NOVA AURORA

PARANÁ

Educação divulga resultado preliminar de classificados para o Ganhando o Mundo Diretor

Publicado em

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou nesta terça-feira (16) o resultado preliminar dos classificados ao Ganhando o Mundo Diretor – programa de intercâmbio para diretores da rede pública estadual de ensino, de iniciativa do Governo do Estado. A lista divulgada não configura chamada definitiva, sendo passível de recurso, que pode ser protocolado até esta quarta-feira (17). Passado o período de recursos e análise, a divulgação da classificação final, com os nomes dos diretores que irão ao Chile, ocorrerá na segunda-feira (22).

Neste ano, o programa, que já se consolidou como referência nacional após oferecer intercâmbios para estudantes e centenas de professores em países da América do Norte, Europa e Oceania, se expande e vai levar 100 diretores de instituições de ensino estaduais para uma formação pedagógica, de duas semanas, no Chile. O investimento do Governo do Estado nesta primeira edição é de aproximadamente R$ 5 milhões.

Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a escolha pelo Chile embasou-se no seu desempenho, que foi superior na América Latina no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), e à sua proposta de formação continuada de diretores, alinhada à prática pedagógica no contexto escolar.

Leia Também:  Paraná leva empresas do turismo para a feira FIT América Latina, em Buenos Aires

“Nossos diretores receberão formação de grandes especialistas em avaliação e acompanhamento de professores. O contato com essas diferentes abordagens pedagógicas e práticas de gestão escolar poderá inspirar inovações que beneficiem a comunidade escolar, contribuindo ainda mais para o fortalecimento da educação no Paraná”, disse.

GANHANDO O MUNDO – A primeira edição do programa Ganhando o Mundo aconteceu em 2022, quando 100 alunos fizeram um intercâmbio no Canadá. Na edição seguinte, outros 100 estudantes viajaram para a Nova Zelândia. No ano passado, o programa foi ampliado para professores da rede estadual, e também levou outros 40 estudantes para estudar por um semestre na França.

Em 2024, está acontecendo a maior edição do Ganhando o Mundo, com foco nos países de língua inglesa. Mil estudantes embarcaram para Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Inglaterra e outros 50 deverão embarcar em agosto para os Estados Unidos. Boa parte já desembarcou no Brasil neste mês de junho, com muitas histórias pra contar.

Leia Também:  Projeto de lei cria 105 cargos para novos comandos regionais do Corpo de Bombeiros

Em fase de convocações, o Ganhando o Mundo 2025 será a maior edição do programa e levará 1.200 alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil, com todas as despesas pagas. Participaram do processo seletivo 12 mil alunos e, do total de 1.200 vagas abertas, 1.100 já estão preenchidas.

No dia 25 de junho, a Secretaria da Educação do Paraná também divulgou as primeiras chamadas dos alunos para o programa Ganhando o Mundo Agrícola. Já estão disponíveis no site o edital com os nomes dos estudantes convocados em primeira chamada e o edital com a chamada complementar, trazendo os nomes dos convocados para substituir os primeiros desistentes.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Zezé Di Camargo e Luciano e Zé Felipe reuniram 101 mil pessoas na despedida do Verão Maior

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Museu Oscar Niemeyer oferece duas oficinas artísticas em dezembro

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA