NOVA AURORA

PARANÁ

Educação capacita técnicos pedagógicos para aplicação de IA no ensino da matemática

Publicado em

Nesta semana, 45 técnicos pedagógicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) se reúnem em Curitiba para participar da capacitação “KhanMigo para Melhoria do Aprendizado da Matemática”. O evento, promovido pela Secretaria da Educação, visa preparar os profissionais, que também atuam como embaixadores do componente de Matemática, a usarem a plataforma pedagógica KhanMigo, que será incorporada ao ensino de Matemática nas escolas a partir deste mês de agosto. Os técnicos deverão, depois, orientar as equipes pedagógicas de suas regiões. 

A plataforma, pioneira no Brasil, é uma extensão da já utilizada da ferramenta Khan Academy, implementada há dois anos na rede. A KhanMigo foi desenvolvida para enriquecer o processo educacional através do uso de Inteligência Artificial (IA) como “professor auxiliar”, proporcionando suporte individualizado aos alunos, respondendo dúvidas em tempo real e adaptando estratégias de ensino às necessidades específicas de cada estudante.

A plataforma já vem sendo utilizada desde julho em 100 escolas estaduais no formato de projeto-piloto. Agora, será disponibilizada para as turmas do nono ano de todas as escolas da rede estadual. A previsão é que até o mês de setembro a plataforma tenha sido incorporada à rotina de aprendizagem de cerca de 125 mil alunos.

De acordo com o secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o grande diferencial do KhanMigo é a utilização da IA como “tutor digital”, que guia o processo de resolução de problemas e criação de textos, incentivando a reflexão e a compreensão dos conceitos, sem fornecer respostas diretamente. Para ele, o mecanismo pode alavancar enriquecimentos significativos no processo educacional.

Leia Também:  Com ganhos salariais, Governo propõe valorização para os funcionários da educação básica

“O uso dessa nova tecnologia pode oferecer um ensino mais personalizado e eficaz, possibilitando que os alunos avancem em seus próprios ritmos e recebam suporte imediato, conforme suas necessidades”, destaca o secretário. Ele enfatiza que, além de beneficiar os alunos, a plataforma também oferece suporte aos professores, atuando como assistente no planejamento de aulas, atividades, avaliações e acompanhamento do desempenho dos estudantes, tanto em nível de turma quanto individualmente. 

“Com o KhanMigo, os docentes terão à disposição ferramentas mais avançadas para monitorar o progresso dos alunos, identificar áreas de dificuldade e ajustar suas estratégias pedagógicas, tornando o processo educacional mais abrangente, inclusivo e personalizado”, reforça Lorena Pantaleão, coordenadora do Departamento de Educação Digital da Seed-PR.

Segundo ela, a plataforma permite múltiplas aplicações em sala de aula, como revisão de conceitos, apoio na elaboração de planos de aprendizagem e avaliação da compreensão dos alunos. Ela reforça que, por este motivo, é essencial familiarizar e capacitar as equipes pedagógicas para a utilização da ferramenta, de modo a explorar ao máximo suas potencialidades.

Leia Também:  Continuação da revitalização da PRC-280 leva desenvolvimento às cidades do Sudoeste

“Ao finalizarem a capacitação em Curitiba, os técnicos dos Núcleos deverão orientar as equipes pedagógicas de suas regiões para que possam integrar a plataforma de maneira eficaz ao cotidiano escolar, garantindo que os professores estejam preparados para utilizar todos os recursos disponíveis e, assim, promover um aprendizado mais dinâmico e, consequentemente, fortalecendo o ensino da matemática no nosso Estado”, destaca.

PLATAFORMAS – A educação gamificada e o uso das plataformas pedagógicas como métodos essenciais ao apoio da aprendizagem dos estudantes e na mensuração do desempenho escolar foram destaque da rede estadual de ensino do Paraná no primeiro semestre de 2024. O investimento feito até agora, neste ano, foi de R$ 9,64 milhões.

Viabilizadas para facilitar a prática pedagógica, as plataformas digitais de aprendizagem incorporam variedade de recursos interativos, como vídeos e quizzes, ampliando as oportunidades educacionais e tornando a jornada de aprendizado mais envolvente, flexível e personalizada. Atualmente a rede estadual de ensino conta com recursos digitais, que vão de suporte à leitura, redação e inglês, até capacitação em tecnologia e ensino de matemática, além de sistemas de avaliação da aprendizagem.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Com ganhos salariais, Governo propõe valorização para os funcionários da educação básica

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Secretaria da Saúde registra mais sete casos confirmados de Monkeypox no Paraná

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA