NOVA AURORA

PARANÁ

Darci Piana é homenageado com o título Personalidade Aecic 2023

Publicado em

O vice-governador Darci Piana foi homenageado nesta segunda-feira (21) pela Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic) com o título Personalidade Aecic 2023, que reconhece o trabalho de empresários e lideranças paranaenses que contribuem com o desenvolvimento de Curitiba e do Paraná.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior acompanhou a cerimônia e destacou a experiência e parceria com Darci Piana. “Me sinto muito honrado e acredito ser uma grande sorte em minha vida ter o Piana como meu vice-governador. Ele é uma pessoa que me aconselha, me ajuda e trabalha todos os dias comigo para fazer do Paraná referência para o Brasil e um Estado melhor para todos os paranaenses”, disse.

O vice-governador afirmou que seu trabalho de fazer a interlocução entre o poder público e a iniciativa privada ajuda a consolidar o Paraná como referência em diversas áreas e como a quarta maior economia brasileira. “O Paraná está crescendo, evoluindo, atraindo novas empresas, e acho que eu tenho uma pequena parcela nesse sucesso”, ressaltou.

“Quero agradecer a Aecic por esta homenagem e esse trabalho extraordinário na Cidade Industrial, que tanto tem ajudado a nossa Capital e o nosso Estado a crescerem e se desenvolverem”, salientou Piana.

Criado em 1978, um ano após a constituição da Aecic, o prêmio é um reconhecimento também às pessoas que, no exercício de suas atividades, auxiliaram na melhoria das condições de vida da população. Até o momento, 40 personalidades foram homenageadas, incluindo o governador Ratinho Junior, que recebeu o título em 2019. 

Leia Também:  Polícia Militar prende quatro pessoas em barracão utilizado para desmanche de veículos

“Temos um diálogo direto com o vice-governador e todas as vezes que o procuramos com demandas do nosso setor fomos prontamente atendidos. Ele representa muito bem o governo junto ao setor empresarial paranaense”, destacou o presidente da Aecic, Alaídes Francisco de Oliveira.

A cerimônia também marcou a posse da nova diretoria da Aecic, entidade que busca dar representatividade às corporações instaladas na Cidade Industrial de Curitiba, estreitando a relação com órgãos governamentais e com a sociedade civil organizada. Além de defender os interesses dos associados nas esferas municipal, estadual e nacional, também tem o objetivo de contribuir com a geração de negócios e estabelecer parcerias em áreas estratégicas para agregar valor à comunidade empresarial.

BIOGRAFIA – Nascido no município de Carazinho (RS), Darci Piana veio para o Paraná ainda jovem e se estabeleceu em Palmas, no Sudoeste do Estado, mudando-se depois para Curitiba. Empresário do setor de autopeças, foi presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios do Paraná (Sincopeças), fundador e primeiro presidente da Cooperativa de Crédito do Sincopeças (Sincocred).

Em 2018, se licenciou da presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) para concorrer ao Governo do Paraná. Ao longo de quase cinco anos como vice-governador, tem sido responsável pela interlocução do Governo do Estado com a iniciativa privada, diplomatas e com as entidades da sociedade civil.

Leia Também:  Em dois dias, 23,5 mil pessoas participaram da consulta do programa Parceiro da Escola 

Piana também foi superintendente regional da Companhia de Financiamento da Produção do Paraná e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR. Além disso, ele tem ligação com futebol e presidiu o Paraná Clube em 1992 e 1993. Com quatro livros publicados, em 2013 foi empossado na cadeira número 29 da Academia Paranaense de Letras. É cidadão honorário do Paraná, de Curitiba e de mais de 20 municípios paranaenses.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, os secretários estaduais do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; da Segurança Pública, Hudson Teixeira; a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa; os presidentes do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; da Cohapar, Jorge Lange; da Invest Paraná, Eduardo Bekin; da Fiep, Carlos Walter; da Faciap, Fernando Moraes; da Faep, Ágide Meneguete; da Fetranspar, Sérgio Malucelli; da Ocepar, José Roberto Ricken; e do Ipardes, Jorge Callado; o diretor-presidente do BRDE no Paraná, Wilson Bley; o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; a vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargadora Joecy Camargo; o deputado estadual Luis Cláudio Romanelli; o ex-governador Orlando Pessuti; e demais autoridades.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governo do Estado libera R$ 6,6 milhões para pavimentação em Londrina e Rio Azul

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Paraná gerou 53,6 mil empregos para jovens e está em terceiro lugar no ranking nacional

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA