NOVA AURORA

PARANÁ

Diretor da Sanepar recebe equipe de robótica que conquistou prêmio nos EUA

Publicado em

A equipe curitibana de robótica Osíris, que conquistou no começo de junho um prêmio internacional no maior torneio de robótica do mundo, a Liga Anual First Lego (WPI Annual First Lego League), esteve quinta-feira (20), na sede da Sanepar para agradecer o patrocínio que permitiu a participação do grupo na competição, realizada de 7 a 9 de junho, na cidade de Worcester, em Massachusetts, nos Estados Unidos.

A viagem também teve patrocínio da Celepar e da Fomentos Paraná, ambas do Governo do Estado. Antes de viajar, a equipe Osíris visitou a sede da Celepar, quando foram recebidos pelo diretor-presidente Gustavo Barbosa.

O grupo conquistou o segundo lugar da Champions Awards, categoria que premia as cinco equipes de melhor desempenho. Concorreram 108 times de 38 países, sendo dois do Brasil – a Osíris e outro de São Paulo. O campeonato é promovido pela First, ONG fundada em 1989, nos Estados Unidos, com o objetivo de estimular em jovens estudantes o interesse pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. No Brasil, a organização existe desde 2004, na categoria Challenge (9 a 15 anos), hoje operada pelo Sesi (Serviço Social da Indústria – Departamento Nacional).

“Agradecemos o Governo do Estado e a Sanepar pela oportunidade de termos representado o Paraná no torneio. O patrocínio além de permitir a nossa participação é um incentivo e um crédito ao nosso projeto que foi considerado um dos melhores do mundo. O Governo do Paraná já é um incentivador ao investir em aulas de robótica na rede pública”, disse Wellingthon dos Santos Matte, um dos técnicos da equipe.

Leia Também:  Governador apresenta projetos em infraestrutura e ações para prevenção a eventos climáticos

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, que recebeu o grupo, disse que a Companhia se sente orgulhosa por ter sido representada por uma equipe vencedora. “Vocês estão de parabéns. Atualmente, a sociedade carece de bons exemplos de dedicação e retidão”, afirmou.

A Osíris é uma equipe de garagem, ou seja, não está vinculada a nenhuma instituição. Os cinco estudantes que participaram têm de 13 a 16 anos e são de quatro escolas estaduais e uma particular do Paraná. São eles: Nicoly Souto Machado, Ana Carolina Machado Marciano, Manuella Reckziegel, Gabriel Loureiro Martiliano e Tomaz da Maia de Lima. A equipe reúne estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Etelvina Cordeiro Ribas, do Colégio Estadual Máximo Atílio Asinelli, Sesc São José, Colégio Social Madre Clélia e Colégio Alto Padrão.

“As cinco equipes premiadas no Champions Awards são aquelas que fizeram um projeto muito bom, bem-estruturado, com aplicação e testes com usuários, design eficiente, boa pontuação na parte do robô executando as missões, além de se organizarem muito bem como equipe e praticarem os valores da First”, diz Rodrigo Teleginski Vidal, outro técnico da Osíris. “É uma conquista incrível e inédita no Paraná”, destaca.

Leia Também:  Estado entrega 38 carros para Agricultura fortalecer atendimento aos produtores

PROJETO – O projeto desenvolvido pelo grupo e que ganhou o prêmio é uma placa controladora peitoral e motores de vibração com o objetivo de diminuir dificuldades enfrentadas por idosos com capacidade motora reduzida ao praticar fisioterapia e dança. Com essa ideia, venceram o Festival Sesi de Educação, evento realizado em Brasília, competindo entre 100 equipes, de 22 estados, e conquistaram a vaga para o torneio internacional.

Segundo Wellington, os estudantes identificaram durante a pesquisa que a dança é um hobby relevante para a população idosa. Eles perceberam, porém, que essas pessoas podem se sentir desestimuladas a manter o hobby devido à perda da memória muscular. O projeto, então, estimula a permanência dos idosos nessa prática, que representa para eles um estímulo físico e cognitivo, além de promover as relações sociais.

Wellinghton, que é estudante de Engenharia Mecânica, e o analista em Sistemas de Informação, e Rodrigo Teleginski Vidal, que já participaram de torneios de robótica, criaram a Osíris em 2020, numa garagem no bairro Cajuru a fim de estimular a participação de crianças e adolescentes em projetos de robótica. O processo seletivo prioriza alunos das escolas públicas, que estejam interessados em participar da proposta.

São selecionados por ano até 10 estudantes que recebem conteúdos de Ciência, Tecnologia e Iniciação Científica, diariamente, no contraturno das aulas dos alunos durante a semana e nos fins de semana, incluindo o período das férias escolares.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Justiça endossa projeto de intercâmbio de estudantes Ganhando o Mundo

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Estado entrega 38 carros para Agricultura fortalecer atendimento aos produtores

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA