NOVA AURORA

PARANÁ

Diretores da Sanepar apresentam PPP a prefeitos das regiões Centro-Leste e Oeste

Publicado em

Diretores da Sanepar fizeram nesta semana um detalhamento das Parcerias Público-Privadas (PPP) que serão contratadas para o atendimento em esgotamento sanitário de 112 municípios do Paraná. A apresentação, por videoconferência, foi dirigida a prefeitos, secretários municipais e equipes técnicas dessas cidades.

Os leilões dos três lotes da PPP para as regiões Centro-Leste e Oeste do Paraná serão realizados na quarta-feira (22) na B3, em São Paulo. O escopo das contratações prevê obras, operação e manutenção de coleta e tratamento de esgoto.

Esta é a segunda PPP da Sanepar com o objetivo de cumprir a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento de atender 90% da população com serviços de coleta e tratamento de esgoto até o ano de 2033. Os lotes em disputa são formados por 36 municípios da Região Centro-Leste, 48 da Região Oeste e 28 também da Região Oeste.

A previsão é que os investimentos sejam de quase R$ 3 bilhões em obras de implantação e ampliação dos serviços e mais R$ 3 bilhões em operação e manutenção dos sistemas, por um prazo de 24 anos.

Leia Também:  Tecpar promove evento para empresas que buscam certificação em biodiversidade

“Serão beneficiadas cerca de 900 mil pessoas. Estamos confiantes de concluir esta etapa da contratação o mais rápido possível para levar saúde pública a esses municípios também o mais breve possível”, afirmou o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile.

O diretor Comercial da Sanepar, Toco Zanetti, esclareceu que o relacionamento dos municípios e dos clientes continuará sendo o mesmo, feito diretamente com a Sanepar. “A opção pela PPP é para acelerar as obras. Com essa parceria, a Sanepar vai levar esgotamento sanitário a todos os municípios no prazo previsto pela lei”, disse.

A Sanepar fará o acompanhamento e o monitoramento das obras e dos serviços prestados pelos novos parceiros. “Nesta modalidade de contratação teremos economiza de escala e maior rapidez, com a possibilidade de que novas tecnologias e soluções sejam apresentadas por esses parceiros”, afirmou o diretor de Operações, Sérgio Wippel.

“O diferencial do contrato é que incentiva a busca pelo melhor serviço, uma vez que prevê o pagamento por desempenho”, destacou o diretor de Inovações e Novos Negócios, Anatalício Risden Júnior.

Segundo a secretária-geral das Microrregiões de Água e Esgoto da Secretaria estadual das Cidades, Márcia de Oliveira de Amorim, o Governo do Estado irá acompanhar todo o processo e continuará à disposição dos municípios para o esclarecimento de dúvidas. “A Sanepar é uma empresa de referência do saneamento no País pela excelência de seus serviços. Temos certeza de que essas obras irão movimentar as cidades”, disse.

Leia Também:  Chocolates colocam Paraná em boa posição em consumo, emprego e renda

A engenheira especialista de Inovações e Novos Negócios da Sanepar, Marisa Capriglione, que coordena o processo da PPP, explica que o contrato de PPP tem nove indicadores de desempenho.

“Na área operacional, os índices avaliados serão de refluxo de esgoto, prazo de execução de serviços e extravasamento de esgoto; na área de atendimento à população, são de reclamação dos usuários e reclamação de pavimentação; na área ambiental, regularidade ambiental e conformidade do padrão esgoto; e na área de obras, atendimento com serviço de esgoto e vistorias realizadas”, disse.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Saúde capacita profissionais do Noroeste no manejo de serpentes, aranhas e escorpiões

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA