NOVA AURORA

PARANÁ

Do navio para a praia: pela 1ª vez Ilha do Mel recebe turistas diretamente de cruzeiro

Publicado em

Pela primeira vez, cruzeiristas de diversos lugares do mundo desembarcaram diretamente na Ilha do Mel a partir de um navio fundeado na Baía de Paranaguá. A Portos do Paraná e a praticagem auxiliaram na definição do local de fundeio (ancoragem) do navio de cruzeiro Scenic Eclipse, que chegou ao Litoral paranaense nesta sexta-feira (28), trazendo 206 turistas e 185 tripulantes.

“Este é um momento histórico para o Paraná, que estimula o turismo caiçara. Para nós, como Autoridade Portuária, é uma honra oferecer condições estruturais para receber os visitantes e garantir a segurança da operação com o apoio e a fiscalização da Guarda Portuária”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Os guardas portuários atuaram em solo e em uma lancha, em conjunto com a Polícia Federal, monitorando a movimentação dos turistas, que saíram do navio em embarcações menores e seguiram até o trapiche. “Estamos fiscalizando e garantindo que toda a operação ocorra de forma segura, dentro dos parâmetros planejados”, afirmou o gerente-adjunto da Guarda Portuária, Ivan Plantes. A Polícia Militar, a Guarda Municipal e demais órgãos da prefeitura também apoiaram a ação. 

PASSEIOS – Os turistas do Scenic Eclipse conheceram o litoral paranaense por meio de dois passeios de lancha: um com visitas a ilhas próximas e outro que levou os visitantes a pontos turísticos da Ilha do Mel, retornando ao trapiche para uma caminhada pelas trilhas. “Eles visitaram a gruta, passearam pelas comunidades, conheceram os restaurantes e lojinhas de artesanato e subiram no farol, acompanhados de tradutores e guias credenciados, para aproveitar este dia maravilhoso”, explicou o agente de turismo Luiz Renato Branco Nascimento.

Leia Também:  Primeiro boletim da dengue do ano aponta 198 municípios do Paraná com casos confirmados

A maioria dos passageiros é do Canadá, Estados Unidos e Reino Unido. A norte-americana Kathy conheceu o Brasil pela primeira vez e buscava um dia de praia relaxante, já que “fugiu” da neve no estado de Iowa, nos Estados Unidos. “A praia é sempre uma boa ideia. O mês de março em Iowa é de neve e frio, e aqui estamos bem longe disso”, disse, sorrindo. Kate Loster, também norte-americana, percorreu as trilhas e se encantou com a Praia de Brasília. “Gostei muito das praias daqui, com certeza voltarei e trarei minhas amigas”, destacou.

PORTO DO PARANÁ NAVIO CRUZEIRO ANCORADO ILHA DO MEL

Antes de chegar ao Paraná, os passageiros estiveram em Punta del Este, no Uruguai, e em São Francisco do Sul, em Santa Catarina. As próximas paradas serão em Ilhabela, em São Paulo, e em três destinos do Rio de Janeiro: Paraty, Búzios e Ilha Grande.

“Ficamos felizes em ver navios de cruzeiro interessados em trazer seus viajantes ao nosso Litoral, pois isso mostra que as últimas temporadas tiveram impacto positivo e de fato chamaram a atenção. Tudo isso colabora com os planos do Governo do Estado de captar e atrair cada vez mais turistas para o Paraná”, afirmou o secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos.

O navio de cruzeiro Scenic Eclipse tem 168 metros de comprimento, 22 metros de largura e 114 cabines com varanda. A embarcação também conta com academia de ginástica, salão de beleza, spa, sala de yoga, dez restaurantes, oito bares e vários lounges.

Leia Também:  Estado e prefeitura de Curitiba levam ações de cidadania ao bairro Boqueirão na terça-feira

CRUZEIROS NO PARANÁ – O Porto de Paranaguá já recebeu duas temporadas de navios de cruzeiro, que trouxeram para o litoral mais de 58 mil pessoas. Em fevereiro deste ano, Paranaguá recebeu outro cruzeiro, o Vasco da Gama, vindo da Europa, que promoveu o desembarque de passageiros para passeios.

“O Estado tem se preparado cada vez mais para as operações de navios de cruzeiro no litoral, pois percebe o retorno positivo na economia, no turismo e no bem-estar da população. Em breve, estaremos no Seatrade , um dos maiores eventos de operadoras de cruzeiros do mundo, nos Estados Unidos, para apresentar o Paraná”, afirmou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.

Outra iniciativa voltada à expansão do turismo de cruzeiros está sendo conduzida pela Portos do Paraná. Em março, a equipe de engenheiros da Autoridade Portuária esteve no Tanque de Provas Numérico da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo para simular a atracação de navios de cruzeiro no berço 219. Os dados obtidos serão incluídos no projeto de implantação do berço preferencial para atracação de cruzeiros no Porto de Paranaguá.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Primeiro boletim da dengue do ano aponta 198 municípios do Paraná com casos confirmados

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Fim da contagem regressiva: temporada do pinhão começa dia 1º de abril no Paraná

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA