NOVA AURORA

PARANÁ

Darci Piana apresenta potenciais econômicos do Paraná à cônsul-geral do Canadá

Publicado em

O governador em exercício Darci Piana recebeu nesta quarta-feira (10), no Palácio Iguaçu, a nova cônsul-geral do Canadá em São Paulo, Caroline Charette. No encontro, foram apresentados os principais potenciais econômicos do Estado à diplomata e os projetos em andamento nas áreas de infraestrutura e educação.

Darci Piana destacou os resultados econômicos registrados pelo Paraná, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado em 2023, de 5,8%, o dobro da média nacional, e o baixo índice de desemprego, a 4,8%, a menor taxa em dez anos. Ele também ressaltou que o Estado lidera a produção nacional de vários tipos de alimentos, como frangos, peixes, feijão, trigo e orgânicos em geral.

Ele apontou ainda a importância das relações comerciais entre o Paraná e o Canadá, que vem se estreitando nos últimos anos. “O Canadá é um grande parceiro do nosso Estado, especialmente em negócios nas áreas florestais e nos produtos agrícolas. Um encontro como este visa expandir estas relações, trazendo mais investimentos e projetos que possam colaborar com o desenvolvimento tanto do Paraná como do Canadá”, disse Piana.

A diplomata também conheceu os projetos em infraestrutura em andamento no Estado, como o programa de concessões rodoviárias de 3,3 mil quilômetros, e a Nova Ferroeste, que vai modernizar a atual conexão entre Cascavel e Guarapuava, ligando Maracaju, no Mato Grosso do Sul, a Paranaguá, no Litoral do Paraná.

Leia Também:  Paraná sedia reunião do Fórum Nacional de Entidades Metropolitanas nesta semana

Em maio, o governador Carlos Massa Ratinho Junior tem programada uma missão para o Canadá, onde vai se encontrar com fundos de investimentos para buscar recursos privados para projetos de infraestrutura do Estado. Na mesma viagem, a missão vai participar da maior feira de alimentos da América do Norte, a Sial Foods.

EDUCAÇÃO – No encontro, Darci Piana também apresentou o projeto Ganhando o Mundo, que, apenas neste ano, já levou cerca de 1 mil alunos para realizarem um período de intercâmbio em outros países. Deste total, 400 alunos da rede pública estadual estão no Canadá durante o semestre letivo.

“Este é um projeto que nos orgulha muito e que reforça nossa relação com o Canadá. São 400 alunos neste ano e serão mais 500 alunos no ano que vem, além de um grupo de professores”, disse Piana.

SEMELHANÇAS – Para Caroline Charette, o Paraná e o Canadá têm diversas semelhanças culturais que facilitam a aproximação entre o Estado e o país. “Somos dois territórios com um povo muito diverso, bastante parecido neste aspecto. Também temos vocações econômicas semelhantes, como a produção agrícola e o cuidado com a sustentabilidade. Isso tudo ajuda nestes programas e projetos executados em parceria”, afirmou.

Esta foi a primeira visita da diplomata ao Paraná desde que assumiu a função de cônsul-geral em São Paulo, em setembro de 2023. Além da reunião com o governador em exercício, ela também conheceu a Fundação Araucária e o Museu do Holocausto. A agenda da diplomata também terá visitas à Invest Paraná, à Secretaria de Estado de Inovação, Modernização e Transformação Digital, ao Tecpar, à Prefeitura de Curitiba, à Universidade Federal do Paraná, à Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), entre outras entidades, empresas e instituições.

Leia Também:  Receita Estadual apreende R$ 1 milhão em mercadorias com irregularidades no Centro-Sul

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na reunião a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; o diretor-geral da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Christiano Puppi; a diretora de Novos Negócios e Relações Institucionais da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Anna Paula Muller; o diretor do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento, Marcelo Garrido; o chefe do núcleo de Articulação Acadêmica da Secretaria de Educação, Marlon Matheus; a chefe de Gabinete da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Paula Turra Grechinski; a gerente de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Bruna Radaelli; o cônsul-chefe da Área Política e Diplomacia Pública, Pascale Thiverge; o chefe do Escritório Comercial da Região Sul do Consulado, Paulo Barnewitz Orlandi; e a chefe do Erepar, embaixadora Ligia Maria Scherer.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Indenização da Petrobras: Paraná começa a executar R$ 586 milhões em projetos ambientais

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Agências do Trabalhador do Paraná iniciam o mês de maio com 12,6 mil vagas

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA