NOVA AURORA

PARANÁ

DER/PR libera tráfego de veículos na ponte do Rio dos Padres em Jesuítas

Publicado em

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), liberou nesta quinta-feira (22) o tráfego de veículos na ponte sobre o Rio dos Padres, localizada na PR-239, em Jesuítas, na região Oeste. A estrutura estava interditada desde o final de janeiro, após a contenção de aterro de um dos acessos da ponte ceder, colocando em risco o pavimento da cabeceira.

Foi recomposta a contenção, reforçado o aterro, e executada nova pavimentação no local, garantindo o retorno da travessia de veículos com segurança.

A ponte sobre o Rio dos Padres já estava passando por obra de manutenção, permitindo que os serviços de recuperação fossem iniciados rapidamente. Outros serviços da obra continuam em andamento, mas sem necessidade de interdição da rodovia.

REFORMAS EM PONTES – A ponte sobre o Rio dos Padres está contemplada em contrato de manutenção de 13 pontes em rodovias estaduais administradas pela Superintendência Regional Oeste do DER/PR, um investimento de R$ 11.239.924,41. Somente nesta estrutura serão investidos cerca de R$ 550 mil.

Leia Também:  Governador decreta luto oficial de três dias em razão do episódio de violência em Cambé

Estão previstos os serviços de reparo e recuperação das superfícies avariadas, fissuras e rachaduras das estruturas de concreto; recomposição/reforço, tratamento e pintura das estruturas metálicas; execução de novos guarda-corpos e novas barreiras de concreto New Jersey; recomposição de pontos de erosão nos aterros de acesso; limpeza, desobstrução e recomposição de drenos na ponte, além de instalação de sistema de drenagem de águas nas cabeceiras.

Também haverá instalação de novas defensas metálicas com terminais absorvedores de energia; nova sinalização horizontal na ponte e acessos, bem como nova sinalização vertical e instalação de tachões refletivos; caiação das barreiras e guarda-corpos e pintura da estrutura com nata de cimento; entre outros.

A ponte tem 40 metros de extensão e 12,6 metros de largura, contando com duas faixas de rolamento de 3,45 m cada, e acostamentos externos de 2 m. Ela fica no limite entre Jesuítas e Iracema do Oeste, além de ser acesso para Nova Aurora, por meio da PR-239.

As localizações da ponte sobre o Rio dos Padres e das outras contempladas com melhorias estão disponíveis neste mapa, na aba CP 197/2022 (uma referência ao edital de licitação da obra).

Leia Também:  Obras da Cidade Industrial de Londrina chegam a 54% de execução

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Nova edição do jornal Cândido celebra a Série Vaga-Lume, lançada em 1973

Published

on

By

Neste mês chega a edição nº 160 do Jornal Cândido, com a Série Vaga-Lume, coleção de livros infantojuvenis lançada pela Editora Ática em 1973, como tema da reportagem principal de Flavio Jacobsen. A matéria conta curiosidades sobre como a série surgiu e ainda discute o impacto na formação de jovens leitores, tendo marcado diferentes gerações.

Como uma extensão do assunto, na retranca entra uma crônica, assinada também por Jacobsen, que celebra os 100 anos de um dos principais escritores da coleção: Marcos Rey.

Uma novidade é a série especial Outras Palavras, que contará com entrevistas curtas feitas pelo Cândido, com as participantes das mesas de conversa do evento “Ocupação Mulheres Arquivadas”, realizado durante o mês de março na Biblioteca Pública do Paraná.

Nesta primeira edição, as artistas visuais Ana Camargo, Iara Maica, Laura Ridolfi, Luísa Covolan e Tatiane Amaral, convidadas do debate “Mulheres nas Artes Visuais: Novos trajetos”, expõem seus pontos de vista sobre a cena artística.

Leia Também:  Paraná é o terceiro estado com a maior taxa de empregados com carteira assinada

Na seção de literatura, a crônica “Visions of Johanna”, de Juliano Holanda; dois poemas do escritor Jr. Bellé extraídos do livro “Retorno ao Ventre”, com tradução para o kaingang feita por André Luis Caetano, e ainda o conto “Deus Corneado”, de Victor Finkler. Na editoria de artes visuais, o jornal traz pinturas de Teca Sandrini, que completa 80 anos.

O ensaio fotográfico “Ao eterno, ao efêmero” é de Letícia Negrello e retrata diferentes nuances do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, em Curitiba. A arte da capa é de Pedro Furlan.

Acesse a edição completa em bpp.pr.gov.br/Candido

Serviço:

Jornal Cândido nº 160

Abril de 2025

Publicação de literatura editada desde 2011

Leia ou baixe no site candido.bpp.pr.gov.br

@candidobpp

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA