NOVA AURORA

PARANÁ

DER/PR vai substituir bueiro danificado na PR-364 em Irati, no Centro-Sul

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), lançou um edital para implantar novo bueiro na PR-364, em Irati, acesso para Inácio Martins, na região Centro-Sul. O valor estimado do investimento é de R$ 201.628,15.

A licitação prevê a implantação de um bueiro tubular duplo de 1,2 metro de diâmetro, com corpo de polietileno de alta densidade (PEAD), um plástico de alta resistência, com 14 metros de extensão, na altura do km 99+950, local de travessia de águas fluviais, ficando a cerca de 350 metros da ponte sobre o Rio Preto.

Esta obra de arte corrente vai substituir um bueiro tubular de concreto já existente no local, mas que atualmente apresenta danos, que inclusive já resultaram em erosão na fundação e no talude, além de afundamento do pavimento, este último já corrigido.

A PR-364 é a principal ligação entre Irati e o distrito de Guamirim, além do município vizinho de Inácio Martins. A substituição do bueiro é necessária o quanto antes, evitando que o dano se propague e leve ao colapso da pista.

Leia Também:  Terceiro ferry boat retorna à baía de Guaratuba e verão terá operação completa

O prazo de execução dos serviços é de 60 dias corridos, após conclusão da licitação, assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço. Estão previstas a demolição do pavimento atual, retirada do bueiro antigo, implantação do novo bueiro duplo, terraplenagem para recompor o talude da rodovia, nova pavimentação e nova sinalização. A obra deve ser executada de forma que ocorra bloqueio do tráfego em apenas um dia.

PREGÃO – O edital utiliza a modalidade Pregão Eletrônico, em que os interessados devem inscrever propostas de preços iniciais e depois disputar com propostas cada vez menores, até um ser declarado arrematante.

A sessão de disputa será online, no portal de compras do Governo Federal, e está marcada para o dia 25 de outubro às 14h.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo capacita 150 novos voluntários em prevenção e combate a incêndios

Published

on

By

Os 150 voluntários aprovados na primeira fase do Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza (Previna), com aulas teóricas no formato a distância (EaD), seguem agora para a etapa prática. O objetivo é aumentar o contingente disponível para atuar em situações nas Unidades de Conservação (UCs), especialmente no segundo semestre do ano, período de maior registro de ocorrências.

A etapa prática do processo de formação dos novos integrantes do programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do Paraná será no próximo dia 03 de maio. A maioria dos 150 participantes é da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral.

“Dentro das atribuições do Previna, uma delas é capacitar voluntários para atuar nessas ocorrências. O objetivo agora é reforçar os conhecimentos adquiridos na parte EaD e formar esses futuros brigadistas nas atividades práticas de combate a incêndios florestais”, explica major Daniel Lorenzetto, chefe da Divisão de Gestão de Desastres da Defesa Civil Estadual e coordenador do Previna.

“Quando finalizar, eles serão cadastrados como aptos para atender essas ocorrências em todo o Estado. Os novos brigadistas vão receber uma identificação e quando houver uma situação eles poderão atuar em conjunto com o Corpo de Bombeiros e o IAT”, detalha.

Leia Também:  Empresas selecionadas pelo BRDE Labs discutem desafios que serão lançados às startups

FORMAÇÃO DOS BRIGADISTAS VOLUNTÁRIOS– Ao todo, são 40 horas de atividades, divididas em 25 horas de conteúdo teórico na modalidade de Ensino a Distância (EaD) e 15 horas de capacitação prática. As aulas online foram disponibilizadas em março e os aprovados nesta primeira fase seguem para o treinamento prático.

São repassados conceitos relacionados às ações de prevenção e controle de incêndios florestais, com especial atenção à segurança da população e das equipes de resposta, garantindo também o menor prejuízo a áreas verdes.

A prática de combate acontecerá na Floresta Metropolitana, em Piraquara, realizada em parceria entre a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e o Instituto Água e Terra (IAT). O objetivo é reforçar o contingente disponível para atuar em situações nas Unidades de Conservação (UC), especialmente no segundo semestre do ano, período de maior registro de ocorrência.

“É sempre muito importante capacitar as pessoas que moram no entorno ou frequentam unidades de conservação para atuarem na prevenção e combate a incêndios, pois geralmente eles são os primeiros a identificarem e iniciarem o combate”, reforça o gerente de Áreas Protegidas do IAT, Jean Alex dos Santos.

Leia Também:  Portos do Paraná prepara Corredor Leste para exportação de granéis vegetais em 2023

“Quando o foco ainda está começando, aumenta a chance de extinção do fogo antes de causar grandes impactos ambientais”, explica ele. Em 2024, o Paraná registrou mais de 13, mil casos de incêndios florestais, mais do que o dobro das ocorrências de 2023.

“A partir de maio, começamos a ter um tempo mais seco. É quando aumentam as ocorrências em quantidade e complexidade. Esta é uma das iniciativas do Estado para se preparar para o período crítico de ocorrências, entre julho e setembro, quando diminuem as chuvas”, destaca Lorenzetto.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA