NOVA AURORA

PARANÁ

Dia D da vacinação será em 10 de maio; força-tarefa nas escolas começa na segunda

Publicado em

Foram definidos nesta quarta-feira (9) o Dia D de Multivacinação e o início da vacinação nas escolas. O Dia D, mobilização estadual, está marcado para o próximo dia 10 de maio, com foco nas vacinas contra a gripe (Influenza), Covid-19 e Febre Amarela, mas também estarão disponíveis as demais vacinas de rotina. Os municípios se comprometeram a atualizar as carteiras de vacinação e reforçar a proteção contra as diversas doenças.

Em relação à vacinação nas escolas, a data inicial foi agendada para 14 abril, próxima segunda-feira, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Essa intensificação ocorrerá até o dia 31 de maio.

A pactuação desta série de reforços nas ações de imunização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) foi anunciada durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/PR), realizada em Curitiba.

A cobertura vacinal, preocupação persistente da Sesa, refere-se a todos os imunizantes, mas principalmente ao da Febre Amarela e Covid-19, importantes para atualizar e fortalecer a proteção contra os vírus.

Além desta definição também foi enfatizada a importância do envio diário de dados de vacinação para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma nacional de integração de dados em saúde.

Leia Também:  Connect Week Brasil 2024 será lançado em evento no MON nesta terça-feira

“A vacinação é um desafio constante e necessita da união”, disse o diretor-geral da Sesa, César Neves. “Precisamos expandir ainda mais a imunização no Estado e blindar nosso território, protegendo a população contra as doenças”.

“Abordamos assuntos de grande relevância para o Paraná e faremos uma força-tarefa de vacinação em uma grande mobilização tanto nas salas de vacinas quanto nas escolas”, disse o presidente do Cosems e secretário municipal da Saúde de Santa Terezinha de Itaipu, Fábio de Mello.

PACTUAÇÕES – Outro tema debatido durante o encontro foram as estratégias para a prevenção da Mortalidade Materna e Infantil no Paraná.

Dentre elas estão a recomposição e fortalecimento dos Grupos Técnicos de Agilização e Revisão de Óbitos (GTARO) regionais, as capacitações com simuladores para treinamento e aperfeiçoamento, ajustes do Plano Regional de Redução de Mortalidade Materna, reforço da segurança do paciente e outras iniciativas que assegurem o bem-estar e assistência das grávidas, puérperas e recém-nascidos.

“Estamos intensificando nossas ações nessa área, principalmente nas emergências obstétricas. Não podemos perder vidas por mortes evitáveis. Pactuamos esse comprometimento para a redução dos índices”, reforçou o diretor.   

Leia Também:  Produtores de leite podem se beneficiar com medidas anunciadas por ministro

Houve ainda acordo para a alteração da gestão de dados das Unidades Básicas de Saúde, para organização dos processos da atenção de média complexidade ambulatorial; da fusão do Grupo Condutor do PlanificaSUS Paraná com o Grupo Condutor do Programa Nacional de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada (PNAES) e do andamento do Opera Paraná Fase 3, com a ampliação do acesso a cirurgias eletivas hospitalares em território de gestão municipal.

ARBOVIROSES E TEA – Em relação à dengue foram reforçadas orientações de manejo clínico e do atendimento às pessoas com suspeita da doença aos gestores e profissionais de saúde municipais. “Juntos temos de reforçar o atendimento nos municípios no enfrentamento às arboviroses. A hidratação é o ponto focal para a recuperação e tratamento das pessoas diagnosticadas com dengue”, disse a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Programa SUS Digital, Aids e a fila de pacientes para as várias especialidades também estiveram na pauta durante o encontro.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Feriado será de mudanças no tempo em todo o Paraná, prevê Simepar

Published

on

By

O feriado da Páscoa e de Tiradentes deve ter um pouco de tudo no tempo do Paraná. Sol, chuva, calor e frio são esperados. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) recomenda que os paranaenses fiquem de olho no site www.simepar.br para saber as atualizações para cada município. 

Esta quinta feira registra ar mais seco, tempo estável e chuvas isoladas, com temperatura máxima no Estado de 28º C, na região Oeste. A instabilidade começa nesta sexta-feira (18), devido ao avanço de uma frente fria no Sul do país. Há previsão de chuvas a qualquer hora do dia na maioria das áreas do Paraná.

“Oeste, Sudoeste, Noroeste e faixa Norte do Paraná são as regiões preferenciais para ocorrência de chuva e também há risco de temporais. Poderemos ter algumas pancadas fortes, acompanhadas de raios e até mesmo algumas rajadas de vento mais pontuais”, alerta o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar.

Os temporais também devem atingir a região Sul, os Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, entre a tarde e a noite de sexta-feira. As temperaturas máximas ficam próximas a 25°C em Curitiba, 29°C em Matinhos, 24°C na região da União da Vitória e 28°C em Telêmaco Borba. 

Leia Também:  Governador anuncia mudanças em secretarias e outros órgãos no Paraná

MAIS AMENAS – As temperaturas ficam mais amenas e o tempo fica um pouco mais estável no sábado (19), na divisa com Santa Catarina e na fronteira com os países vizinhos. A chuva permanece no Noroeste, no Norte, Noroeste e Norte Pioneiro, porém com menos intensidade do que na sexta-feira.

As temperaturas máximas previstas são na casa dos 21ºC a 22°C em Curitiba, 23°C no Litoral, 24°C nos Campos Gerais e 20°C na região da União da Vitória.

“A condição de chuva também continua no Litoral, com pancadas a qualquer hora do dia, de moderada a forte intensidade, e ainda com uma grande cobertura de nebulosidade na faixa leste”, explica Leonardo Furlan, também meteorologista do Simepar.

DOMINGO E SEGUNDA – No Domingo de Páscoa, o tempo deve ficar mais frio na região Sudoeste, próximo a Pato Branco e Francisco Beltrão. As mínimas ficarão em torno de 12°C. Cascavel e Foz do Iguaçu terão 13°C a 14°C de temperatura mínima.

Em outras regiões, o sol vai aparecer. “No Noroeste e no Norte paranaense, ainda teremos valores um pouco mais elevados durante o período da tarde, perto dos 28°C entre Maringá, Londrina e Paranavaí. Se destaca a grande amplitude térmica. E essa situação se repete no feriado de Tiradentes, mas as mínimas ficam um pouquinho mais baixas no Sudoeste, em torno de 11°C a 12°C no amanhecer, até mesmo com formação de alguns nevoeiros”, ressalta Lizandro Jacóbsen. 

Leia Também:  Maio Amarelo: policiais militares doam sangue para conscientizar sobre acidentes no trânsito

No Litoral, no domingo e na segunda-feira, persiste a condição de chuvas ocasionais fracas a moderadas. Em Curitiba, Campos Gerais e Sul do Paraná, a maior cobertura de nebulosidade deixa a temperatura igual ao longo de todo o dia: amanhecer de 11°C a 12°C e a tarde as temperaturas máximas não passam dos 20°C. 

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA