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Diretores da Sanepar participam de encontros em Londrina para detalhar obras e serviços

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A Sanepar tem em Londrina, no Norte do Estado, mais de R$ 345 milhões em obras em andamento e a licitar ainda em 2023. São investimentos para ampliar os sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, em todas as regiões da cidade e também em distritos. Os empreendimentos foram apresentados nesta quarta-feira (25) para secretários municipais e vereadores durante reunião na prefeitura.

Os diretores administrativo, Fernando Guedes, e de Operações, Sérgio Wippel, junto do gerente de Novos Negócios da Companhia, Anderson Coelho, e do gerente-geral da Sanepar na Região Nordeste, Gil Gameiro, deram detalhes de todas as obras planejadas para atender indicadores e metas estabelecidas em contrato.

Os vereadores Chavão e Jessicão, ele presidente e ela membro da Comissão Especial (CE) de Fiscalização da Sanepar da Câmara de Londrina, reconheceram a evolução nos serviços de recomposição de pavimentos feitos por terceirizadas da Companhia.

O secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, conduziu a reunião que contou com representantes de sete secretarias municipais e da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar). “Foi um encontro proveitoso, apontando para onde podemos melhorar”, disse ele.

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O prefeito Marcelo Belinati recebeu os diretores da Sanepar em seu gabinete e ponderou sobre as demandas da população e o grande volume de obras da Sanepar em andamento. “A cidade está crescendo de forma muito acelerada. Temos muitas indústrias chegando e precisamos realmente que a Sanepar nos atenda com a estrutura necessária”.

OBRAS – Mais de uma dezena de obras da Sanepar estão em execução em Londrina, entre elas a ampliação do sistema de abastecimento de água, com a construção de quatro centros de reservação, localizados nas zonas norte, sul e leste.

Os distritos da Warta, Guaravera, Irerê, Maravilha e Selva também têm obras importantes, com novos poços, reservatórios, adutoras e redes de distribuição. A Sanepar está investindo, ainda, na capacidade de coleta e na qualidade do tratamento de esgoto na cidade. Isto inclui dar destino ao lodo, com a geração de biogás.

Fonte: Governo PR

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Com 70% das ações executadas, programa Paraná Urbano III entra na reta final

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Representantes da Secretaria de Estado das Cidades se reuniram nesta quarta-feira (9), em Curitiba, com o chefe da Missão de Supervisão do Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Melhorias de Infraestrutura Municipal – Paraná Urbano III (BR-L1520), Jorge Silva Herreros, que é especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participaram da reunião o secretário das Cidades, Guto Silva, e a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

A reunião definiu um cronograma de conclusão do Paraná Urbano III, que foi assinado em 2020 e já teve 77% dos componentes executados. O prazo final é abril de 2026. São três componentes: o primeiro, mais institucional, com recursos para os municípios contratarem Cadastro Territorial e Plano Diretor, e um segundo voltado à infraestrutura, como pavimentação, praças, o Centro de Idosos, Centros de Referência e outras obras. O terceiro componente é o fortalecimento do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O empréstimo é de US$ 118 milhões.

Entre os projetos concluídos e em andamento que levam a este nível de execução estão, por exemplo, a revisão do plano diretor municipal de Itambaracá e Japurá; a instalação de sistema solar fotovoltaico em Pato Branco; a pavimentação de vias com requalificação urbana em Pitanga; a implantação de rede de iluminação pública em LED em Araruna; e a reforma de ginásio de esportes em Verê, entre outras obras.

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“Foi uma reunião importante com o BID, que já tem uma tradição de parceria com o Paranacidade, com a Secretaria das Cidades, pelos diversos projetos que ajudam no fortalecimento e no desenvolvimento dos municípios do Paraná”, disse o secretário. “E mais importante do que o recurso do BID é essa jornada de aprendizagem, de protocolos, de formato de políticas públicas, que ajudam a gente a aperfeiçoar nossos mecanismos, a calibrar as políticas públicas”.

“Estamos analisando todos os pontos para que, juntos, possamos fazer os ajustes necessários. Vamos supervisionar as atividades em execução, com foco no cumprimento dos produtos críticos de cada componente, revisar ações a serem realizadas e posicionarmos o BID sobre os trabalhos que já estão sendo contratados”, complementou Camila.

Até o momento esse trabalho mostrou que a cada R$ 1 milhão investido no Paraná em obras públicas urbanas são gerados 42 novos empregos.

Fonte: Governo PR

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