NOVA AURORA

PARANÁ

Debate sobre destinos turísticos inteligentes do Paraná reúne Estado e municípios

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), participou nesta terça-feira (25) de um painel sobre os Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs) do Paraná. O encontro fez parte da programação do Smart City Expo Curitiba, maior evento de cidades Inteligentes das Américas, que ocupa o espaço da Ligga Arena.

Com uma combinação de programas e startups fomentadas pela gestão estadual, o Paraná apresenta na 6ª edição do evento em Curitiba uma série de iniciativas que atestam sua posição de destaque no cenário inovador nacional, como é o caso do setor do Turismo. O painel sobre destino turístico inteligente reuniu cerca de 50 pessoas, incluindo representantes de municípios paranaenses selecionados para implementação da metodologia DTI pelo Ministério do Turismo.

Para adquirir a classificação, o município tem que investir e aprimorar nove pilares: governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade, acessibilidade, promoção e marketing, segurança, mobilidade e transporte e criatividade. As cidades que cumprem 80% dos requisitos adquirem o selo DTI.

Atualmente são três municípios estaduais chancelados pelo Ministério do Turismo: Curitiba, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. Outros 11 são reconhecidos como destinos inteligentes pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR). São eles: Guaratuba, Guarapuava, Londrina, Campo Largo, Pato Branco, Maringá, Bituruna, Carambeí, São José dos Pinhais, Umuarama e União da Vitória.

Leia Também:  Desemprego no Paraná cai entre mulheres e homens de diversas faixas etárias e níveis de instrução

Petterson Gherlandi, coordenador de Dados e Estratégia Turística da Setu, explica a escolha deste tema para ser abordado na Smart City. “Não poderíamos escolher outro evento para abordar esse tema”, afirmou Gherlandi. “A Smart City é um palco de muitas inovações, em diversas áreas, sendo espaço fértil para valorizar esses Destinos Turísticos Inteligentes. Apesar de o DTI não ser um atrativo de fato, ele ajuda a compor estratégias necessárias para que um destino se torne cada vez mais atrativo no mercado”, explicou.

DTI – O Destino Turístico Inteligente é uma metodologia de gestão que surgiu na Espanha em meados de 2012. No Brasil é viabilizado primordialmente pelo Ministério do Turismo. “Na prática, juntando Sebrae e Ministério, podemos dizer que o Estado tem 14 destinos turísticos inteligentes. É importante divulgar esse conceito, porque essa exclusividade ajuda a potencializar o turismo nas regiões paranaenses”, disse Patrícia Albanez, coordenadora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PR.

Leia Também:  Mais de 500 doses da vacina contra meningite foram aplicadas no fim de semana na região Oeste

FEEDBACKS – Quem aprovou o painel foi a participante Ana Carolina Vilas Boas, coordenadora de Novos Negócios da empresa Imagem Geosistemas. “Estou aqui para saber um pouco mais sobre as tendências do setor. O tema nos interessa muito, porque conseguimos melhorar nossas estratégias. Foi muito rico conhecer os DTIs paranaenses, graças a interação entre diversos atores, entendendo como o setor se conecta com a população”, disse ela.

AGENDA – Na sequência da programação do Smart City Expo Curitiba, a Secretaria do Turismo promove ainda outro painel. Nesta quarta-feira (26), a partir das 11h30, a pasta realiza palestras sobre transformação digital, com destaque ao Sistema de dados da secretaria (SiTU), ferramenta desenvolvida pelo órgão em 2023, que compila os primeiros indicadores do setor paranaense.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Museu Oscar Niemeyer é destaque em importante publicação de arte internacional

Published

on

By

O jornal britânico The Art Newspaper, um dos mais importantes veículos internacionais de arte, publicou nesta terça-feira (1º) uma reportagem sobre a volta do grande público aos museus, após o período da pandemia. Na matéria, o Museu Oscar Niemeyer (MON), espaço do Governo do Estado, localizado em Curitiba, aparece em destaque como a instituição brasileira com mais visitantes numa única mostra e também como a que registrou maior crescimento percentual entre 2023 e 2024. Confira a matéria.

A reportagem informa que no ano passado o MON alcançou 712 mil visitantes, um aumento de 41% comparado ao ano anterior. A matéria destaca, ainda, a mostra “Extravagâncias”, da artista Joana Vasconcelos, cujo período expositivo atraiu 600 mil pessoas (entre novembro de 2023 e setembro de 2024).

“Ver o MON citado em uma publicação internacional dessa importância é o reconhecimento do trabalho de uma equipe comprometida e que está sempre trabalhando em prol de um espaço melhor e cada vez mais completo”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. “Temos tido uma excelente resposta do público às exposições apresentadas e a uma série de atividades educativas oferecidas pela instituição, o que é motivo de muita satisfação e alegria para nós”, comenta. “Todo o nosso trabalho visa sempre garantir a melhor experiência possível aos visitantes do MON”.

Leia Também:  Prudentópolis ganha Caminho de São Miguel Arcanjo com 16 igrejas ucranianas

THE ART NEWSPAPER – Segundo a matéria veiculada pela publicação The Art Newspaper, o MON foi o museu brasileiro que recentemente mais ganhou público. O segundo foi a Pinacoteca de São Paulo. “Esses dois museus superaram seus números pré-pandêmicos: o Museu Oscar Niemeyer subiu 89% em relação a 2019, enquanto a Pinacoteca de São Paulo subiu 50%”, diz a reportagem.

Em 2024, o Museu Oscar Niemeyer registrou o maior público desde a sua inauguração: 712.196 pessoas. Nos últimos três anos, o MON vem numa curva ascendente, superando seus próprios recordes anteriores. Do total de 2024, 75% foram ingressos gratuitos. Entre os destaques do ano passado, além de 13 exposições realizadas, o Museu entregou importantes obras de infraestrutura e conquistou diversos prêmios, nacionais e internacionais.

“Meu Pequeno Maxixe”: MON realiza oficina sensorial para bebês de 2 a 3 anos em abril

A exposição da artista portuguesa Joana Vasconcelos, “Extravagâncias”, foi inaugurada em 24 de novembro de 2023 e ficou em cartaz até 29 de setembro do ano passado. Foi a maior mostra individual da artista no Brasil e uma das mais grandiosas já realizadas pelo MON, ocupando o Olho e diversos espaços singulares abaixo dele, andares da torre e a principal rampa interna do Museu, com obras gigantescas como a “Valquíria Miss Dior”, com mais de 20 metros de comprimento.

Leia Também:  Moradores de nove cidades ganharam prêmios de R$ 10 mil no sorteio de julho do Nota Paraná

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA