NOVA AURORA

PARANÁ

Cuidados na água: Corpo de Bombeiros Militar reforça orientações aos banhistas

Publicado em

Com o início do Verão Maior Paraná 2024/2025 e a proximidade das festas do fim de ano, as praias de água salgada e água doce (bacias dos rios) viram os principais destinos dos paranaenses. Para garantir a segurança dos veranistas, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) reforça as orientações e a importância de respeitar as sinalizações na hora de entrar na água. O alerta também é importante diante de casos recentes de afogamentos. Neste final de semana dois jovens morreram afogados na Praia Mansa, em Matinhos. 

Ações preventivas, como prestar atenção nos locais onde estão fixadas as bandeiras e faixas de orientação, colaboram para que a população tome conhecimento sobre lugares apropriados e inapropriados para entrar na água. O CBMPR ressalta também que os turistas e moradores devem ficar próximos aos postos salva-vidas e se banhar com altura da água apenas até o umbigo.

Outra orientação é não deixar crianças sozinhas na água, mantendo-as sempre próximo ao responsável, com no máximo um braço de distância. Além disso, o CBMPR também orienta que a população evite a ingestão de bebidas alcoólicas antes de entrar na água, o que pode influenciar em uma redução dos reflexos do banhista e causar um afogamento.

As orientações colaboram para um verão mais seguro e com menos ocorrências. No Verão Maior Paraná 2023/2024, o Estado registrou 18 mortes por afogamento, nenhuma em locais com fiscalização do Corpo de Bombeiros.

Leia Também:  Estado lança edital de R$ 20 milhões para incentivar desenvolvimento de startups

O comandante-geral do CBMPR, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, reforça o período mais propício para banho e também enfatiza que a atuação dos bombeiros salva vidas. “Os banhistas devem entrar na água dentro do horário de funcionamento dos postos, das 7h às 20h, e devem evitar a qualquer custo lugares sem a presença de guarda-vidas. Onde há guarda-vidas temos proteção e resposta imediata”, explicou.

“Orientamos que as pessoas devem evitar ir muito no fundo no mar, especialmente aquelas que não sabem nadar. Isso porque ela pode cair em um buraco ou ser levada por uma corrente, podendo gerar uma situação de afogamento”, destaca a porta-voz do Corpo de Bombeiros no Verão Maior Paraná na Costa Leste, capitã Tamires Silva Pereira. “E as dicas são as mesmas para o Litoral e a Costa Oeste/Noroeste. A única distinção é que no Litoral os banhistas também devem redobrar as atenções com as correntes de retorno”.

BANDEIRAS – Além das dicas, o CBMPR também conta com a utilização de bandeiras que são colocadas em locais estratégicos para indicar as condições de banho no dia. A bandeira dividida em duas cores (vermelha e amarela) representa as áreas com monitoramentos de salva-vidas, que demarcam os lugares mais apropriados para a população. A bandeira preta indica áreas sem postos de guarda-vidas e a bandeira duplo vermelha para apontar espaços interditados devido às chuvas muito fortes, incidência de raios, entre outros fatores de risco à segurança.

Leia Também:  IAT e Incra formalizam parceria para regularização ambiental em assentamentos no Paraná

Além disso, existe também a bandeira verde que significa área segura, própria para os banhistas e nadadores; a amarela, que indica atenção, área que está liberada para banho, mas que exige um maior cuidado; e a vermelha, que aponta perigo, área inapropriada para nadar, geralmente colocada na frente de lugares impróprios para a população, com buracos ou correntes de retorno.

POSTOS – O Litoral do Estado terá um aumento de 5% no número de postos de guarda-vidas ativos nesta temporada do Verão Maior Paraná. Alguns dos principais pontos utilizados pelos banhistas já contam com monitoramento do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) desde setembro e, desde 14 de dezembro, o efetivo integral atuará na região distribuído em 100 locais de banho, além das ações de monitoramento itinerantes.

VERÃO MAIOR PARANÁ Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Instituições de Curitiba e Colombo recebem recursos para projetos filantrópicos

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  IAT e Incra formalizam parceria para regularização ambiental em assentamentos no Paraná

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA