NOVA AURORA

PARANÁ

Deppen ministra instruções de serviço de escolta de presos à Polícia da Aeronáutica

Publicado em

Servidores que atuam no Setor de Escolta Prisional (SEP) da Polícia Penal do Paraná (PPPR) ministraram nesta semana uma série de instruções de escolta de presos para a Polícia da Aeronáutica (PA). As aulas foram na Base Aérea do Cindacta II (Centro Integrado de Defesa e Tráfego Aéreo), localizada em anexo ao Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba.

As atividades foram ministradas pelos policiais penais Arnaldo Buzatto Bastos, Rodrigo Fernando Buzetti e Maiara Vilma Matiak, a convite do Comando do Cindacta II. Vinte e um estagiários da Polícia da Aeronáutica receberam as instruções, divididas em aulas teóricas e práticas.

Para o diretor-geral da Polícia Penal, Osvaldo Messias Machado, uma atividade como esta põe em destaque a capacitação e qualificação dos agentes da corporação. “Isso demonstra a evolução da Polícia Penal. Quando temos policiais que são especializados, que são instrutores não só dentro do Departamento, mas que transmitem conhecimento para outras forças de segurança do Paraná e de outros estados, conseguimos demonstrar o crescimento da nossa instituição”, destaca.

Leia Também:  Forças de segurança ajustam estratégias para o Verão Maior Paraná 2024/2025

Para o sargento Guilherme Figueiredo Câmara, da Aeronáutica, é fundamental estar ciente das técnicas para desempenhar as missões de forma segura. “É de extrema importância saber os procedimentos corretos a serem aplicados no tratamento para com os presos, e sobretudo os cuidados para que a equipe de policiais da aeronáutica realize a missão com segurança, assim como medidas de reação em caso de tentativa de sabotagem da escolta”, disse o sargento.

Entre as instruções estavam embarque e desembarque de viatura; áreas de responsabilidade de cada operador; posicionamento dentro da viatura; embarque e desembarque de presos; algemação voltada para escolta; deslocamento com viatura; simulação de entrega de preso na unidade; conferência de documentação, entre outras.

Para o policial penal e instrutor Arnaldo Buzatto Bastos, estas atividades foram muito gratificantes e serviram também para enaltecer a qualificação da PPPR, além de capacitar os novos policiais aeronáuticos. “Foi uma experiência incrível poder ajudar na formação dos novos policiais da Aeronáutica. A união das forças reflete positivamente na troca de informações e na execução da atividade policial, além de elevar o nome do departamento”, afirma.

Leia Também:  PCPR na Comunidade atende 2,4 mil pessoas em Palmeira e Irati

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Centro de Documentação e Arquivo da Unicentro recebem acervo de Nivaldo Krüger

Published

on

By

O Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Arquivo Histórico de Guarapuava deram início a um projeto de resgate das obras do acervo de Nivaldo Krüger, que foi senador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Guarapuava. A iniciativa, coordenada pela professora Terezinha Saldanha, tem como objetivo resgatar, preservar e disponibilizar ao público o acervo pessoal do político.

O acervo inclui livros, registros políticos e documentos pessoais de grande relevância histórica. Esses documentos se tornam públicos e de fácil acesso para acadêmicos, incentivando novas pesquisas e agregando ao acervo local.

Parte da biblioteca pessoal do político, especialmente as obras sobre a história do Paraná, será incorporada ao acervo da Unicentro. Já os documentos ligados à trajetória de Krüger serão preservados no Arquivo Histórico da universidade. Materiais de assuntos diversos e outras temáticas serão doados a escolas, inclusive colégios do Rio Grande do Sul, para ajudar na reposição de materiais escolares perdidos nas enchentes de 2024.

“Além da relevância para a história guarapuavana, Nivaldo Krüger também participou de diversos projetos históricos em âmbito nacional, ele estava presente na CPI da Itaipu e na Constituinte de 1988”, diz Terezinha Saldanha.

Leia Também:  César Menotti & Fabiano, Jeann & Julio e Edson & Hudson abrem programação de shows no Litoral

Além de assegurar a integridade da doação, o projeto tem por objetivo ensinar os extensionistas, na prática, os métodos de arquivamento. Todos os volumes serão catalogados e preservados. O processo inclui várias etapas, do congelamento do material – a fim de eliminar microrganismos e o mau cheiro – até a limpeza manual de cada página de um livro.

Ele faleceu em 14 de fevereiro de 2024 e logo em seguida a família entrou em contato com a Unicentro para que o restante da documentação também pudesse ser preservada. O projeto foi possível graças à vontade da família, que acompanhou de perto o processo de doação do acervo.

“Meu pai, ainda em vida, já fez uma doação para a universidade, já tinha esse desejo de compartilhar com o coletivo todo o acervo histórico que ele, ao longo dos anos, teve no escritório”, conta Lenita Krüger, filha do político.

“A gente se sente bem sabendo que esses livros não vão ficar parados. Era o jeito do meu pai servir à comunidade e ele ficaria muito feliz”, complementa Beatriz Krüger, também filha do ex-prefeito.

Leia Também:  Governo promove atendimento emergencial na aldeia indígena de Queimadas, em Ortigueira

TRAJETÓRIA – Nivaldo Passos Krüger nasceu em Canoinhas (SC), mas foi no Paraná, para onde se mudou ainda na infância, que iniciou a carreira política. O primeiro cargo veio em 1958, como vereador. Em 1964, foi eleito prefeito de Guarapuava, posição que assumiria mais duas vezes, em 1973 e 1983. Atuou também como deputado estadual (1970), deputado federal (1979) e, em 2002, assumiu uma cadeira no Senado pelo Estado do Paraná.

Em Guarapuava, foi o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acig) e ocupava uma cadeira da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac). Além da próspera carreira política, Nivaldo Krüger foi autor de livros sobre a História do Paraná e um amante da fotografia. Faleceu em fevereiro de 2024, aos 94 anos, deixando esposa e cinco filhos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA