PARANÁ
Dia da Biodiversidade: Tecpar apoia empresas em ações de conservação do meio ambiente
Publicado em
22 de maio de 2024por
Itajuba TadeuNesta quarta-feira, 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, para alertar a população mundial sobre a importância da conservação da diversidade biológica. No Brasil, empresas que buscam minimizar os impactos de suas atividades sobre o meio ambiente contam com o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para desenvolver ações sustentáveis.
Desde 2012, o Tecpar é credenciado para realizar auditorias no processo de obtenção da Certificação LIFE, reconhecimento concedido pelo Instituto LIFE a organizações comprometidas com a biodiversidade. A iniciativa é voltada para empresas que promovem ações voluntárias e efetivas de conservação do meio ambiente, contribuindo para a manutenção de áreas naturais, processos ecológicos e serviços ecossistêmicos.
“A Certificação Life é um processo voluntário, no qual o Tecpar atua como organismo certificador independente. A proposta é avaliar os impactos da organização à biodiversidade, e propor ações para a mitigação ou compensação destes impactos”, afirma o gerente do Tecpar Certificação, Fábio Corrales.
A diretora executiva do Instituto LIFE, Regiane Borsato, avalia de forma muito positiva esta parceria de mais de uma década com o Tecpar, que atua como órgão certificador independente. “Estabelecida desde a criação do Instituto LIFE, esta parceria foi estratégica para nossa evolução. Graças a ela, a metodologia pôde ser testada e aprimorada durante as auditorias-piloto de avaliação das empresas, e durante toda a fase de desenvolvimento, teste e maturação da ferramenta e dos processos”, destaca.
METODOLOGIA – A metodologia da Certificação LIFE possui requisitos técnicos que abrangem a gestão ambiental corporativa e ações efetivas de conservação da biodiversidade. É adaptável a empresas de qualquer porte ou setor, e a todos os setores da economia.
A gestão ambiental e os impactos da organização à biodiversidade são avaliados por meio de um sistema de pontuação. O objetivo é propor uma quantidade mínima de ações de conservação que deverão ser realizadas para obter a certificação. Todas as ações adotadas pela empresa para redução de impactos ambientais são registradas em um sistema informatizado.
Para o cálculo do impacto são considerados aspectos como a geração de resíduos, emissões de gases de efeito estufa, consumo de água, uso de energia e ocupação da área. A hierarquia de gestão de impactos obedece às seguintes etapas: evitar, reduzir, mitigar, recuperar e compensar.
- Arranjo de pesquisa de universidades do Paraná estuda emergência climática
-
Estado lança edital do Parque Tecnológico da Saúde do Tecpar em Maringá
CERTIFICAÇÃO – Após a implantação das diretrizes estabelecidas, os auditores verificam se todos os requisitos para obtenção da certificação foram atendidos. Se a organização atender aos Indicadores LIFE de gestão e suas ações de conservação atingirem o desempenho mínimo para compensar a pressão exercida pela empresa, o Tecpar concede oficialmente a Certificação LIFE. O documento tem validade de cinco anos, com auditorias anuais de acompanhamento.
Atualmente seis organizações brasileiras possuem a Certificação LIFE concedida pelo Tecpar. São elas: Gaia, Silva, Gaede & Associados, certificada há 10 anos; C-Pack Creative Packaging, de Santa Catarina; Grupo Boticário; Itaipu Binacional; Posigraf; e JTI Processadora de Tabaco, primeira empresa do setor do agronegócio a obter a certificação.
BENEFÍCIOS – Além de contribuir para a preservação da biodiversidade, a Certificação LIFE é um diferencial competitivo importante para as empresas, porque comunica ao mercado seu posicionamento e o compromisso com a biodiversidade.
Regiane pontua que as empresas estão cada vez mais sendo pressionadas para comprovarem que estão atuando de forma responsável e na busca pela sustentabilidade. Ela destaca que além da robustez técnica que existe por trás da metodologia para a Certificação LIFE, o reconhecimento também possibilita a emissão de Créditos de Biodiversidade.
“A certificação disponibiliza métricas de biodiversidade compatíveis com os principais índices financeiros e iniciativas corporativas de sustentabilidade. Além disso, as empresas certificadas passam a contar com um sistema de gestão ambiental qualificado, com o olhar voltado para biodiversidade, que as orienta nos processos de tomada de decisão e direcionamento dos investimentos”, salienta.
No site do Tecpar é possível saber mais detalhes sobre a auditoria e o processo para obter a Certificação LIFE.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina
Published
43 minutos agoon
7 de abril de 2025By

O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros dias de ExpoLondrina 2025. O espaço, uma parceria do Seagri com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), é composto por diversos ambientes que visam difundir tecnologias e inovações para o meio rural, apresentar as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e promover o desenvolvimento rural sustentável.
Vagner Santos Alexandre, construtor autônomo, visita o espaço todos os anos com a família e afirma que melhora a cada ano. “A gente tem percebido que cada vez mais vem melhorando a organização do ambiente. É um entretenimento para a criança e também um espaço para lazer para os pais” afirma. A expectativa é que o local receba cerca de 200 mil pessoas durante todo o evento, que termina no próximo domingo (13).
O prefeito da via Rural Smart Farm, Wagner Santos, falou da proposta do espaço. “A Via Rural Smart Farm, que muitos conhecem por Fazendinha, tem o intuito de trazer as pessoas para poder conhecer um pouco daquilo que nós desenvolvemos, o que nós entregamos para a sociedade”.
Segundo ele, os estudantes têm muito aprendizado ao visitar o espaço. “Eu digo para os estudantes que fazem estágio aqui com a gente, que trabalham aqui com a gente, que nos auxiliam, que é uma verdadeira universidade a céu aberto”.
VIA RURAL – A rota, instalada na ExpoLondrina, reúne pelo menos 21 atrações do mundo agro, desenvolvidas para informar, alertar e prevenir sobre diversos riscos que a agropecuária está exposta.
A rota inicia com uma apresentação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), mostrando as ações do Estado para a comunidade rural, por meio de extensão e pesquisa, para otimizar as produções pelo Estado.
Outra parada é no Café Qualidade Paraná, que mostra as etapas de preparação de um café de qualidade, desde os tipos disponíveis para cultivo, até a torração e moagem. Além de uma comparação no aroma e aparência dos cafés.
A área de Manejo e Conservação de Solo é uma parceria do IDR-Paraná, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Embrapa para mostrar os diferentes tipos de solo, os benefícios, as diferenças, os processos de erosão em lugares com e sem cobertura, além de uma simulação gráfica dinâmica de relevo de solo.
A Adapar aproveitou o espaço para disseminar também algumas informações sobre a raiva, sobre os morcegos que transmitem a doença e algumas dicas de como prevenir a contaminação tanto em humanos quanto em animais.
No caminho também há o espaço da sericicultura, que mostra os processos de crescimento e alimentação do bicho-da-seda, com demonstração das lagartas vivas, para chegar até a idade final e começar a produzir o casulo de seda. É mostrado também o processamento dos casulos até a produção de tecidos.
Na aquicultura, o IDR-Paraná apresenta os processos de tratamento da água de forma sustentável mantendo a saúde e crescimento dos peixes, os tipos de tanque e peixes de diversos tamanhos para demonstração.
A área de fruticultura e olericultura traz os diferentes tipos de plantio, as opções alternativas como o uso de microalgas e demonstração das principais pragas e parasitóides agrícolas. A agricultura familiar também faz parte da rota. O restaurante rural apresenta pratos e bebidas especiais de produtores familiares. A área de agroindústrias familiares traz produtos do ramo, como queijos, embutidos, alimentos desidratados e muito mais.
O espaço de turismo rural mostra algumas das rotas criadas pelo IDR-Paraná que são destaque no Estado, como a Rota do Queijo, Rota do Vinho e a Rota da Erva-mate, que ainda está em processo de criação.
Além disso, inclui empresas juniores e projetos de extensão da UEL, informações e alertas sobre a bovinocultura, espaço de demonstração de promoção e saneamento rural, o mundo das sementes, que apresenta a diversidades de sementes disponíveis no Estado, incluindo as sementes crioulas, amostra de tratores do programa Trator Solidário e um espaço dedicado a informações da Fetaep.
A Via Rural Smart Farm pode ser visitada até o dia 13 de abril, das 8h às 17h durante a semana e das 9h às 19h nos finais de semana.
Fonte: Governo PR

Obrigatoriedade de acostamento em rodovias do Paraná avança na Assembleia

Deputado Goura (PDT) destaca a aprovação do PL da concessão da Pedreira do Atuba como parque multiuso

Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar

Bruna Griphao exibe shape trincado em ensaio na praia: ‘É sempre mágico’

Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes
PARANÁ


Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina
O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros...


Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes
As ações do programa Bons Olhos Paraná, que vai realizar 67 mil consultas e exames oftalmológicos em estudantes das redes...


Municípios já podem aderir a incentivo de R$ 159 milhões para crianças e adolescentes
Os municípios Paraná já podem formalizar a adesão ao incentivo financeiro do Governo do Estado que destina R$ 159 milhões...
POLÍCIA


PCPR prende homem em flagrante por violência contra mulher em Curitiba
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 50 anos, por violência contra mulher no contexto...


PCPR prende homem em flagrante por maus-tratos a animais na Capital
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem pela prática do crime de maus-tratos aos animais e...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Ponta Grossa
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 38 anos, suspeito do homicídio que vitimou Leandro de...
ENTRETENIMENTO


Bruna Griphao exibe shape trincado em ensaio na praia: ‘É sempre mágico’
Bruna Griphao, de 26 anos, compartilhou em suas redes sociais, nesta segunda-feira (7), um álbum de fotos de sua viagem...


Ana Clara Winter faz topless em ensaio fotográfico ousado: ‘Abraça te inteira’
Ana Clara Winter, fez topless para um ensaio fotográfico . Nas imagens, assinadas pela fotógrafa Julia Neves, a atriz aparece...


De topless, Alinne Moraes impressiona com ensaio sensual na web: ‘Obra de arte’
Alinne Moraes, de 42 anos, impressionou seus internautas, no último domingo (6), ao compartilhar em suas redes sociais um ensaio...
ESPORTES


Santos empata em 2 a 2 com Bahia e sofre vaias na Vila Belmiro
O Santos segue sem vitória no Campeonato Brasileiro após empatar em 2 a 2 com o Bahia neste domingo, na...


Cuiabá estreia na Série B com vitória de 1 a 0 sobre Volta Redonda
O Cuiabá estreou sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro com uma vitória por 1 a 0 diante do...


Flamengo vence o Vitória no Barradão pela segunda rodada do Brasileirão
Neste domingo, o Flamengo saiu vitorioso ao vencer o Vitória por 2 a 1, em partida válida pela segunda rodada...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
POLÍTICA PR7 dias ago
Comissão de Fiscalização debate problemas nos setores de combustíveis e de distribuição de água
-
POLÍTICA PR5 dias ago
“Governo do Paraná libera dados sensíveis à fundação contratada sem licitação”, alerta líder da Oposição
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Questão indígena merece tratamento prioritário diz deputado Goura (PDT) em seminário na OAB-PR