NOVA AURORA

PARANÁ

Custodiados produzem ponchos e roupas pet para moradores e cães de rua em Cascavel

Publicado em

A Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro – Unidade de Progressão (PIMP-UP), vinculada à Polícia Penal do Paraná (PPPR), entregou nesta segunda-feira (10) ponchos e roupinhas pet, produzidos por pessoas privadas de liberdade (PPLs), à Secretaria Municipal de Assistência Social de Cascavel (Seaso). 

Os 90 ponchos e as 20 peças para os pets foram produzidas no setor de costura da PIMP-UP e destinadas à Unidade de Acolhimento Institucional Para Pessoas em Situação de Rua (Casa Pop).

Para o diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Messias Machado, as parcerias com as administrações municipais podem gerar importantes ações sociais, levando a mão de obra dos detentos a projetos que beneficiem pessoas necessitadas.

“Gostaria de destacar que a Prefeitura de Cascavel faz um brilhante trabalho de acolhimento a moradores em situações de rua e seus fieis companheiros, os cães de estimação. Esta é uma ação que a prefeitura faz há muitos anos e agora a PPPR foi envolvida, através de um termo de cooperaçã,o para confeccionar agasalhos que darão um pouco de conforto a estas pessoas, bem como aos seus cães em situação de rua. É um projeto com alcance social importante para o município”, diz. 

O coordenador regional PPPR em Cascavel, Thiago Correia, explica que a instituição possui diversas parcerias com a prefeitura local. “Esse material vai ajudar as pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas pela Casa Pop, principalmente nesta época de muito frio e de chuvas intensas. Essas pessoas, com certeza, farão bom uso destes materiais”, afirma. 

Leia Também:  Governador inaugura duplicação da BR 277 em Cascavel

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Hudson Moreschi Junior, aproximadamente 400 pessoas estão em situação de rua em Cascavel e são assistidas por meio do trabalho desenvolvido no município, ações que também se estendem aos pets. “Estas pessoas estão nesta condição pois tiveram os vínculos familiares rompidos e muitas vezes o único amigo, único familiar é o pet. Por isso, permitimos que as pessoas em condição de rua tragam seus pets para acompanhá-los nos atendimentos”.

PROJETO – A produção dos itens para destinação social, com a mão de obra prisional, faz parte de um projeto desenvolvido no setor de costura da PIMP-UP. Os materiais são confeccionados com retalhos de tecidos, mantas e cobertores doados por parceiros que acreditam na iniciativa.

O diretor da PIMP-UP, Álvaro Marcelo Alegrette, disse que uma voluntária do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) esteve na unidade durante um dia para ensinar a confecção dos ponchos aos detentos. As 10 pessoas que integram o projeto na unidade são beneficiadas com a remição da pena.

“O setor de costura já existe há um tempo na unidade e funciona em várias frentes, uma delas é a que confeccionou este material. Cada pessoa privada de liberdade que participa da costura da unidade tem um benefício principal que é a redução da pena. A cada três dias de trabalho um é descontado do tempo total da condenação”, conta. 

Leia Também:  EJA: Matrículas de Educação para Jovens e Adultos estão abertas em Cascavel

Para uma das pessoas privadas de liberdade que atua no setor de costura, além do aprendizado, a sensação de colaborar com quem precisa é indescritível. 

“É uma honra fazer esses produtos e saber que de alguma forma estamos contribuindo com alguém que precisa. Fazemos com amor e dedicação como se fosse para alguém da nossa família. O reconhecimento que recebemos, por meio dos elogios, é gratificante. Saber que saiu das nossas mãos. Fazemos o melhor que podemos sempre”, diz. 

CASA POP – A Casa Pop é um local de acolhimento de pessoas e famílias que em em situação de rua. Atualmente a unidade possui 50 acolhidos fixos e outros 30 que apenas pernoitam no endereço. 

A coordenadora da Casa Pop de Cascavel, Erlete Aparecida, afirma que os acolhidos são acompanhados pelas equipes multidisciplinares do município, recebem tratamento de saúde, encaminhamentos para confecção de documentos, serviços da assistência social e,quando aptos, são encaminhados ao mercado de trabalho. 

“Toda a doação é sempre bem-vinda, pois muitas destas pessoas, quando chegam aqui, estão apenas com a roupa do corpo”, diz.

AJUDA – Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone (45) 3302-1797 ou levar as doações diretamente na Rua Clodoaldo Ursulano nº 1597, Bairro Santa Felicidade, Cascavel.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Podcast mostra como o turismo religioso ajuda a movimentar a economia do Paraná

Published

on

By

Festas religiosas, rotas que unem fé, história e natureza, igrejas e templos de diferentes religiões se tornaram mais do que sinônimos de devoção e passaram a integrar os atrativos turísticos do Paraná. O turismo religioso, que ajuda a fomentar a economia local, é o tema do episódio do podcast Notícia Boa Paraná que entrou no ar nesta quinta-feira (3) no Youtube e no Spotify do Governo do Estado.

Na próxima semana, a mesquita Omar Ibn Al Khattab, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, vai sediar a edição de 2025 do Fórum do Turismo Religioso do Paraná. O evento está em sua sétima edição e integra todas as religiões e crenças que se interessam pelos debates sobre este segmento turístico.

Para falar sobre o fórum e sobre a movimentação do segmento no Estado, os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho recebem no estúdio Eliseu Rocha, coordenador do Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso do Paraná, e Elcir Francisco Amadei, idealizador do projeto Santiago Brasil, rota de peregrinação que está sendo implantada na cidade de Dois Vizinhos, no Sudoeste, inspirado no tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Leia Também:  Hospital Dermatológico do Paraná completa 97 anos como referência para 44 municípios

O caminho será mais uma das atrações entre os roteiros religiosos já presentes no Paraná, como a Rota do Rosário, que atravessa diversas cidades dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro, as igrejas ucranianas com arquitetura bizantina, em Prudentópolis, e a própria mesquita de Foz do Iguaçu, que é um dos atrativos da cidade que mais recebem turistas no Paraná.

Além deles, festas como a de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos, de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, e de Santa Rita de Cássia, e Lunardelli, também exemplos de eventos que reúnem milhares de devotos, ajudando a movimentar a economia local, principalmente de pequenos empreendedores.

O segmento ganhou tanta relevância que o Paraná conta hoje com o Comitê Interinstitucional de Turismo Religioso, que reúne 21 instituições relacionadas a diferentes denominações religiosas e também aos setores de turismo e serviços. Com apoio do Estado, os agentes que fazem parte do segmento também têm a oportunidade de participar de capacitações e diferentes eventos que buscam fomentar o turismo religioso no Estado.

Leia Também:  Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

NOTÍCIA BOA – O Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria da Comunicação e E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. Além do Spotify e do canal do Governo do Estado no Youtube, também pode ser acompanhado pelas redes sociais do governo no TikTok, Instagram e Facebook.

O episódio é transmitido ainda na Rádio Educativa (97,1 FM), às quintas-feiras, sempre às 23h; e na TV Paraná Turismo, às sextas (23h), sábados (22h30) e domingos (20h30).

Confira:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA