NOVA AURORA

PARANÁ

De barreado a entrevero de pinhão: Expo Turismo Paraná reúne diversos pratos típicos

Publicado em

Pratos típicos da culinária paranaense preparados por reconhecidos chefs de cozinha, além de vinhos e cervejas produzidos no Estado são a atração do estande do Governo do Estado na ExpoTurismo Paraná.

A Expo Turismo Paraná 2025, que acontece no Viasoft Experience, na Cidade Industrial de Curitiba, segue nesta sexta-feira (28) e reúne profissionais do setor, agentes de viagens de todo o Brasil, empresários, gestores públicos e especialistas em turismo, oferecendo dois dias intensos de networking, negócios e capacitação.

Parceria da Secretaria do Turismo (Setu-PR), apoiadora oficial do evento, com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a Arena Gastronômica, integrada ao estande do Estado, abriu a programação de quinta-feira com degustação de cervejas da Associação das Microcervejarias paranaenses (Procerva) e de vinhos da Associação dos Vitinicultores do Paraná (Vinopar).

O público e turistas puderam degustar pratos como Entrevero de Pinhão, Risoto de Camarão, Barreado, entre outros. “A gastronomia e o turismo são cúmplices na atração e promoção turística”, disse o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos. “O turista gosta de ser bem tratado e ter experiências diferentes do  habitual. Por isso, a gastronomia é tão relevante, porque apresenta potenciais únicos, de várias regiões do nosso Paraná, e convida o turista a visitar o local”, afirmou.

Leia Também:  Startup curitibana desenvolve sistema de irrigação para a agricultura familiar

Também estão sendo preparados pratos e degustações das Ostras de Cabaraquara (chef Hebert); Carne de Onça (chef Rafael Kula); e Pururuca com geleia de laranja (chefe Fernando Fernandes). Nesta sexta-feira, serão preparados e degustados Porco no Rolete (chef Jair Pagnussat); Frango na Telha (Guilherme Dois Vizinhos); Pierogue (chef Renato); e Pachola (chef Rodrigo Rechi).

O público que visita a Arena Show Gastronômica enaltece a experiência. “Maravilhoso. Estamos aqui para apreciar essa festa linda, que tem muita gastronomia boa”, disse Gislaine Ribeiro, de Cianorte, que visitou a feira nesta quinta-feira (27).

ENTREVERO – A iguaria remonta às origens da cultura do Sul do Brasil, o nome traduz o prato: é uma grande mistura de ingredientes, com carne bovina, pinhão, coração de galinha, tomates e outros itens. Douglas Pulperiando, chef responsável pelo preparo, falou sobre a oportunidade de apresentar o prato. “Essa é uma comida que reflete bem a cultura sulista, principalmente do Paraná. É com a culinária que atrai turistas, porque não existe turismo sem gastronomia”, disse.

RISOTO DE CAMARÃO – Os itens usados no preparo do risoto tinham um diferencial: os camarões eram 100% caiçaras, pescados nas águas do Litoral do Paraná, explicou o chef Eduardo Marcondes. O preparo também serviu como divulgação do Circuito Gastronômico de Matinhos, conhecido como Festival dos Camarões. O risoto foi servido com uma cachaça de Jatobá, da Cachaçaria Trevisan.

Leia Também:  Universidades estaduais do Paraná ofertam 5.650 vagas para 228 cursos de graduação

“Esse camarão que usamos é diferenciado, originário diretamente dos pescadores caiçaras. Uma honra poder estar apresentando a minha cultura nesse evento, uma forma de atrair mais visitantes para Matinhos”, afirmou Marcondes.

Lucas Lopes, de Matinhos, disse entender bem de risoto e achou fantástico ver a cultura pesqueira de seu município representada no evento. “Maravilhoso esse risoto eu adoro frutos do mar. Quem não visitar a ExpoTurismo perde uma grande oportunidade de conhecer a gastronomia do Litoral do Paraná”, disse.

Quem também experimentou os pratos foi Gislaine Ribeiro, de Cianorte. “Maravilhoso, estão de parabéns. Estamos aqui para apreciar essa festa linda do Paraná, que tem muita gastronomia boa”, disse.

BARREADO – Quem apresentou o prato típico do Litoral paranaense foi o chef João Pedro Matsomoto. Para ele, é um privilégio mostrar o Barreado para turistas e pessoas de fora do Paraná. “Eu sou morretense e é um orgulho estar aqui apresentando algo que faz parte da minha vida. Morretes não existe sem o turismo e sem a gastronomia”, enfatizou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025

Published

on

By

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deram início, nesta semana, a mais uma edição do BRDE Labs. Em 2025, o programa tem como foco a Inteligência Artificial e vai conectar startups a grandes empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), que auxilia na captação de empresas participantes.

O evento de lançamento foi realizado no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e reuniu representantes das dez companhias âncoras desta edição: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar. Cada empresa foi apadrinhada por um colaborador do BRDE, que dará suporte ao longo do processo de desenvolvimento das soluções.

As empresas participantes conheceram em detalhes o programa, que tem como finalidade a apresentação de uma Prova de Conceito (PoC) criada pelas startups para as empresas. Esse modelo permite testar a viabilidade de soluções antes de sua implementação definitiva. O programa também disponibiliza uma comunidade digital, ferramenta para conexão dos participantes de todas as edições do programa e para divulgação de conteúdos de interesse. O edital das startups que planejam desenvolver conexões com IA está previsto para maio.

Leia Também:  PMPR e SPVS plantam 170 árvores para comemorar aniversário da corporação

O superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior, destacou a importância de fomentar a inovação no setor empresarial. “Somos o maior financiador de inovação com recursos direcionados no País, mas sabemos que inovar vai além do financiamento. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento é essencial para gerar soluções transformadoras”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a colaboração entre clientes, parceiros e empresas é fundamental para fortalecer a conexão entre startups, universidades e o mercado.

Criado em 2020, o BRDE LABS tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Sul do Brasil, capacitando startups e conectando-as a empresas em busca de soluções estratégicas para seus desafios internos. Desde seu lançamento, o programa já impactou 47 organizações em 31 cidades do Paraná e acelerou 59 startups.

Marcelo Moura, diretor da HOTMILK, disse que o programa impulsiona o desenvolvimento do Paraná. “Ele abriu caminho para a criação de novas iniciativas, promovendo não apenas a pesquisa, mas também a conexão com o mercado dentro da economia 4.0”, disse. “A IA já faz parte da realidade do mercado e sua incorporação aos produtos e serviços pode trazer ganhos expressivos em eficiência”.

A 3L Bike Parts, uma das âncoras desta edição, conheceu o BRDE LABS em um evento realizado em 2024. Paulo Henrique Valasque, diretor de engenharia da empresa que tem foco na produção e comercialização de componentes para bicicletas de alta performance, conta que o interesse foi imediato, levando a participar da iniciativa.

Leia Também:  68% dos municípios do Paraná melhoraram taxa de alfabetização na última década

“Muitas vezes estamos tão focados no dia a dia da empresa que não percebemos o vasto mundo de inovação ao nosso redor. Estar nesse ambiente, junto a outras companhias, nos mostra quantas oportunidades estão surgindo e como podemos adotar novas ferramentas para otimizar desde a rotina até aspectos que impactam significativamente o nosso negócio”, ressaltou.

Empresas veteranas no programa, como Bree, Brose e C.Vale, também reafirmaram os benefícios da iniciativa.

Alessandra Anami, gerente de engenharia, laboratório e SGI da Bree, destacou que a participação permite ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e implementar soluções inovadoras. “O programa nos conecta com o que o mercado está fazendo e amplia nosso conhecimento sobre inteligência artificial. Com isso, ganhamos em dois aspectos: primeiro, por meio dos treinamentos e capacitações que aceleram nosso aprendizado, e segundo, pela oportunidade de solucionar um problema de maneiras que, muitas vezes, nem imaginávamos”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA