NOVA AURORA

PARANÁ

Curitiba vai sediar próxima etapa do Ideathon Paraná entre 23 e 25 de outubro

Publicado em

A segunda etapa do Ideathon Paraná 2023 será em Curitiba, nos dias 23, 24 e 25 de outubro. Essa é a maior maratona de inovação do Estado, voltada para estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II e do 1º e 2º anos do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. Ainda restam vagas para inscrição, que podem ser feitas para a cidade de Curitiba até esta quinta-feira (19) no site oficial do Ideathon Paraná.

Nos três dias, a maratona será no período da tarde, no Centro Universitário UniOpet Centro Cívico. O Ideathon Paraná tem como tema Cidades Inteligentes, que visa desenvolver soluções para tornar as cidades mais conectadas, eficientes e sustentáveis.

São duas categorias: a primeira é para alunos do 6º, 7º e 8º ano Ensino Fundamental II e a segunda para estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Médio. Cada grupo deverá ter de três a cinco participantes. O limite de inscrições é de 200 vagas por cidade, sendo 100 para cada categoria. Os vencedores estaduais serão divulgados ao término da participação de todas as cidades.

Leia Também:  "Contraponto" é o novo espetáculo do Balé Teatro Guaíra; estreia será no dia 24

O Ideathon Paraná 2023 é coordenado pela secretaria estadual da Inovação, em parceria com a Agência Araucária, Sebrae/PR, Secretaria da Educação, Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Paraná (Sinepe-PR) e prefeituras.

A primeira etapa ocorre nesta semana em Apucarana, no Vale do Ivaí (16 a 18), e outras serão realizadas em diversos municípios. Por ser um Ideathon, os estudantes devem desenvolver e apresentar ideias originais nos dias da maratona, sem necessidade de programação da solução como acontece em um hackathon.

O objetivo do ideathon é promover a imersão dos alunos em um ambiente propício ao desenvolvimento de novas ideias e o estímulo às habilidades de liderança, autonomia, criatividade e empreendedorismo.

Confira o cronograma em Curitiba:

23 de outubro (13h às 18h): abertura, credenciamento, orientações da dinâmica e montagem das equipes.

24 de outubro (13h às 18h): maratona de Ideathon com a produção dos projetos.

25 de outubro (início às 13h): apresentação dos projetos e divulgação dos vencedores.

Local: UniOpet Centro Cívico – Rua Nilo Peçanha, 1501, Bom Retiro.

Leia Também:  Atual campeã, delegação paranaense já está em São Paulo para os Jogos da Juventude

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo do estado divulga o turismo panamense durante a ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hoteis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  Projeto de lei proposto por aluno de Roncador é vencedor do Geração Atitude 2023

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R41,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

 “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Paraná integra rede de pesquisa para identificar maior risco de desenvolver doenças

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários. “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA