com as turmas e, em seguida, os estudantes simularam entrevistas de emprego. Nesta sexta-feira (21), a atividade foi na própria Agência, onde os alunos puderam acompanhar de perto o processo e efetivamente, entregar os currículos elaborados durante a ação. Os dados serão armazenados para oportunidades futuras.

Um dos professores responsáveis pela atividade, Élcio Vitalli, diz que o objetivo foi capacitar os alunos para uma gestão financeira eficaz, desenvolver habilidades essenciais além da preparação propriamente dita para o mercado de trabalho. “Para a maioria dos alunos, esse está sendo o primeiro contato com o processo de uma entrevista de emprego. As dicas de como montar um currículo e vivenciar esse momento são pontos fundamentais para prepará-los para esse importante passo para o mercado de trabalho”, diz. 

“Faz parte do objeto do componente curricular de Educação Financeira promover ações individuais e coletivas envolvendo os alunos”, acrescenta Eliane Devens, outra professora responsável pela iniciativa.

FUTURO – Na avaliação da diretora da Agência do Trabalhador, Daniella da Silva, o fato da escola ter tido a ideia de desenvolver esse trabalho com os alunos pode ser determinante para o futuro deles na hora de disputar vagas. “Quando os alunos estão bem preparados para entrevistas de emprego, suas chances de sucesso aumentam consideravelmente. A preparação adequada não só melhora a performance durante a entrevista. Ela também demonstra aos recrutadores que o candidato é sério, proativo e está pronto para o mercado de trabalho”, ressalta. 

Leia Também:  Visita ao Porto de Paranaguá abre encontro sobre logística, infraestrutura e transportes

Paulo Rafael Tavares, ex-aluno do colégio e atualmente chefe da Divisão de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Sala do Empreendedor da Prefeitura de Corbélia, afirma que a educação é um pilar fundamental no desenvolvimento de uma comunidade e preparar esses jovens para o ingresso no mercado de trabalho é uma necessidade do próprio poder público.

“Ações como esta fazem com que eles possam vivenciar experiências práticas e, assim, comecem a se preparar para esse momento importante na vida, além de desenvolverem habilidades e competências que contribuirão para o seu destaque no mercado de trabalho”, diz. 

Para o aluno Eduardo Henrique Zanatta, a experiência de passar por todo o processo, tanto na escola como na Agência, foi muito importante. “Com o que vivenciei nessa atividade, tenho certeza de que me sairei bem quando for participar de uma entrevista de emprego real”, completa. 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA – A inserção do componente curricular nas escolas pelo Governo do Paraná  ocorreu a partir do ano de  2021. O objetivo foi ajudar os jovens a organizar as finanças e a contribuir com o planejamento do orçamento familiar e o desenvolvimento de competências necessárias para o uso consciente do dinheiro, do gerenciamento e planejamento financeiro.

 O componente faz parte do currículo das Escolas da Educação em Tempo Integral, e das demais instituições dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mutirão oferece 1.300 oportunidades de estágio para estudantes nesta quarta-feira

Published

on

By

A Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda promove nesta quarta-feira (9) o Mutirão de Estágios – Aluno de Sucesso, em Curitiba. O evento vai oferecer mais de 1.300 vagas de estágio e jovem aprendiz, destinadas a estudantes a partir de 16 anos, matriculados no ensino médio, técnico ou superior.

As vagas são uma oportunidade para quem busca ingressar no mercado de trabalho, já que não há exigência de experiência prévia. A ação será realizada na Agência do Trabalhador Central de Curitiba, localizada na Rua Pedro Ivo, 503, das 9h às 16h.

Para participar, é necessário apresentar comprovante de matrícula (físico ou digital). As senhas de atendimento serão distribuídas até as 14h.

O secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo, destacou a importância do mutirão para estimular a empregabilidade entre os jovens. “Estamos criando pontes para que nossos jovens iniciem suas trajetórias profissionais. Essa é uma grande chance para quem está em busca do primeiro emprego e precisa de uma oportunidade para começar a construir sua carreira”, afirmou.

Leia Também:  Com apoio do Estado, UEM usa pivô central para capacitar alunos e técnicos em irrigação

Serviço:

Mutirão de Estágios – Aluno de Sucesso

Data: quarta-feira, 9 de abril

Horário: 9h às 16h (senhas até 14h)

Local: Agência do Trabalhador Central de Curitiba – Rua Pedro Ivo, 503

Exigência: comprovante de matrícula (físico ou digital)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA