NOVA AURORA

PARANÁ

Educação divulga lista preliminar das inscrições ao Ganhando o Mundo Diretor 

Publicado em

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) divulgou nesta segunda-feira (01) a relação das inscrições homologadas de candidatos ao Ganhando o Mundo Diretor, programa de intercâmbio, criado pelo Governo do Estado. Ainda neste ano, o programa vai levar 100 diretores das escolas estaduais para uma capacitação no Chile. A lista divulgada constitui homologação preliminar dos resultados obtidos no processo seletivo, não configurando a chamada definitiva, mas sim etapa intermediária. A divulgação do resultado final da homologação das inscrições acontecerá na próxima terça-feira (9). 

“O programa, que se tornou referência no país, depois de proporcionar intercâmbios em  países da América do Norte,  Europa e Oceania a alunos e a centenas de professores da rede estadual de ensino, agora chega aos nossos diretores. Uma grande alegria podermos oportunizar essa capacitação, desta vez tendo como destino a América do Sul”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. 

A previsão é que o primeiro grupo de diretores embarque a partir do mês que vem. As capacitações serão voltadas à gestão escolar em instituições chilenas. O investimento do Governo do Estado é de cerca de R$5 milhões.

O secretário Roni Miranda lembra que o Chile foi escolhido por ter o melhor desempenho da América Latina no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o PISA, e por possuir uma proposta de formação continuada de diretores escolares alinhada à prática pedagógica no contexto escolar. Além disso, possui uma boa estrutura de políticas públicas nas escolas, impulsionando a transformação de realidades no ensino. “Nossos diretores terão formação ministradas por grandes especialistas em avaliação e acompanhamento de professores, que acontecerá nas próprias instituições de ensino superior”, reforça o secretário.

Leia Também:  Junto à comunidade: Operação Rondon Paraná 2024 atende mais de 40 mil pessoas

A iniciativa é semelhante à realizada em 2023, quando 96 professores e pedagogos da rede estadual participaram de um intercâmbio na Finlândia e no Canadá para uma experiência de cerca de quatro semanas de formação continuada em instituições  de ensino superior daqueles países, que são modelos de educação para o mundo. 

GANHANDO O MUNDO – A primeira edição do programa Ganhando o Mundo aconteceu no ano de 2022,  quando 100 alunos fizeram um intercâmbio no Canadá. Na edição seguinte, outros 100 estudantes viajaram para a Nova Zelândia. No ano passado, o programa foi ampliado para professores da rede estadual, e também levou outros 40 estudantes para estudar por um semestre na França.

Em 2024, está acontecendo a maior edição Ganhando o Mundo, com foco nos países de língua inglesa. Mil estudantes embarcaram para Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Inglaterra e outros 50 deverão embarcar em agosto para os Estados Unidos. Boa parte já desembarcou no Brasil neste mês de junho, com muitas histórias pra contar. 

Leia Também:  Paraná é principal porta de entrada para maior parte do arroz importado pelo Brasil

Em fase de convocações, o Ganhando o Mundo 2025 será a maior edição do programa e levará 1.200 alunos da rede de ensino para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil, com todas as despesas pagas. Participaram do processo seletivo 12 mil alunos e, do total de 1.200 vagas abertas, 500 já estão preenchidas.

No dia 25 de junho, a Secretaria da Educação do Paraná também divulgou as primeiras chamadas dos alunos para o programa Ganhando o Mundo Agrícola. Já estão disponíveis no site da Pasta o edital com os nomes dos estudantes convocados em primeira chamada e o edital com a chamada complementar, trazendo os nomes dos convocados para substituir os primeiros desistentes.

Todo o custo do Ganhando o Mundo é arcado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação, incluindo a viagem, os cursos, a estadia, a alimentação, um seguro  e uma bolsa-auxílio para os intercambistas.  

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Junto à comunidade: Operação Rondon Paraná 2024 atende mais de 40 mil pessoas

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Doce e resistente, goiaba projeta Carlópolis com cultivo inovador e união de produtores

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA