NOVA AURORA

PARANÁ

DER/PR reforma ponte em rodovia entre Araucária e Campo Largo, na Grande Curitiba

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está investindo aproximadamente R$ 180 mil na obra de manutenção da ponte sobre o Rio Verde, na PR-423, limite entre Campo Largo e Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

A ponte tem 61 metros de comprimento e 13 metros de largura, sendo duas faixas de 3,5 m em cada sentido, e acostamentos de 2,5 m e 2,7 m. Os serviços incluem o reparo e recuperação das superfícies avariadas das estruturas de concreto, reforço da estrutura existente; instalação de novas defensas metálicas com terminal absorvedor de energia cinética (recebe a energia causada pelo impacto do carro e dispersa, diminuindo o estrago na defensa), reparos nos guarda-corpos e barreiras de concreto New Jersey.

Também serão feitos limpeza e desobstrução ou recomposição dos dispositivos de drenagem; nova sinalização horizontal, novas placas de sinalização vertical, instalação de tachões refletivos nas laterais e acessos; caiação das barreiras laterais e pintura da ponte com nata de cimento; roçada da vegetação nos espaços laterais e poda de galhos de árvores que se encontrarem sobre a pista. 

Leia Também:  Governador anuncia licitação que dará início à duplicação da PRC-466, em Guarapuava

Além disso, foi construída uma escadaria de concreto ao lado da ponte, para facilitar o acesso à parte inferior da estrutura e às cabeceiras, facilitando a inspeção e manutenção futuras.

CURITIBA E RMC – A manutenção está incluída em um contrato que contempla serviços semelhantes em nove obras de arte especiais (OAE), como pontes, viadutos e um pontilhão, localizadas em rodovias de Curitiba e Região Metropolitana, um investimento de R$ 2.212.227,54.

Confira a lista completa:

Ponte Rio Piedade (PR-092), no limite entre Rio Branco do Sul e Cerro Azul

Viaduto R. Francisco Kruger (PR-418), em Almirante Tamandaré

Ponte Rio Verde (PR-423), no limite entre Araucária e Campo Largo

Ponte Rio Curralinho (PR-506), no limite entre Piraquara e Quatro Barras

Viaduto sobre a Ferrovia (PR-510), em Balsa Nova

Viaduto R. Newton Laporte (PR-418), em Curitiba

Viaduto R. Pedro Teixeira Alves (PR-509), em Almirante Tamandaré

Viaduto R. Brasílio Cuman (PR-418), em Curitiba

Pontilhão Rio Canguiri (PR-802), no limite entre Colombo e Quatro Barras

Os locais exatos de cada ponte e viaduto podem ser consultados neste mapa, na opção CP 49/2022, em referência ao processo licitatório que resultou no contrato vigente.

Leia Também:  Portuários do Paraná usarão game "Hacker Rangers" para capacitação sobre cyber segurança

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Perguntas e respostas: veja como vai funcionar a nova campanha de vacinação contra a Covid-19

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Sanepar antecipa metas e Toledo alcança universalização do saneamento

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA