NOVA AURORA

PARANÁ

Diretores de hospitais do Norte Pioneiro debatem ajustes do fluxo hospitalar na região

Publicado em

Diretores técnicos e administrativos de 20 hospitais do Norte Pioneiro, da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, reuniram-se nesta sexta-feira (19) para aprimorar o atendimento das unidades hospitalares na região. Os profissionais tiveram a oportunidade de alinhar e atualizar os fluxos de atendimentos dos pacientes, rever orientações quanto aos internamentos, faturamento e rotinas pertinentes ao cotidiano hospitalar.

Grande parte dos hospitais são credenciados pelo Estado e por isso a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promoveu este reforço no aperfeiçoamento dos serviços realizados nos hospitais. Além disso, também foi feito o levantamento das necessidades administrativas e a programação de outros treinamentos no decorrer deste ano. Cinquenta e oito profissionais participaram do encontro.

Os representantes dos 20 hospitais presentes na reunião são referência para mais de 300 mil pessoas que se beneficiam do SUS, de 22 municípios de abrangência da 19ª RS.

HOMENAGEM – A diretora do Hospital Regional do Norte Pioneiro, unidade própria do Estado, em Santo Antônio da Platina, foi homenageada durante a reunião. Marcia Villas Boas representou o hospital pela experiência bem-sucedida em seus atendimentos que conferiu, no fim do ano passado, a classificação de Alta Conformidade (concedida pela Anvisa) e este ano a certificação de Adesão Plena às Práticas de Segurança do Paciente (concedida pela Sesa).

Leia Também:  UEPG divulga aprovados no Processo Seletivo Seriado 3 nesta quinta-feira

“Recebemos essa certificação que nos deu respaldo de que estamos no caminho certo, prestando melhor atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Priorizamos a segurança do paciente e agora repassamos o que dá certo aos demais hospitais, para a melhoria da qualidade dos atendimentos”, enfatizou.

ESTRATÉGIAS – As certificações e classificações são estratégias nacional e estaduais para a promoção da cultura da segurança, com análise na gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde. As práticas podem evitar erros e acidentes.

O Hospital Nossa Senhora da Saúde, na mesma região, também apresentou a experiência da implantação do núcleo de segurança do paciente. “Esse encontro é muito importante para o alinhamento entre os profissionais que atuam diretamente nos hospitais, pois trata diretamente de serviços essenciais ofertados à população”, ressaltou João Luccas Venturini, diretor da 19 ª Regional de Jacarezinho.

Fonte: Governo PR

Leia Também:  Licitação da reforma de 42 pontes no Noroeste e Centro-Oeste avança nova etapa

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Licitação da reforma de 42 pontes no Noroeste e Centro-Oeste avança nova etapa

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Governador inaugura conjunto com 60 moradias em Atalaia

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA