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17 de outubro de 2024por
Itajuba TadeuO Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou na terça-feira (15) o edital da duplicação em concreto e restauração em concreto da PRC-466 entre Pitanga e Turvo, na Região Central do Estado. O orçamento da obra é sigiloso.
Serão 45,5 quilômetros de nova pista em pavimento rígido de concreto e de restauração da pista existente utilizando a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico é aproveitado como base para o pavimento de concreto.
“É uma das maiores duplicações dessa gestão, provando mais uma vez nosso compromisso em desenvolver a região do Centro do Estado, que será um verdadeiro eixo central logístico, com mais obras até Guarapuava, e em breve iniciativas nas ligações de Pitanga a Campo Mourão e a Mauá da Serra”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
A sessão de disputas da obra está marcada para o dia 6 de dezembro no portal de compras do governo federal, o Compras.gov. Este é o primeiro edital do DER/PR utilizando a modalidade Concorrência com Regime de Contratação Semi-integrada. “Nessa modalidade a empresa ou consórcio irá elaborar o projeto executivo a partir dos projetos básicos disponíveis, garantindo mais agilidade e um controle maior sobre o objeto da obra, em relação a contratações integradas”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
Trata-se de mais uma inovação disponibilizada na nova lei de licitações, sendo utilizada pelo DER/PR em busca das melhores soluções para suas obras, quanto a técnicas e metodologias.
Novo acordo judicial do Estado com concessionária resulta em duplicação da PR-445
OBRAS – Tanto a pista nova duplicada quanto a pista restaurada terão placas de concreto de cimento Portland com 22 centímetros de espessura, que vai garantir uma vida útil projetada de 30 anos. As pistas serão separadas por um canteiro central em quase toda a extensão, exceto no perímetro urbano de Pitanga, onde será implantada uma barreira central de concreto New Jersey, além de barreiras laterais, devido à proximidade das vias marginais no município.
Estão previstos três viadutos do tipo Diamante, em que os usuários podem entrar e sair da rodovia pela faixa da direita nos dois sentidos de tráfego, e duas novas pontes no trecho. Os dois primeiros viadutos ficam no perímetro urbano de Pitanga, no entroncamento com a PR-239 e no entroncamento com a Avenida Universitária. O terceiro viaduto fica no entroncamento com a PR-456, acesso para Santa Maria do Oeste.
As duas pontes serão paralelas às já existentes. Uma delas vai ficar sobre o Rio Carazinho, entre o entroncamento com a PR-456 e a PR-820, que é acesso para Boa Ventura de São Roque. E a segunda ponte vai ficar sobre o Rio Bonito, entre o entroncamento com a PR-820 e o município de Turvo. Está prevista ainda uma passarela para pedestres no trecho entre os dois viadutos de Pitanga.
Também estão previstos nove retornos em nível, um novo sistema de drenagem de águas, sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, calçadas, abrigos para parada de ônibus, iluminação nos viadutos e retornos, entre outras melhorias.
O prazo para execução contratual é de 750 dias corridos, após assinatura de contrato e emissão da Ordem de Serviço. Nos primeiros 30 dias a contratada deverá revisar os projetos necessários para iniciar já no segundo mês os serviços de terraplenagem e implantação do sistema de drenagem.
GUARAPUAVA – O DER/PR já está executando a obra de duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e seu distrito de Palmeirinha, e está na fase de análise de propostas e documentos de habilitação da segunda obra, entre Turvo e Palmeirinha.
Com as três iniciativas, o trecho entre Pitanga e Guarapuava ficará inteiramente duplicado e restaurado em concreto, sendo a maior extensão nestas condições de toda a malha rodoviária estadual do Paraná.
Fonte: Governo PR
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4 semanas agoon
5 de maio de 2025By
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR
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