NOVA AURORA

PARANÁ

Das estradas até as praias, segurança ganha reforço para o Carnaval 

Publicado em

A Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) reforçou o efetivo das forças atuantes no Litoral do Estado para o feriado de Carnaval. Desde a movimentação pelas estradas até a orla das praias, o policiamento vai estar presente em todo o percurso para a tranquilidade de foliões, moradores e veranistas.

Um dos objetivos neste feriado é evitar casos importunação sexual contra mulheres. Para isso, as equipes de segurança vão contar com várias policiais femininas prontas para orientar os foliões e coibir essas situações. 

“Nossas equipes estão preparadas para orientar os foliões e agir em situações de importunação sexual, auxiliando e coibindo também diversos tipos de crimes, como furtos, roubos e o tráfico de drogas. Garantindo também um ambiente mais seguro para o lazer, com a atuação integrada das forças de segurança”, disse o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.  

As equipes atuantes durante toda a temporada contarão com unidades especializadas dentro da área de atuação de cada uma. O reforço marca o desfecho do Verão Maior Paraná, ação elaborada pelo Governo do Estado que realizou uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste do Estado.

  • Confira as principais ações das forças de segurança neste feriado:

PCPR – A Polícia Civil do Paraná (PCPR) vai atuar de forma ostensiva e orientativa, além de continuar realizando os serviços de polícia judiciária. 

Durante o Carnaval, será priorizado o atendimento às mulheres em caso de importunação sexual. A recomendação é que a vítima procure o policial que estiver mais perto ou os módulos móveis da PCPR ou PMPR para atendimento inicial. 

Leia Também:  Porto de Paranaguá ganha nova sinalização horizontal e vertical na faixa primária

Para estes casos, a instituição recomenda obter o maior número de informações sobre o suspeito para que a identificação aconteça da forma mais rápida e eficaz possível e fazer o boletim de ocorrência.

PMPR – A Polícia Militar do Paraná (PMPR) iniciou a Operação Carnaval nesta sexta-feira (17) e segue até às 23h59 da próxima quarta-feira (22). O objetivo da operação é o de executar o policiamento preventivo e repressivo, a fim de evitar acidentes, infrações e delitos de trânsito. 

Nas estradas, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv)  intensificou a atuação por meio de radares portáteis, etilômetros (bafômetros), pontos-base e patrulhamento móvel. As equipes contam com cães farejadores para a fiscalização rápida nos veículos e localização de drogas e armas irregulares. 

Nos municípios litorâneos e Ilha do Mel, o policiamento acontece por equipes móveis, pontos-base, módulo-móvel, policiamento aéreo e plataforma de observação elevada. Serão, pelo menos, cem policiais militares atuando em cada município, exclusivamente para os eventos de Carnaval. Também haverá bloqueio de trânsito e cães farejadores para localizar armas e drogas.

Corpo de Bombeiros – 8º Grupamento de Bombeiros receberá o reforço de mais 20 bombeiros militares por dia, entre cadetes do curso de formação de Oficiais Bombeiro Militar da Academia Policial Militar do Guatupê e bombeiros militares do 1º Comando Regional de Bombeiro Militar, proporcionando mais segurança aos foliões. Alguns postos, terão três guarda-vidas por turno de serviço.

Além disso, as equipes de coordenação da instituição farão trabalho preventivo fora da área protegida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, com o objetivo de orientar, advertir e resgatar banhistas em situações de risco. Será implantado em cada subárea mais uma equipe de força-tarefa para atuar diariamente em regime de prontidão até a madrugada.

Leia Também:  PCPR forma 400 novos policiais civis e traz mais segurança à população

As viaturas de atendimento operacional serão reforçadas com efetivo para garantir eficácia às ocorrências de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, desastres, busca e salvamento, acidentes de trânsito etc.

Polícia Científica – A equipe da operação está equipada e preparada para atender as demandas, como exames periciais em locais e instrumentos de crime, veículos, drogas, celulares, armas, falsificações, adulterações, patrimônio, crime contra o meio ambiente e demais atribuições, além de prestar apoio às demais forças.

As Unidades de Paranaguá e Curitiba darão suporte imediato à quaisquer casos extraordinários ocorridos no litoral do estado, e a equipe da Operação Verão está equipada e preparada para atender a todas as demandas, inclusive com um ponto focal em Guaratuba, que garantirá agilidade em todas as situações.

No sábado (18), haverá a última apresentação do Museu Paranaense de Ciências Forenses na orla de Matinhos, trazendo muita informação, objetos e outros materiais de crimes, além de equipamentos utilizados pela perícia. 

Polícia Penal – Equipes policiais em veículos já mobilizados vão reforçar as rondas no perímetro das unidades prisionais de Guaratuba e Paranaguá e as ações de fiscalização aos apenados com monitoração eletrônica. 

PULSEIRINHAS – As pulseirinhas de identificação para crianças continuarão a ser distribuídas por todas as forças de segurança presentes no Verão Maior Paraná. Os veranistas podem retirá-las nos módulos móveis distribuídos por toda a orla para atendimento e nos postos dos Bombeiros na areia.

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Paraná integra programa nacional para transformação digital da administração pública

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Complexo Tarumã recebe Campeonato Brasileiro de Judô neste fim de semana

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA