PARANÁ
De maquiagem a seringas: 5 serviços que o Tecpar executa para facilitar sua vida
Publicado em
28 de março de 2025por

Uma brasileira acorda pela manhã e prepara o seu café. Coloca o plugue da cafeteira na tomada e desliga o interruptor da cozinha. Depois, na frente do espelho, começa a se maquiar. Pega as chaves do carro e sorri ao ver abelhas voando pelo jardim. Dali, segue para coletar exames de sangue.
Muita gente não sabe, mas o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está presente em diversos momentos desta simples rotina. O rímel que passa nos olhos foi analisado pelo Tecpar, e o mesmo vale para a seringa e a agulha, que tiveram sua qualidade garantida pelo Instituto. Isso sem falar da certificação dos materiais elétricos.
Seja por meio de ensaios laboratoriais, avaliações de conformidade ou das auditorias de certificação, os serviços realizados pelo Tecpar abrangem uma infinidade de itens que fazem parte do dia a dia da população e das empresas.
“Desde a sua fundação, há 85 anos, o Tecpar, está a serviço da sociedade, atuando com excelência em várias frentes e sempre disponível para atender as demandas do mercado. Nossas soluções tecnológicas reforçam o compromisso do Instituto com a população do Paraná e com o desenvolvimento do setor produtivo”, salienta o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss.
- Paraná terá banco de antígenos e vacinas contra febre aftosa para atender todo o País
- 2 mil toneladas de aço, sapo raro e muito gelo: as curiosidades da Ponte de Guaratuba
COSMÉTICOS E MATERIAIS MÉDICOS – A análise de conformidade de cosméticos é fundamental para garantir a segurança e qualidade de cada produto que chega ao mercado, minimizando riscos de reações alérgicas ou dermatológicas.
Embora alguns cosméticos possam conter elementos químicos permitidos pela legislação, é fundamental que a quantidade destas substâncias respeite os limites, para não oferecerem riscos à saúde.
Nos laboratórios do Tecpar, são analisados cosméticos como rímel, batom e pó facial para maquiagem produzidos por grandes marcas, e que ali passam por um rígido controle de qualidade. Com equipamentos avançados, os técnicos especializados determinam a quantidade de substâncias químicas nestes produtos e conferem se eles atendem aos critérios definidos pela legislação.
Outro serviço que assegura a proteção da saúde dos consumidores é a avaliação de conformidade de materiais odontológicos, médicos e hospitalares. Na relação de itens avaliados pelo Tecpar estão seringas, agulhas, catéteres, frascos, dentre outros.
“A prática de um rígido controle de qualidade, aliada à verificação de conformidade por instituições independentes, evita que a fragilidade destes materiais acarrete complicações à saúde dos pacientes”, afirma a gerente do Centro de Tecnologia em Saúde e Meio Ambiente do Tecpar, Daniele Adão.

PRODUTOS ELÉTRICOS – Você sabia que vários produtos elétricos são obrigados a ter a marca de conformidade para serem comercializados no País? Essa certificação garante que o produto foi devidamente testado e é seguro para uso.
Para que um produto elétrico seja certificado, ele deve passar pela avaliação de um organismo independente, que confirma se ele atende aos padrões de qualidade e segurança. No Brasil, o Tecpar é um dos organismos acreditados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para avaliar e certificar de produtos elétricos como: fios, cabos e cordões flexíveis elétricos, plugues, tomadas e interruptores.
DESMONTAGEM DE VEÍCULOS – Se você já comprou uma peça usada de reposição para seu veículo, e para isso buscou uma empresa legalizada, é possível que tenha visitado uma das empresas de desmontagem certificadas pelo Tecpar.
Como órgão responsável por esta atividade no Paraná, o Instituto já concedeu cerca de 1.500 atestados de conformidade para empresas de desmontagem de veículos do Estado, desde 2019. São estabelecimentos que realizam o desmonte ou destruição de veículos, e depois destinam as peças usadas para reposição, sucata ou outra finalidade.
Para emitir a certificação, o Tecpar Certificação vai até o local para avaliar a conformidade da estrutura e das atividades da oficina de desmontagem com as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), entre outros itens.
Segundo o Contran, a avaliação é obrigatória antes da concessão, da complementação ou da renovação do registro, assim como fiscalizações periódicas. O atendimento às normas e à regulamentação é fundamental para diferenciar as empresas legalizadas dos desmanches ilegais.
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL – O Tecpar também desempenha um papel essencial na preservação da biodiversidade, auxiliando na proteção de insetos como abelhas e lagartas de bichos-da-seda.
De tempos em tempos, surgem relatos de mortandades destes animais nos campos do Paraná. A ocorrência de mortes repentinas levanta um alerta, já que estas espécies desempenham um papel essencial na preservação ambiental e na produção agrícola.
Para descobrir a causa destas ocorrências, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) conta com ampla expertise do Tecpar em análises ambientais. Com o apoio de equipamentos de ponta, os técnicos analisam amostras enviadas pela Adapar, que incluem abelhas e bichos-da-seda mortos, favos e plantas. O objetivo é identificar se há resíduos de agrotóxicos que sejam nocivos a estas espécies.
O laudo fornecido pelo Tecpar serve de apoio para as investigações feitas pela Adapar e ajudam a identificar as causas da mortandade, contribuindo para a adoção de medidas que protejam a fauna e evitem novos casos. A análise desses eventos é fundamental para conscientizar produtores sobre o uso adequado de defensivos agrícolas.
“Este serviço prestado pelo Tecpar tem um papel importante na proteção da biodiversidade e no cuidado com a saúde da população, porque contribui para evitar que os agrotóxicos sejam utilizados de forma indiscriminada, causando danos ambientais, sociais e econômicos”, diz Daniele.
Fonte: Governo PR

PARANÁ
Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu
Published
11 minutos agoon
4 de abril de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.
Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.
Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.
Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.
O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.
Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.
Fonte: Governo PR

Virginia Fonseca ganha Rolex luxuoso de aniversário da amiga Samara: ‘Amei’

Ajuda ao bisavô: aluna de escola estadual é premiada na maior feira de ciências do Brasil

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Sanepar e Prefeitura anunciam obra de novo sistema de abastecimento de água para área rural da Lapa

PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina
PARANÁ


Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu
O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em...


Ajuda ao bisavô: aluna de escola estadual é premiada na maior feira de ciências do Brasil
O ano era 2020 e a estudante Fernanda Jank, à época com 10 anos, começou um projeto escolar para ajudar...


Sanepar e Prefeitura anunciam obra de novo sistema de abastecimento de água para área rural da Lapa
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de...
POLÍCIA


PCPR prende dois homens suspeitos de furtos qualificados em Londrina
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente dois homens suspeitos da prática de furtos qualificados em continuidade delitiva. Eles...


PCPR e PMPR prendem sete pessoas em menos de 24 horas em Santo Antônio do Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Polícia Militar do Paraná (PMPR), prendeu sete pessoas suspeitas de...


PCPR prende homem suspeito de dois furtos ocorridos em escola estadual de Ponta Grossa
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 43 anos, suspeito de praticar dois furtos em uma...
ENTRETENIMENTO


Virginia Fonseca ganha Rolex luxuoso de aniversário da amiga Samara: ‘Amei’
Virginia Fonseca, de 25 anos, compartilhou nos stories do Instagram, que ganhou um Rolex de presente de aniversário da amiga...


Lucy Ramos anuncia nascimento de sua primogênita, Kyara: ‘Gratidão por todo’
Lucy Ramos, 42 anos, usou as redes sociais nesta sexta-feira (04), para anunciar o nascimento de sua primogênita Kyara. A...


Daniella Cicarelli surfa com pai e irmã de Gabriel Medina: ‘A vida é simples’
Daniella Cicarelli, de 46 anos, teve uma quinta-feira (3), pra lá de especial para ela, amante dos esportes. Isso porque...
ESPORTES


Flamengo inicia Libertadores com vitória sobre Deportivo Táchira
Nesta quinta-feira (03.04), o Flamengo iniciou sua trajetória na fase de grupos da Libertadores com uma vitória por 1 a...


Empate na Libertadores: Bahia e Internacional dividem pontos em Salvador
Nesta quinta-feira (03.04), no embate que marcou a primeira rodada da fase de grupos da Libertadores, o Internacional e o...


Palmeiras estreia na Libertadores com vitória suada em Lima
Na tarde desta quinta-feira (03.04), o Palmeiras fez sua estreia na Libertadores de forma eletrizante, conquistando uma vitória apertada por...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
ENTRETENIMENTO7 dias ago
Sérgio Reis recebe Amado Batista e esposa, em jantar de reencontro: ‘Meus amigos’
-
PARANÁ4 dias ago
Skatista paranaense Gui Khury iguala recorde de Bob Burnquist em evento internacional
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Deputados homenageiam Operário pela conquista do Campeonato Paranaense 2025
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Cessar-fogo no Mar Negro pode impactar o agronegócio global